AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA. AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em 2006. Provê serviços de infraestrutura de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração
Advertisements

Encontro Computação em Nuvem
Bancos de Dados e Web, Gerenciando recursos e assegurando a qualidade de dados 1.
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
UML Visões – Parte 2.
Ferramentas de Engenharia de Software
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
WAMP5 2.0 "Um pacotão completo e gratuito que inclui Apache, PHP5, MySQL database, PHPmyadmin e SQLitemanager!" O WAMP5 (que significa Windows, Apache,
WebWork e JSP Keven andrade
MySQL Gerdson de Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas Maceió-AL, 21 de maio de 2009.
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Ferramenta de Gerenciamento
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Arquitetura e Linguagens
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Infraestrutura de alta disponibilidade aplicado ao projeto RedeFOR
Introdução ao Desenvolvimento Web
Última atualização: 21 de outubro de AGENDA Qual é a diferença entre serviços na nuvem e de hospedagem? Que cargas de trabalho devem ficar.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
PROF RONI MARCIO FAIS BANCO DE DADOS PROF RONI MARCIO FAIS
Programação Orientada a objetos II
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
A autoria - II.
ACESSO A BASE DE DADOS.
ASP (Active Server Pages)
Gerência de Configuração - GC
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Professor: Márcio Amador
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Configuração do Ambiente de programação
Especialização em Segurança da Informação MELHORES PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO Carlos/Cleofas/Rafael/StéphanasSegurança em Aplicações.
O primeiro passo para a nuvem
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
Cloud Computing Willamys Araújo.
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Diagrama de Componentes
Workshop MODCS Avaliação de Desempenho de Máquinas Virtuais Eucalyptus Considerando a Compressão de Arquivos. Aluno:Érico Moutinho Medeiros Professor:
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE DE UPLOAD DE ARQUIVOS DO E -PRAZO Aluno: Robson Cristian Tomaz Pereira Orientador: Charles Christian Miers Supervisor:
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Workshop.  Introdução  Histórico  Principais Características  Componentes  Topologia  Instalação  Passo a passo de Instalação  Console de Operações.
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
Apresentador Cargo. Tecnologias de Classe Corporativa Experiência Administrativa Sob Medida Local de Trabalho Remoto da Web Potencializa Investimentos.
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Microsoft SQL Server Instruções para instalação/ recuperação de bancos de dados no SQL Server.
Preenche formulário de cadastro de usuários Acessa o site da JUCERJA Valida cadastro através do enviado pela JUCERJA Se autentica no portal.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
Roteamento em Redes de computador
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
Temas para Monografia: Vou Escolher Logo o Meu!!!
Acessando banco de dados com JAVA.  Linguagem independente de plataforma; ◦ “Write once, run anywhere” ◦ JVM  Java Virtual Machine  Mecanismo que permite.
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Implantando aplicação com Amazon Beanstalk. Faça o login na Amazon usando suas credenciais Os dados de login estão no arquivo texto que contém seu número.
Aula 1.  O que é?  Porque usar?  Onde é usado?  Como funciona?  SGBD  Linguagem SQL  Alguns Exemplos de tecnologias conhecidas.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Migrando serviços críticos para Amazon | Joânio Trade Alves REALIZAÇÃO.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Transcrição da apresentação:

AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA

AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em Provê serviços de infraestrutura de TI. Fornece estes serviços a preços competitivos. Utilizada por milhares de empresas em 190 países. Possui servidores no Japão, EUA, Europa e Cingapura. Sua segurança é garantida pela iso 27001, dentre outras normas.

