FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
NAZI FASCISMO Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Nazismo.
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
Nazismo e Fascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
O Vermelho e o Negro: Europa no após 1ª Guerra Mundial
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fascismo.
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
O Fascismo na Península ibérica
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
2ª Guerra Mundial.
ESTADOS TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
Nazismo e Fascismo.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
O Fascismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
COMO FOI POSSÍVEL A ASCENSÃO DE DITADURAS TOTALITÁRIAS?
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
Os Fascismos Itália Alemanha
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
 O Tratado de Versalhes foi importante para o surgimento do Nazismo  Líder: Adolf Hitler  Local: Alemanha  Alemanha: inflação, dívida externa, desemprego,
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que quer dizer feixe. As principais características do fascismo foram: - nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento; - cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário; - unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista; - derrota dos movimentos de esquerda;

O Fascismo italiano Em 1919, foi fundado o movimento fascista por Mussolini. O Fascio de Combatimento era embrião do Partido Fascista que, 1922, chegaria ao poder. Em 1922, organizaram uma marcha sobre Roma, pois pretendiam tomar o poder militarmente. Nessa época, o Estado italiano era organizado sob a forma de uma monarquia parlamentar. Com a crise do pós-I Guerra, eclodiram movimentos de greve nas industrias, com ocupação das fábricas.

Benito Mussolini Frase de Mussolini: “Nada deve haver acima do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”

Mussolini (Duce) pôs-se à frente de 50 mil “camisas negras” e realizou uma gigantesca demonstração de força: “a marcha sobre Roma”. A resposta do Rei Vítor III foi nomear Mussolini ao cargo de primeiro ministro. No poder, Mussolini convocou novas eleições que deram 65% dos votos ao Partido Fascista, graças às fraudes e à violência. Cria-se também o partido único, cujos os organismos e dirigentes se confundiam com o Estado.

A Marcha sobre Roma

Em 1935, a Itália invade a Etiópia, no norte da África, e garantiu para si a exploração de petróleo dessa região. Em 1936, Mussolini firma com Hitler o acordo ítalo-germânico,do qual surgiria o eixo Roma-Berlim. Hitler e Mussolini em Veneza (1934). Formação do Eixo Roma-Berlim

O Nazismo alemão Na Alemanha, o ressentimento nacional provocado pela derrota na Primeira Guerra deu origem ao nazismo, em 1933. Em 1918, o país foi envolvido numa onda de agitações que levaram à queda do Imperador Guilherme II e à proclamação da República, sob a liderança dos social-democratas (socialistas moderados). É instaurada uma República, com o objetivo de dar à Alemanha uma Constituição extremamente Democrática.

No plano econômico, as perdas com a Guerra provocaram sérias dificuldades financeiras. A solução do governo foi emitir papel-moeda de forma descontrolada, o que gerou inflação do marco. A moeda alemã assumiu proporções assustadoras. Em 1919 1 dólar equivalia a 8 marcos, em 1923 1 dólar equivalia a 4 bilhões de marcos

A Ascensão do partido nazista O Partido Nazista surgiu no começo da década de 1920 de um partido pequeno, o Partido Trabalhista Alemão. Hitler aderiu ao grupo e mudou o nome da organização para Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores Alemães. Sob a liderança de Hitler, o partido adotou uniformes, saudações, emblemas, bandeiras e hinos especiais. O símbolo mais importante era a suástica

A Suástica

Em 1933, Hitler chega ao poder e busca em seguida estabelecer um regime totalitário no país. O parlamento é incendiado (Reichstag) pelos nazistas que culpam os comunistas pelo atentado. Era o pretexto que Hitler precisava para reprimir com violência a esquerda e os sindicatos. Em 1934, com a morte do Marechal Hindenburg, Hitler acumula as funções de Primeiro Ministro e de Presidente da República.

Hitler adota o título de “Führer” e passou a governar com poderes ilimitados. Em 1935, entra em vigor uma legislação anti-semita, conhecida como Leis de Nuremberg. Pela lei, os judeus eram afastados do serviço público, das universidades e proibidos de exercer qualquer profissão. O governo cria os “campos de concentração” destinados a confinar os judeus, comunistas, socialistas e opositores em geral. Na II Guerra esses locais se tornaram campos de extermínio onde foram mortos 6 milhões de judeus, além de comunistas, homossexuais, ciganos, etc.

O Franquismo Após uma Guerra Civil na Espanha, o General Francisco Franco, derrubou a República e implantou um governo autoritário. Ao final da Guerra Civil Espanhola, Franco passou a ser o chefe de Estado, proclamando-se “Caudilho de Espanha pela graça de Deus”. O franquismo foi de 1939 a 1976. A Alemanha de Hitler contribuiu com armamentos na Guerra Civil Espanhola.

Salazarismo Em Portugal, Antonio Salazar governou o país por 41 anos (1933-1974) até ser deposto pela Revolução dos Cravos. O Cantor e compositor Chico Buarque retrata a Revolução dos Cravos na música “Tanto Mar”.

Imagens

ATIVIDADES 1. Explique por que os movimentos de extrema direita encontraram “terreno fértil” para se propagar nas primeiras décadas do século XX. 2. Faça um resumo da situação da Alemanha depois do término da Primeira Guerra Mundial e explique como se deu a ascenção do nazismo no país. 3. Segundo H. Arendt: “... o Totalitarismo é uma forma de domínio radicalmente nova porque não se limita a destruir as capacidades políticas do homem, isolando-o em relação à vida pública, como faziam as velhas tiranias e os velhos despotismos, mas tende a destruir os próprios grupos e instituições que formam o tecido das relações privadas do homem, tornando-o estranho assim ao mundo e privando-o até de seu próprio eu.” Explique a frase acima com suas próprias palavras. O que Hannah Arendt quis dizer com essa frase? 4. O que os regimes fascistas pensavam sobre conceitos como, democracia, liberalismo e internacionalismo? Explique. 5. Os nazistas investiram muito na “educação” da juventude. Na atualidade, os jovens também são, com frequência, o alvo preferido das agências de propaganda. Formule uma hipótese para explicar ambos os fatos.