CCNA2 Conceitos de Roteadores e Roteamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de computadores I
Advertisements

Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Equipamentos de Redes Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes,,
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Introdução Ligações inter-redes.
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Equipamentos de Redes Aula 2
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Redes de Computadores Aula 5
4. Fundamentos das WANs Camada 1 OSI para WANs Ponto-a-Ponto
Camada de Rede ROTEAMENTO Rede Local (LAN) Rede Metropolitana (MAN)
Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes
CCNA 1 – Cabeamento LAN e WAN
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Uma descrição detalhada da rede
Equipamentos de Redes Aula 3
Conexões de Rede. Objectivo(s) Instalar redes locais Conteúdos Definição de modelo de rede Tipos de rede e de ligação Configuração do adaptador de rede.
Configurando e Testando sua Rede
Instrutor/Consultor M.Sc. Alessandro Kraemer
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Técnico em Informática
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes redes de computadores
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Equipamentos de Redes Aula 4
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Princípios de Sistemas de Informação
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Rede de Computadores (REC)
Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 2
Laboratório Módulo :00hs às 12:00hs – Sala O15
MATA59 - Redes de Computadores I
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Disciplina de Redes de Computadores II WAN's e Roteadores Prof. M.Sc. Alessandro Kraemer
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes Protocolos.
Tipos de Rotas Disciplina de Redes de Computadores II
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
Hardware de Rede Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes
Frame Relay.
Integrated Services Digital Network
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Equipamentos de interligação de redes
O M ODELO OSI E SUAS 7 CAMADAS Redes. OSI corresponde a Open System Interconection, ou Sistema de Interconexão aberto. É interessante notar que a ordem.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Aula Prática Redes de Computadores.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

CCNA2 Conceitos de Roteadores e Roteamento Módulo 1 WAN´s e Roteadores

Características de uma WAN Principais características das WANs: Conectam dispositivos que estão separados por grandes áreas geográficas diferente de uma rede local que conecta dispositivos locais. Usam os serviços de prestadoras como: Embratel, Telemar, Intelig, Telefônica, Brasil Telecom, entre outras. Usam conexões seriais de vários tipos para acessar a largura de banda através de grandes áreas geográficas. Uma WAN opera na camada física e na camada de enlace do modelo de referência OSI 1.1.1 - Introdução às WANs

Dispositivos de uma WAN 1.1.1 - Introdução às WANs

Componentes de um roteador Um roteador é um tipo especial de computador. Ele tem os mesmos componentes básicos de um PC. Os arquivos de configuração mantém instruções de controle de tráfego. A NVRAM é uma memória de acesso aleatório não volátil. 1.1.2 - Introdução aos roteadores de uma WAN Podem ficar na placa-mãe do roteador ou em módulos separados. Permitem a entrada e saída de quadros. Mantém os arquivos de configuração atuais que são apagados com o desligamento ou com o reinicio do roteador.

Redes Locais e WANs com Roteadores As duas principais funções de um roteador são : Seleção do melhor caminho Comutação de pacotes para a interface Isto é feito através da tabela de roteamento em uma internetworking Uso do Roteador em uma rede local Roteadores conectados por diferentes tecnologias WAN

Função de um roteador em uma WAN Os roteadores podem ser dispositivos de redes locais ou de WAN´s ou de ambos fazendo interface entre eles. Eles permitem a conexão física de uma LAN a uma WAN. Permitem em uma WAN a conexão física entre os vários padrões e de enlace de dados. Os protocolos usados nas camadas 1 e 2 das WANs são diferentes dos utilizados nas mesmas camadas das redes locais. A camada física de uma WAN descreve a conexão entre DCE e DTE. Geralmente, o DCE é o provedor do serviço e o DTE é o dispositivo conectado

Componentes Internos do Roteador Podem ser atualizadas com módulos de memória SIMM Retém o conteúdo mesmo sem energia elétrica

Componentes Internos do Roteador

Parte traseira do Roteador

Equipamentos do Laboratório CISCO 1721 Largura de banda é definida como a quantidade de informações que flui através da conexão de rede durante de um certo período de tempo. Perguntas: Qual das seguintes alternativas é verdadeira com relação à largura de banda da rede? Largura de banda é grátis. Largura de banda tem limites de capacidade. Largura de banda nunca aumenta. Largura de banda não é um fator chave na análise do desempenho da rede.

Conexões externas do Roteador  Faz diferença a transmissão de um cabo maior e um cabo menor?  Qual é a transmissão que terminará primeiro para transmitir um arquivo de 500bits: uma conexão de 100Mbps ou uma de 1Gbps? Perguntas: Quais das seguintes alternativas são utilizadas para definir a largura de banda? (Escolha três.) GHzps Kbps Mbps Nbps MHzps Gbps Quais das seguintes alternativas são características típicas que determinam o throughput? (Escolha duas.) Tipos de senhas usadas em servidores Tipo de protocolo de camada 3 utilizado Topologia de rede Comprimento do cabo da rede Número de usuários na rede 18- Faça referência à figura. Qual é o throughput máximo possível obtido fim-a-fim nessa rede quando o usuário no Lab A comunica-se com o usuário no Lab D? O throughput máximo possível é baseado na conexão maior, a T3. O throughput máximo possível é baseado na conexão menor, a T1. Não existem dados suficientes para se determinar o throughput máximo possível. O throughput máximo possível é a velocidade T1 mais T3, dividida por 2.

Conexões das portas de gerenciamento A porta de console e a porta auxiliar (AUX) são portas de gerenciamento assíncronas que não utilizam recursos de rede. Permitem monitorar, configurar e identificar problemas no roteador São utilizadas para a configuração inicial do roteador e exibem mensagem de erro de inicialização. Permitem a recuperação de senhas e depurar problemas.

Conectando as interfaces de console Adaptador RJ45 DB9 Cabo Rollover

Configurando o terminal

Conectando as interfaces LAN Utilize um cabo direto entre roteador e o switch. Utilize um cabo cruzado se ligar diretamente na placa de rede do computador.

Conectando as interfaces WAN Smart Serial DB-60

CSU/DSU Alcance de 6,7km em 192kbit/s até 4km em 4.608kbit/s CSU/DSU (Unidade de Serviço de Canal/Unidade de Serviço de Dados): dispositivo que converte os sinais digitais gerados no computador para sinais digitais utilizados no ambiente de comunicação síncrona. Alcance de 6,7km em 192kbit/s até 4km em 4.608kbit/s 1 interface E1 (2,048 megabits por segundo (Mbps) 1 interface V.35 (V.35-V.36/V.11)