Diagrama em blocos: Hardware de Computadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

Componentes de Um Computador
Componentes de Um Computador
Capitulo 6: Entrada e Saída
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
CPU: Controle e processamento
Entrada e Saída Introdução.
Técnicas para operações E/S
Unidades de Execução e de Controle Sistemas Digitais.
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais
Esquema básico do hardware
Estrutura do computador
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor Robson Campos
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Profª Amita Muralikrishna
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Tecnologias Especificas Informática
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sistemas Operacionais
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Fundamentos da arquitetura de computadores
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Organização de um computador
Introdução à Automação
Estrutura e funcionamento de um computador
Agenda - Aula 2 Introdução (Computador Digital) Processadores
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas Operacionais
Formanda – Liliana Ribeiro Formador – António Macedo
Entrada e Saída (E/S).
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Introdução à Engenharia de Computação
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Introdução à Informática
Componentes básicos de um computador
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES
Arquitetura geral de computadores
Arquitetura de Microcomputadores
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
Introdução a Informática
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Introdução à Computação
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Princípios Básicos de Utilização do Computador
FLIP-FLOPs.
História dos computadores – O ENIAC
Origem da palavra Informática
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
Transcrição da apresentação:

Diagrama em blocos: Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador Diagrama em blocos: Instruções e dados Sinais de Controle

1. aritmética-lógica (UAL / ULA); 2. Memória; 3. controle; 4. entrada; Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1. Introdução: Todo o computador é formado por cinco (5) unidades: 1. aritmética-lógica (UAL / ULA); 2. Memória; 3. controle; 4. entrada; 5. saída.  Linhas grossas indicam o tráfego de dados e instruções, informação que em geral necessitam de um número grande de linhas para serem transmitidas.  Linhas tracejadas representam os sinais de controle, normalmente me número reduzido, de maneira que são necessárias poucas linhas para representá-los.

1.2 Unidade Aritmética-Lógica: Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.2 Unidade Aritmética-Lógica: É à parte do computador onde são realizadas as operações aritméticas e lógicas com os dados. O tipo de operação a ser realizado num particular instante de tempo é determinado por sinais vindos da unidade de controle (seta 1). Os dados a serem operados pela unidade aritmética-lógica poderão vir não só da memória (seta 2) como da unidade de entrada (seta 3). Os resultados das operações efetuadas na unidade aritmética-lógica podem ser transferidos para a memória (seta 4) ou para a unidade de saída (seta 5). São exemplos de operações aritméticas: ADD, SUB, MUL, DIV. São exemplos de operações lógicas: AND, OR, NOT, XOR.

Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.3 Unidade de Memória: Armazena grupos de dígitos binários (palavras) que podem representar instruções a serem executadas pelo processador ou dados para serem operados pelas instruções durante a execução de um programa. Também serve como local de armazenamento para resultados intermediários ou finais obtidos pelas operações aritméticas efetuadas pela unidade aritmética-lógica (seta 4). A memória é uma unidade que executa somente duas operações: leitura e escrita.

Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.3 Unidade de Memória: O funcionamento da memória também é controlado pela unidade de controle, a qual indica, através de sinais de controle (seta 6), qual das duas operações a memória deve realizar naquele instante. Um determinado endereço pode ser acessado pela unidade de controle, que gera o endereço desejado e o entrega à memória (seta 7). As informações podem ser escritas na memória vindas da ULA ou da unidade de entrada (seta 8), mais uma vez sob o comando da unidade de controle. As informações podem ser lidas da memória para a ULA (seta 2) ou diretamente para a unidade de saída (seta 9).

