A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

IV Encontro com as Comissões de Ética Realização:
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
EPICURISMO: ÉTICA, PRAZER E SENSAÇÃO
Prof. André Luiz Moraes Ramos
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
e a ética da justa medida
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Ética - Visão Histórica
A Natureza Humana e o Dever
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
ESTOICISMO.
Amizade é um dom Gratuito?
ÉTICA DAS VIRTUDES.
Tomás de Aquino De Regno.
Sumário da apresentação
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
ÉTICA E MORAL.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Ética, Virtude e Felicidade pág.96 – 107
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
Professoras Camila e Fátima
A VIRTUDE.
Universidade Estadual do Norte do Paraná
A filosofia moral de Kant
NÃO EXISTE “A ÉTICA” , MAS “ÉTICAS”
Avelino Alexandre Rodrigues da Silva. ÉTICA = ETHUS (GREGO) = COSTUME MORAL = MORIS (LATINA)
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Aristóteles: A Ética da Justa Medida
A Ética Aristotélica.
O agir humano II Aristóteles Não é separada do corpo e não é eterna
A ética.
Éticas na Grécia Antiga
COLEGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ética Aula 1/2.
Liberdade e Autonomia em Kant
Força Vital princípio, espírito, poder vital
Questões para discutir em Grupo
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Período sistemático Aristóteles
ÉTICA A NICÔMACO: visão geral
Ética.
Aristóteles.
ARISTÓTELES.. “A acentuada tendência platônica a uma construção filosófica ideal passa a ser amenizada no pensamento de Aristóteles, na medida em que.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
1. “... Há duas espécies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer.
ARISTÓTELES.. “Aristóteles representa o apogeu do pensamento filosófico grego, e o mesmo se pode dizer para a filosofia do direito. Após sua morte, durante.
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
Ética.
Platão e a Justiça (V século a.C.) Grécia - Atenas.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
Obstáculos à reprodução 693. São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
GECAF - Grupo Espírita Caminho da Felicidade
Transcrição da apresentação:

A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles

A Tripartição da Alma Aristóteles, filósofo grego, diz que os seres animados se diferenciam dos seres inanimados porque possuem um princípio que lhes dá a vida. E esse princípio é a alma.

Mas o que é a alma? Os corpos têm vida, mas não são vida. A alma (psyche) é aquilo que dá vida ao corpo, é aquilo que anima, dar ânimo a um corpo. Exemplo: uma pedra é um corpo que não possui alma, já uma árvore é um corpo que possui alma.

As três partes da alma Aristóteles afirma a existência de três almas, são elas: a) Alma vegetativa b) Alma sensitiva c) Alma racional

Alma vegetativa A alma vegetativa é o princípio mais elementar da vida, ou seja, o princípio que governa e regula as atividades biológicas. É a alma básica, primária, todos os seres vivos (animados) a possuem. É a responsável pela nutrição, crescimento, reprodução da espécie e desenvolvimento do corpo. Exemplo: uma árvore a possui, os vegetais, os animais (incluindo o homem).

Alma sensitiva Além das funções da alma vegetativa, os animais possuem também sensações, apetites e movimento. Assim, a alma sensitiva é o princípio que governa essas funções. Exemplo: A alma sensitiva é própria dos seres mais complexos biologicamente, exemplo disso são os animais.

Alma racional / intelectiva É a alma responsável pela cognição, pela deliberação e pelo conhecimento. Segundo Aristóteles, os animais irracionais não a possuem, apenas o homem. É ela que torna o homem um ser especial, porque é capaz de fazer com que o homem se torne melhor.

Conclusão O homem possui as três almas (vegetativa, sensitiva e racional); Os animais possuem apenas as almas vegetativa e sensitiva; Os vegetais e os demais seres animados possuem a alma mais básica que é a alma vegetativa.

O fim supremo do homem, ou seja, a Felicidade Segundo Aristóteles “todas as ações humanas têm como fim último a Felicidade (eudaimonia – em grego) De acordo Aristóteles, na sua famosa obra Ética a Nicômaco, a escolha está ligada à virtude. Assim, podemos escolher o que iremos nos tornar. E para que nos tornemos bons devemos, desde o início, praticar o bem. Agir com virtude (ação equilibrada)

Uma vida Feliz é uma vida virtuosa e uma vida infeliz é uma vida gasta para os vícios (ações desequilibradas, tanto por excesso ou por falta). Ora, quem procura a Felicidade no “prazer e o gozo”, na “honra e a fama” e no “acúmulo de riquezas”, pode passar por alegrias diversas, mas estas, por si mesmas, não trazem a verdadeira Felicidade.

A felicidade consiste em aperfeiçoar-se enquanto homem, ou seja, os animais não precisam agir com virtude, porque eles não têm consciência de suas ações, agem por puro instinto.

Só conseguimos agir com virtude, porque temos uma alma racional, porque ela é a responsável por dominar nossas ações, é ela que nos dá o autocontrole, autodomínio de nossas vontades e desejos. Os animais não podem ter virtude e nem vício, somente o homem.

A teoria da Justa-Medida “(…) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos." ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. II, b. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Rosá. Coleção Os pensadores. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1973.)

Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles sintetiza as virtudes que constituíam a excelência moral grega. Exemplos de virtudes: Temperança, Coragem, Respeito, Gentileza, Modéstia, Amizade etc.

Justa-medida (falta) Covardia - Coragem – Bravura (excesso) Equilíbrio

Conclusão A ação virtuosa é uma ação equilibrada, são ações excelentes, que nos levam à Felicidade. A ação viciosa é uma ação desequilibrada, ou por excesso ou por falta.