APRENDIZAGEM/ Formação Profissional: Direito e Oportunidade para o Ingresso de Adolescentes no Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cursos Profissionalizantes
Advertisements

Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Núcleos de Prevenção de Violências e
Distribuição de renda.
PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Quem é o jovem brasileiro?
Fluxo de Trabalho – mercado
Campanha Destinação Criança
Trabalho e Renda INCLUSÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO.
Apresentação CUT-Brasil
Histórico Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola.
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
ANEXO 1.
Os Jovens no Brasil.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil
Desafios para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
INICIATIVA DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT) APOIO: Liderança do PT na Alesp 15 de maio de 2013.
Maternidade na adolescência
“A PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA”
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
. ( Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social CGEP – Coordenação-Geral.
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
Trabalho infantil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
TRABALHO INFANTIL.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Destaques PNAD 2014 MDS 13 de novembro de 2015.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Projeto Educação no Transito. IMPACTOS SOCIAS E ECONÔMICOS  Um milhão de acidentes ao ano que custam R$30 bilhões  2º. lugar no ranking de problemas.
A violência é um problema que tem idade, cor/raça e território no Brasil Homens jovens, negros e pobres são as maiores vítimas de homicídio no Brasil.
Secretaria de Inspeção do Trabalho Aprendizagem Profissional Fiscalização do cumprimento da cota de aprendizes Renato Bignami Secretaria de Inspeção do.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Orientadora: Prof. Vilma Heluy
Fórum Nacional: 15 anos de luta pela prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente Mato Grosso do Sul Regina Rupp Catarino Auditora-fiscal do trabalho.
Os custos econômicos das mortes e incapacitação prematura provocadas pelos acidentes de trânsito CPES – Centro de Pesquisas e Economia do Seguro Escola.
Pre São José dos Pinhais junho 2016.
R ODAS DE C ONVERSA : UMA FORMA DE REFLETIR E DIALOGAR SOBRE O TRABALHO JUVENIL Autores Marlene P. Rocha Tainá Monsores Edson Gauglitz.
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
28 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO #CHEGADEACIDENTES Hoje 28 de abril é o dia mundial em memória às vítimas de acidentes.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM/ Formação Profissional: Direito e Oportunidade para o Ingresso de Adolescentes no Trabalho

Números da Aprendizagem De 1,8 milhão adolescentes ocupados, de 16 e 17 anos, apenas 8,4% eram aprendizes (157 mil) e destes somente, 477 mil adolescentes tinham carteira assinada (25,5%) Dos 807 mil ocupados, de 14 e 15 anos, apenas 5% eram aprendizes (43 mil) 764 mil adolescentes, de 14 e 15 anos, trabalhavam ilegalmente 1,1 milhão adolescentes, de 16 e 17 anos, também trabalhavam ilegalmente Fonte: PNAD contínua/IBGE

Números da Exclusão Escolar no Brasil 1,4 milhão de crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola Na faixa de 4 a 17 anos (faixa etária em que a escolarização é obrigatória) 930 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos 1,5 milhão adolescentes de 15 a 17 anos 3,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola entre 4 a 17 anos Fonte: PNAD contínua/IBGE

Números do Mercado de Trabalho 8% é a taxa de desemprego 21% entre adolescentes de 14 e 15 anos 11,5% entre aqueles que não concluíram o ensino básico Fonte: PNAD contínua/IBGE

Números sobre Saúde mil - casos de doenças, acidentes e óbitos foram registrados entre 2007 e 2014 vitimando crianças e adolescente em situação de trabalho. Fonte: Ministério da Saúde / SINAN

FNPETI Fórum Nacional e Prevenção e Erradicação o Trabalho Infantil | Tel.: +55 (61) |