1.3 Unidade de Memória: Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.3 Unidade de Memória: Escrita

1.3 Unidade de Memória: Hardware de Computadores Disco Rígido – Hard Disk (HD) 1.3 Unidade de Memória: Leitura

1.4 Unidade de Entrada: Hardware de Computadores Disco Rígido – Hard Disk (HD) 1.4 Unidade de Entrada: É constituída por os tipos de dispositivos que obtêm informações externas ao computador e as coloca na unidade de memória (seta 8) ou na ULA (seta 3). A unidade de controle determina onde a informação de entrada deve ser colocada (seta 10). A unidade de entrada é usada no armazenamento de instruções e dados na memória, para que o programa constituído por essas instruções e dados possa ser executado. Esta unidade também é usada para entrar com dados na ULA, a partir de um dispositivo externo, durante a execução de um programa. Alguns dos dispositivos de entrada mais comuns são teclados, discos magnéticos, fitas e conversores analógico-digitais (ADC´s).

1.5 Unidade de Saída: Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.5 Unidade de Saída: É formada por todos os tipos de dispositivos usados para se transferir informações do computador para o “mundo exterior”. Os dispositivos de saída também são dirigidos pela unidade de controle (seta 12), podendo receber dados da ULA (seta 5) ou da memória (seta 9), colocando-os no formato apropriado para o consumo externo ao computador. Exemplos de dispositivos de saída: displays, impressoras, discos magnéticos, fitas magnéticas, monitores de vídeo e conversores digital-analógicos (DAC´s). Enquanto executa um programa, o computador tem necessidade de apresentar resultados ou sinais de controle para o mundo exterior. Exemplo: um sistema pode ter uma impressora de linhas como dispositivo de saída. Neste caso, o computador envia sinais para que os resultados sejam impressos em formulário contínuo. Um pequeno computador pode informar seus resultados usando um painel luminoso ou um display de LED´s.

1.6 Interface: Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.6 Interface: → O aspecto mais importante das unidades de ENTRADA e SAÍDA diz respeito ao interfaceamento, que pode ser definido como o ato de combinar dispositivos muito diferentes, para que eles possam funcionar de maneira compatível e coordenada. → Podemos também definir o interfaceamento de maneira mais específica, como sendo a sincronização da transmissão da informação digital entre o computador e os dispositivos externos de entrada e saída. Muitos dispositivos da entrada/saída não são diretamente compatíveis com o computador por causa de diferenças de velocidade de operação, formato dos dados (hexa, ASCII, binário), modos de transmissão (serial, paralelo) e níveis dos sinais lógicos. Tais dispositivos precisam de circuitos especiais de interface que permitam que eles se comuniquem com as outras unidades do computador ao qual elas vão se ligar.

Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.6 Interface: Um bom exemplo sobre interfaceamento é o caso do terminal de vídeo, que pode operar como dispositivo de entrada e de saída. O terminal de vídeo transmite e recebe dados serialmente, um bit de cada vez, enquanto a maioria dos computadores manipula dados em paralelo. Assim, este periférico precisa de um circuito de interface que faça as modificações necessárias dos dados transmitidos/recebidos, de maneira a permitir que a comunicação terminal-computador e computador-terminal sejam feitos sem problemas.

1.6 Outros exemplos de Interface: Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador 1.6 Outros exemplos de Interface: Interface desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de dispositivos robóticos. Conectada ao computador por meio da porta serial (rs232) dispõem de 5 saídas para controle de servomotores, 4 entradas para sensores digitais e 3 saídas digitais para controles de dispositivos como relés. Pode ser controlada a partir de qualquer linguagem de programação que tenha recursos para acesso a porta serial.

1.6 Outros exemplos de Interface: Hardware de Computadores Disco Rígido – Hard Disk (HD) 1.6 Outros exemplos de Interface: Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente. É necessário para que este emita qualquer tipo de áudio com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição. Interface.

Outros exemplos de interfaces? Hardware de Computadores Organização Básica de Um Sistema de Computador Pesquisar: Outros exemplos de interfaces? Diferenças entre comunicação serial / paralelo. Por quê a comunicação paralela está sendo preterida? Acesse http://pt.wikipedia.org e leia sobre ULA.