Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização dos números inteiros na reta real
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
Dificuldades da Língua Portuguesa
O PRONOME.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Português Professora Pollyanna Mattos.
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
(que, quem, qual, onde, cujo)
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COERÊNCIA E COESÃO.
O uso da pontuação pode fazer a diferença.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Coerência e coesão textual
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Professora: Raysa Ferreira
Comunicação Digital // ESPM-Rio Klaus Denecke-Rabello
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
CONJUNÇÃO.
COESÃO E COERÊNCIA Não basta termos idéias. É necessário saber organizá-las, pois um texto não é um amontoado de frases, simplesmente colocadas uma após.
Amor com Amor se paga.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Clique para passagem de slides
Vestido Azul.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Sugestão para o Quebra-gelo Tirando os Olhos dos Problemas
A mochila e as pedras.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Lenda chinesa Lili e a sogra.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Sabe como capturar porcos
Os mecanismos de coesão e coerência textuais
COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,
Ela freqüentava a escola local. Ela ficou linda no vestido azul.
Desafio Pré-Vestibular
O Gremista Havia numa cidadezinha um sujeito
Módulo III – Justiça Restaurativa
Formatado por Cris Sousa ADAPTAÇÃO- NOVA VISÃO (JAN-2009)
PRONOME RELATIVO.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Como deixar de ser órfão para ser filho. 2Samuel 4.4;
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas. Há pessoas que falam.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Particularidades Gramaticais Aula 1
O SONHO DE CLARA Clicar.
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que.
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Você sabe como capturar porcos selvagens?. Havia um professor de Química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Transcrição da apresentação:

Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente. Vejamos alguns exemplos:

preposição: “A ditadura achatou os salários dos professores e tirou matérias importantes no desenvolvimento do jovem”.  Ficaria melhor se fosse utilizada a preposição para. A ditadura achatou os salários dos professores e tirou matérias importantes para o desenvolvimento do jovem.

pronome relativo: “Os alunos que os pais colaboram mensalmente com a escola não são esquecidos...” O pronome correto seria cujos: “Os alunos cujos pais colaboram mensalmente com a escola não são esquecidos...”  

Conjunção: “Controlar o país, para muitos governantes, é dar a impressão de que existe democracia. Portanto, se o povo participa, é imediatamente reprimido”. É evidente que a conjunção portanto está mal empregada. A ideia que se quer expressar é de oposição e não de conclusão. Logo, a conjunção correta seria no entanto, mas, porém etc.

“Controlar o país, para muitos governantes, é dar a impressão de que existe democracia. Porém, se o povo participa, é imediatamente reprimido”.   Problemas como esses levam a uma falta de coerência na argumentação, já que os conectivos não estabelecem as relações adequadas.

Uma das modalidades de coesão é a remissão Uma das modalidades de coesão é a remissão. E a coesão pode desempenhar a função de (re)ativação do referente. A remissão realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos. Observe: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes.Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.

O original O futebol é o esporte mais popular do planeta. Os praticantes de futebol aumentam a cada ano. Considerando o sucesso da última Copa do Mundo de futebol, tudo indica que o futebol continuará a ser praticado e admirado por bilhões de pessoas. No entanto, é lamentável que o sucesso que certas seleções alcançam nos campos de futebol não seja compatível com os índices sociais desses países. Parece que o futebol e a justiça social andam, muitas vezes, bem distantes.

A correção O futebol é o esporte mais popular do planeta. Os seus praticantes aumentam a cada ano. Considerando o sucesso da última Copa do Mundo, tudo indica que ele continuará a ser praticado e admirado por bilhões de pessoas. No entanto, é lamentável que o sucesso que certas seleções alcançam nos gramados não seja compatível com os índices sociais desses países. Parece que o esporte bretão e a justiça social andam, muitas vezes, bem distantes.

Pérolas do 2. Ano Títulos: Morando com os avós Torne a vida mais alegre O convívio A casa antiga O êxodo Conflitos de Paulo Paulo na faculdade Ivo e seus avós

Pérolas narrativas “Rafael é um jovem rapaz de 17 anos.” “Eu sempre soube que temos de escutar os mais velhos, que tudo que...” “...isso deixava seus avós apavorizados pela situação da neta.” “O mês inteiro e todas as semanas foram assim.” “Paulo estava indo para São Paulo...” “volta para casa com uma advertência por chingar sua professora.”

“. conviver com outra geração é uma tarefa um pouco comprometedora “... conviver com outra geração é uma tarefa um pouco comprometedora.” (discurso do narrador) “Marcos se dava bem nas aulas” “cada vez a coisa piorava mais entre elas.” “o adolescente era muito compreensivo e abrangente” “Essa história era de um menino que ainda estava na juventude.” “Ele queria fazer tecnologia, prestando em apenas 3 faculdades devido sua baixa renda.”

“conheci lugares interessantes mais o que você mais via era mato e mais mato.” “resolveu morar com os avós, que, por acaso, viviam na mesma cidade da universidade.” “seus avós tinham costumes diferentes do que ele” “as manias dos senhores eram confortáveis, mas após meses o encanto se perdeu.” Deixei ela passou dias e dias em fim encomodar