UESC [ Comunicação Social ] Ferramentas de Editoração Ilhéus-BA, 13 de maio de 2013.

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Transcrição da apresentação:

UESC [ Comunicação Social ] Ferramentas de Editoração Ilhéus-BA, 13 de maio de

Motivação “ … A importância dos Softwares e dos computadores na indústria gráfica é tamanha que eles já não se tornaram uma opção. São uma regra. Assim como o são em praticamente, todos os cantos do planeta... “ ” … Nesse mundo de mentirinha, um traço errado pode ser desfeito, uma cor pode ser substituída, uma figura pode ser aumentada ou distorcida, sem que para isso haja a necessidade de se começar tudo do zero, rasgando e jogando fora a folha de papel … ”

Roteiro  O que é?  Introdução  Histórico  Antes dos Computadores  Editoração Eletrônica  Ferramentas de Editoração  Práticas, editores de texto, planilha e imagens  Conclusões

O que é? Imagine um conjunto de palavras na forma de letras suspensas no ar, ou um conjunto de formas geométricas... Como lê-as? Como visualizá-las? Precisam estar impressas em algum “objeto”, seja real ou virtual... Editar: adequar a determinada mídia, determinado tipo de informação (jornalístico, publicitário, médico, etc.), e publicá-lo ou veiculá-lo Mídia: designação genérica dos meios, veículos e canais de comunicação, por exemplo, jornal, vídeo, revista, livro, rádio, TV, site, outdoor,...

O Que é?  Editoração: gerenciamento da produção dessas publicações  Normalmente envolvendo texto, som e imagens  Editoração Eletrônica: edição de publicaçõe com o auxílio de ferramentas computacionais  Hardware e software específicos  Também conhecido como Desktop Publishing ou Editoração Gráfica ou Design Gráfico

Introdução  Necessidade de imagens na comunicação é muito antiga  +/ AC

Introdução  Linguagem oral: tradição oral  Histórias contadas e cantadas de geração em geração.  Sujeito a ruído.  Linguagem escrita: manuscrito  Poucos dominavam  Processo lento e caro

Histórico  Invensão da imprensa: Gutemberg (+/- 1440)  Impressão por tipos móveis  Vídeo  atch?v=Ezk9PTOzv7c atch?v=Ezk9PTOzv7c  atch?v=mpHeSTH9MGs

Histórico  Mudança no padrão de difusão cultural  Oralidade (tempo de decorar) x Escrita (tempo de ler e relembrar)  Padronização da apresentação e do layout dos impressos: padronização da leitura  Leitura linear, desenhos para sintetizar ideias, definição de fontes, padrão de página, de textura de papel, etc.

Antes dos Computadores  Textos: antes de escrever em uma máquina de escrever, o texto era rascunhado e revisado antes de ser datilografado. Qualquer alteração posterior à impressão no papel era cara e demorada.  Gráfica: inspirado na prensa de Gutemberg  Trabalho manual para se obter as "matrizes" que serão usadas na impressão  Vídeo 

Antes dos Computadores  Áudio e vídeo: : película ou fita magnética Montador organizava, cortava e colava o filme diretamente na película, manualmente ou através de antigas máquinas Trechos selecionados de uma ou mais fitas eram copiadas para outra que guardava a seleção editada

Editoração Eletrônica A década de 80 foi um marco na história da computação: advento de computador pessoal – PC A maioria dos esforços dos desenvolvedores, tanto de HW, quanto de SW, foram direcionados para a viabilização do computador pessoal Pequeno e poderoso o bastante para que começasse a ser utilizado nos escritórios e até mesmo na casa das pessoas – na época, algo tido como impossível por grande parte dos especialistas.

Editoração Eletrônica Surgiu como caminho natural da “necessidade” de se transformar processos físicos em computacionais Eram consideradas ferramentas restritas apenas a especialistas que atuavam em empresas do ramo Hoje pode ser vista nas editoras de jornais, revistas, livros, bancos, indústrias, empresas comerciais e de serviços, agência de publicidade, etc, e até em casa Essa diversidade de aplicações provoca uma diversidade de SW para essa aplicação. Para cada perfil de usuário, há no mercado uma opção mais adequada Hoje um usuário não especialista pode criar publicações com qualidade profissional

Ferramentas de Editoração Existem muitas no mercado, atendendo a perfis diferentes de usuário Pagas e gratuitas Proprietárias e software livre Multiplataformas ou não Para conhecê-las mesmo, só utilizando-as... Conhecendo as teorias por trás destas, sabemos o que esperar delas, facilitando seu aprendizado

Ferramentas de Editoração GIMP: edição de imagens Multiplataforma, SW livre e gratuito Inkscape: editor de desenhos vetoriais Multiplataforma, SW livre e gratuito Paintshop X2: edição de imagens Proprietário (Corel), pago, windows

Ferramentas de Editoração Windows Movie Maker: edição de vídeo, som e imagem que faz parte do windows Windows, gratuito, proprietário Adobe Photoshop: editor de imagens Windows, Mac OS, pago, proprietário Adobe Photoshop Lightroom: editor de imagens profissonal Windows, pago, proprietário

Ferramentas de Editoração Blender: Editor 3d Gratuito, SW livre, multiplataforma Scribus: paginação profissional Gratuito, SW livre, multiplataforma Adobe PageMaker/InDesign: paginação Pago, proprietário, windows

Ferramentas de Editoração Família Office: texto e apresentação Windows, pago, proprietário Família BrOffice: texto e apresentação Gratuito, SW livre, multiplataforma 3ds Max: editor 3d Pago, proprietário, windows

Conclusão Vantagens inerentes ao processo de Editoração Eletrônica: Possibilidade de correções e alterações virtualmente infinitas Repetibilidade Armazenagem dos originais sem perda de características ao longo do tempo (salvo danos físicos aos meios de armazenamento) Transmissão dos originais e dos elementos gráficos entre as partes (cliente, produtor gráfico, criação, impressão etc).

Conclusão  Obviamente a descoberta e o uso dessas vantagens não pertencem nem ao mesmo tempo e nem ao mesmo espaço, elas foram sendo percebidas e desenvolvidas junto da evolução dos sistemas computacionais, das suas capacidades de processamento e dos diversos tipos de redes de comunicação informatizada.

Exagero…  Vejam:  m.jhtm#fotoNav=1

Referências  Material cedido pela professora Doutora Vânia Cordeiro da Silva.