ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS .
Advertisements

Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Nesta apresentação, vamos investigar...
Prof. Renato Medeiros PUC Goiás
Espelhos Esféricos.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Espelhos Esféricos.
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Chama-se espelho esférico o que tem a forma de uma calota esférica.
Regras para Construção de Imagens:
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
Leis da Reflexão.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Óptica Geométrica Reflexão da luz → ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.
Prof. Reinaldo Simonelli
ESPELHOS ESFÉRICOS.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Reflexão da Luz Espelhos planos fge o semestre 2007.
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Odair Mateus Prof. Odair Mateus.
Professor Thiago Almeida
Óptica Geométrica – Espelhos Planos Aula: 04
Educação do Serviço Social do Comércio Professor: Diones Charles
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
Espelhos Esféricos Prof. Junior Penha.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Prof. Marco Fisbhen Física Espelhos esféricos.
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
ESPELHOS E LENTES.
1. A figura adiante representa um objeto A colocado a uma distância de 2,0m de um espelho plano S, e uma lâmpada L colocada à distância de 6,0m do espelho.
Aula 2 - Reflexão da Luz Reflexão é o fenômeno ótico que ocorre quando a luz , ao incidir na superfície que separa dois meios , volta ao meio inicial.
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Exercício 1 H H = 45m
Fenômenos luminosos ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. ZOIM 16 REFLEXÃO LUMINOSA
ÓPTICA.
1 Prof°. Antônio Oliveira de Souza 18 / 10 / 2013 Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Leis da Reflexão 1ª Lei – O raio refletido pertence ao plano de incidência. 2ª Lei – A medida do ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Reflexão da luz.
Caminho do raio de luz.
Espelhos Esféricos Espelhos Côncavos Espelhos Convexos
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
LEIS DA REFLEXÃO.
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Reflexão da Luz Espelho Plano.
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Professor: Diones Charles
Espelhos Esféricos: Estudo Geométrico e Analítico
REFLEXÃO DA LUZ.
21/09 15:00h às 17:00h O papel da mulher na ciência 21/09 15:00h às 17:00h O papel da mulher na ciência.
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica.
Imagens E espelhos. Imagens e espelhos “ Imagine-se em frente a um espelho pendurado numa sala” – O que você vê são apenas imagens formadas pelos raios.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
AULA 3 – CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO/ ESPELHOS PLANOS
AULA 4 – ESPELHOS ESFÉRICOS
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO Óptica ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO

Estudo da Reflexão da Luz Leis da reflexão: 1ª Lei da reflexão – a reta normal, os raios incidentes e refletidos são cooplanares (estão no mesmo plano).

2ª Lei da Reflexão: o ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r). Obs: os ângulos são medidos em relação a reta normal (N), sendo uma reta imaginária que forma um ângulo de 90° com a superfície.

Espelhos Planos Os espelhos são formados por uma película de metal polido (prata, zinco) e por uma camada de vidro.

Espelhos planos Na primeira foto, o observador está 1m do espelho. Na segunda foto, o observador está 0,5m do espelho.

Na terceira foto, o observador está 2m do espelho Na terceira foto, o observador está 2m do espelho. Nas duas últimas, as imagens que se formam também se aproximam e se afastam, respectivamente do espelho.

Formação de Imagens em espelhos planos

Espelho Plano Características da Imagem Virtual Direita Revertida Formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos. Direita Os pontos do objetos estão na mesma posição vertical que os pontos da imagem. Revertida O lado esquerdo do objeto corresponde ao lado direito da imagem. Simétrica A distância entre a imagem e o objeto do espelho são iguais. Tamanho O tamanho da imagem e do objeto são iguais.

Formação de Imagens em espelhos planos Imagem e seu respectivo objeto serão sempre simétricos; Espelho é o eixo simétrico; A imagem e o objeto apresentam a mesma orientação (imagem e objeto voltados ambos para cima ou para baixo) e o mesmo tamanho.

Formação de imagem em um espelho plano Para espelhos planos, dizemos que a imagem conjugada de um objeto real é sempre virtual, direita (mesma orientação) e de mesmo tamanho do objeto.

Reversão de imagem Para qualquer objeto colocado em frente a um espelho plano, a imagem formada será sempre direita, ou seja, ela não sofrerá inversão. Um espelho plano sempre promoverá o que é chamado de reversão de imagem (o lado direito do objeto passa a ser o esquerdo da imagem e vice-versa).

Reversão de imagem

Reversão de imagem Para qualquer objeto colocado em frente a um espelho plano, a imagem formada será sempre direita, ou seja, ela não sofrerá inversão. Um espelho plano sempre promoverá o que é chamado de reversão de imagem (o lado direito do objeto passa a ser o esquerdo da imagem e vice-versa).

Reversão de imagem Devido a esse fenômeno, a palavra AMBULÂNCIA, é escrita ao contrário para que o motorista que está na frente leia pelo retrovisor de seu veículo e dê passagem.

ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS  O número de imagens pela associação dos espelhos depende do ângulo entre eles e é dado pela expressão:

Qual é o número de imagens formadas por uma associação de 2 espelhos planos que formam entre suas faces refletoras os ângulos de: 90º 45º

Uma consideração importante: A distância entre imagem (p’) ao espelho é a mesma distância do objeto (p) e o espelho. As dimensões da imagem são as mesmas do objeto (altura, largura). As características da Imagem sempre são: Natureza – virtual (formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios). Tamanho – igual o objeto. Posição – a mesma distância do objeto ao espelho. Orientação – direita em relação ao objeto (nunca estará invertida).

Importante: Há simetria entre o ponto objeto (P) e o ponto imagem (P’) em relação ao espelho plano, isto é, as distâncias do objeto e da imagem em relação ao espelho são iguais.

Devido à simetria entre o objeto e a imagem em relação a um espelho plano, podemos verificar que a imagem de um objeto real conjugada pelo espelho plano apresenta as seguintes características: a) é enantiomorfa, isto é, tem a mesma forma e dimensões do objeto, porem não é superponível a ele; b) é direta, pois a imagem não fica de cabeça para baixo; c) é virtual, porque a imagem forma-se atrás do espelho; d) é do mesmo tamanho do objeto.

Na figura tem-se um espelho plano E, um ponto luminoso P e um observador. Desenhe um raio de luz que parte de P e atinge o observador.

Desenhe a imagem da palavra FÍSICA conjugada por um espelho plano.

Um ponto objeto real está colocado a 10 cm de um espelho pano Um ponto objeto real está colocado a 10 cm de um espelho pano. Qual é a distância entre o objeto e sua imagem?

Dois espelhos panos formam entre suas superfícies refletoras um ângulo de 90. Se um raio de luz incide num espelho com ângulo de incidência de 30°, qual será o ângulo de reflexão da luz refletida no segundo espelho?

Portanto, o observador só poderá ver os objetos B, C e D. Quais dos objetos A, B, C, D e E podem ser vistos pelo observador ao olhar para o espelho plano? Para descobrir a resposta é necessário desenhar a seção plana do campo do espelho, como é feito na figura adiante. Portanto, o observador só poderá ver os objetos B, C e D.

(Cesgranrio-RJ) Sentado na cadeira da barbearia, um rapaz olha no espelho a imagem do barbeiro, em pé atrás dele. As dimensões relevantes são dadas na figura. A que distância (horizontal) dos olhos do rapaz fica a imagem do barbeiro? a) 0,5 m b) 1,3 m c) 0,8 m d) 1,8m e) 2,1 m

Saiba que é difícil encontrar um bom amigo, como também é duro de abandoná-lo e impossível de esquecê-lo!