SERVIÇOS OFERECIDOS Elastic Compute Cloud (EC2) Relational Database Service (RDS) Simple Storage Service (S3) Virtual Private Cloud (VPC) Cloud Watch Elastic MapReduce CloudFront CloudFormation ElastiCache Simple Queue Service (SQS) Identity and Access Management (IAM) Simple Notification Service (SNS) Simple Service (SES) Route 53 DynamoDB Storage Gateway Simple Workflow Service (SWF) CloudSearch SimpleDB

SUPORTE ATUAL LINGUAGENS Java PHP (recente) Ruby Python (recente) Windows e.NET (5 dias) Celular (Android e iOS) BANCO DE DADOS MySQL ( a 5.5.8) Oracle (se, se1, ee) SQL Server (ex, web, se, ee)

PLUGIN DO AWS PARA ECLIPSE

CONSOLE DO AWS

AMAZON COMPUTE CLOUD (EC2)

AMAZON RELATIONAL DATABASE (RDS)

AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3)

APLICAÇÃO DE EXEMPLO

Sistema de Biblioteca Simplificado Opção de Consultar Livros Por Título Integração com o EC2 Integração com o RDS Integração com o S3 O que será explorado? Como o sistema é executado localmente? Código local Banco local Processo de implantação local Como o sistema é implantado na nuvem? Código na nuvem Banco na nuvem Processo de implantação na nuvem

ORGANIZAÇÃO LOCAL DA APLICAÇÃO BOOKS

ESTRUTURA DO PROJETO LOCAL

INTERFACE WEB

BANCO DE DADOS LOCAL

BANCO DE DADOS LOCAL

CLASSE CONSULTA

CLASSE CONSULTA (CONTINUAÇÃO)

IMAGENS As imagens utilizadas na versão local são armazenadas no sistema de arquivos do computador. Cara livro possui uma capa associada. Os arquivos das capas podem ser salvos dentro de um pacote do projeto. São aceitas imagens do tipo.JPG.

E PARA COLOCAR NA NUVEM, COMO FAZ?

COMO FAZER PARA COLOCAR NA NUVEM? PASSO A PASSO: 1.Criar o banco de dados na nuvem (MySQL). 2.Restaurar os dados no banco de dados na nuvem (tabela ‘books’). 3.Criar um bucket de armazenamento na nuvem (para as imagens). 4.Fazer as alterações necessárias na aplicação (para acessar imagens e banco de dados na nuvem). 5.Gerar um novo arquivo.WAR. 6.Implantar o arquivo.WAR no Tomcat da nuvem. 7.Dar permissão de acesso no banco para a instância contendo o Tomcat. 8.Dar permissão de acesso nos arquivos para a aplicação.

PASSO 1: CRIAR O BANCO DE DADOS NA NUVEM

PASSO 2: RESTAURAR O BANCO DE DADOS NA NUVEM

PASSO 3: CRIAR UM BUCKET DE ARMAZENAMENTO NA NUVEM (PARA AS IMAGENS).

PASSO 4: FAZER AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS NA APLICAÇÃO

PASSO 5: GERAR UM NOVO ARQUIVO.WAR

PASSO 6: IMPLANTAR O ARQUIVO.WAR NO TOMCAT DA NUVEM.

PASSO 7: DAR PERMISSÃO DE ACESSO NO BANCO PARA A INSTÂNCIA CONTENDO O TOMCAT.

PASSO 8: DAR PERMISSÃO DE ACESSO NOS ARQUIVOS PARA A APLICAÇÃO.

EXECUTANDO TESTE FINAL

CONCLUSÃO Para implantar uma aplicação já existente na nuvem são necessárias algumas alterações, dependendo dos serviços que serão utilizados. É importante atentar para detalhes de implementação que são específicos de plataforma, como ‘/’ e ‘\’ nos caminhos do SO. Permissões devem ser gerenciadas com atenção para garantir que as diferentes partes da aplicação se comuniquem. É interessante utilizar ferramentas que provêem interface gráfica pois trabalhar em linha de comando na nuvem não é tão simples. Há várias bibliotecas que devem ser adicionadas como dependência de um projeto a ser rodado na nuvem, isso aumenta muito o seu tamanho. Após atentar para todos os detalhes, a aplicação implantada na nuvem pode ser acessada de qualquer lugar, através de um navegador.

? ? ? PERGUNTAS? ? ?