LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Basico de Linux Marcela Santos
Advertisements

SISTEMAS OPERATIVOS SISTEMA OPERATIVO:
Sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Sistema Operativo Linux
Comandos do Linux SO II.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Processos no Unix e Linux
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Sistema Operacional LINUX
Concepts and Capabilities
Objetivos dos SOs: Prover interface entre os usuários e os recursos do sistema.
Colégio Técnico Vila Branca
27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral Linux Grenciamento de Arquivos.
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
Linux Joana Morgado 10ºE n.º19.
LINUX.
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Mestrando em Computação
Sistema Operacional • É o programa que controla o computador, servindo de Interface entre o usuário e a máquina, O Sistema Operacional faz isso através.
Fundamentos de Sistema
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Definição - Sistema Operativo
Gestão de Sistemas Operacionais II
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
FTP (File Transfer Protocol) Protocolo de Transferencia de Arquivos
Introdução A informatização crescente nas instituições públicas e privadas, a disseminação de diversas tecnologias de redes e o uso cada vez maior de sistemas.
Módulos de um S.O. Tiago Gomes Nº21 11ºi.
Linux Descendente do Unix
Introdução ao Sistema Operacional LINUX
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Noções de Sistema Operacional Linux
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
LINUX. GRUB Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais.
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Cristiano Mariotti
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
PROF PAULO MAXIMO, MSc OSs.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Introdução ao GNU/Linux André Duarte Antonio Lucas III Semana de Software Livre da FACED I Semana de Software Livre de Irecê Maio de 2007.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Introdução ao UNIX.
Controle de Arquivos 1 Controle de Sistemas de Arquivos.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
1 Uma maquina inteiramente automática, que dispõe de uma memória ampliada e de uma unidade de comando interno, que efetuam operações lógicas de cálculo.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 9. Sistemas Operacionais Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Sistemas Operacionais – Linux
Transcrição da apresentação:

LINUX

O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds  O LINUX é escrito em C e Assembly

DISTRIBUIÇÕES

SISTEMAS OPERACIONAIS HARDWARE SISTEMAS OPERACIONAIS APLICATIVO

CAMADAS DO LINUX HARDWARE KERNEL XTERM SHELL X Window System, X-Window, X 11 ou SERVIDOR X AMBIENTE GRÁFICO APLICATIVOS GRÁFICOS

KERNEL  É o código fonte do linux

Interfaces gráficas  KDE  GNOME (GNOMO)  Fluxbox  Blackbox  OpenBox...  E muitas outras

GNU e GPL  GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre.

LETRA DE UNIDADE  No Windows usamos C:, D:, Z:, etc.  No LINUX não há letras de unidades  Para acessar o Diretório RAIZ no LINUX usamos o comando  /dev (minúsculo, pois é case sensitive) /dev é a abreviação de DEVICE (dispositivos)

DIRETÓRIOS + COBRADOS  /bin - Arquivos executáveis de comandos essenciais  /boot - Arquivos estáticos necessários a inicialização do sistema  /dev - Arquivos de dispositivos do sistema – discos rígidos, impressoras, etc  /etc - Arquivos de configuração do sistema  /home - Diretórios dos usuários  /proc - Informações sobre o Kernel e os processos.  /root - Diretório local do superusuário  /sbin - Arquivos essências ao sistema. Só o ROOT tem acesso  /usr - Arquivos pertencentes aos usuários. (É a segunda maior hierarquia de diretório do Linux, só perdendo para o diretório raiz.)

COMANDOS + COBRADOS ComandoDescrição passwdMudar a senha findLocalizar arquivos cd Mudar de diretório atual, como por exemplo cd diretório, cd.., cd / chmod Mudar a proteção de um arquivo ou diretório, como por exemplo chmod 777 chown Mudar o dono ou grupo de um arquivo ou diretório, vem de change owner cpCopia arquivos, como o copy do MS-DOS

COMANDOS + COBRADOS ComandoDescrição ls Lista o conteúdo de uma diretório, semelhante ao comando dir no MS-DOS mkdirCria uma diretório, vem de make directory” mvMove ou renomeia arquivos ou diretórios pwd Mostra-nos o caminho por inteiro do diretório em que nos encontramos rm Apaga arquivos, vem de remover, é preciso ter cuidado com o comando rm * pois apaga tudo sem confirmação rmdirApaga diretórios, vem de remove directory

COMANDOS + COBRADOS ComandoDescrição killMata um processo dateExibe a data e hora psLista a lista de processos em execução, útil para saber o pid de um processo para dar o comando kill whoMostra-nos quem está logado no sistema manManual, como o HELP do MS-DOS, ajuda o usuário a ver todos os parâmetros de casa comando.