Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Metodologia de Pesquisa
Linguística Documentária Marilda Lopes Ginez de Lara 2011
Preparando-se para o DRP...
Grupo de Pesquisa Ontologia e Taxonomia
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Ontologias para Melhorar Precisão e Cobertura de Buscas na Web
Introdução a Teoria da Classificação
Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de.
Metodologia Científica
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Como iniciar uma pesquisa
O catálogo como instrumento de mediação, administração e memória
CTTO: Semelhanças e Diferenças
Prof. Alfredo Parteli Gomes
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Linguística, Semântica e Terminologia
Autoria de Aplicações Hipermídia Daniel Schwabe Departamento de Informática PUC-Rio [ Parte 6 ]
Sistemas de Organização do Conhecimento
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento
METODOLOGIA DA PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
Premissas A representação da informação estatística necessita de linguagem própria e regras diferentes da representação de informação textual O tratamento.
Tecnologia da Informação
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
Pesquisa Científica na Internet
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
TEORIA DO CONCEITO A Teoria do Conceito possibilitou bases mais sólidas para o entendimento do que consideramos conceito para fins de representação/recuperação.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Vocabulários Controlados
Linguagens Documentárias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
Tesauro Marilda Lopes Ginez de Lara
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
RESUMO.
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
Fundamentos da Seleção
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Para entender as linguagens documentárias
Profa Maria Luiza de Almeida Campos
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO EQUIPE INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Adilson Cleide Diego Everton MagalySandro.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
SocialDB Social Digital Library. presente SocialDB futuro.
Casamento de Esquemas IAGO RAPHAEL VASCONCELOS MARINHO.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
SENADO FEDERAL SENADO FEDERAL Brasilia, 30 de Junho 2015.
Normas terminológicas Marilda Lopes Ginez de Lara Vânia Mara Alves Lima Linguística Documentária 2015.
A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
Tratamento Temático da Informação
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Indexação: o uso do Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) ISC/CEDOC Serviço de Gestão do Conhecimento Junho/2016 Beatriz Pinheiro de Melo Gomes.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento de uma taxonomia em portais corporativos Equipe: Bruno M. Trajano - Marcela Lino - Mitsuo André - Rogério Lima - Vaneide Terezinha

Taxonomia: o que é e para que serve? Aquele que registra o conhecimento em forma de informação Aquele que busca e recebe a informação procurada TAXONOMIA Instrumento mediador Conceitos e relações que formam o mapa completo de qualquer área do conhecimento.

Estabelecimento das categorias gerais Construção da taxonomia Estabelecimento das categorias gerais Abordagem dedutiva Abordagem indutiva + Categorias de acordo com as diferentes fontes da área Categorias gerais Classificação facetada (Ranganathan) PMEST + CRG Literatura especializada: dicionários, tesauros, artigos, relatórios técnicos etc.

Construção da taxonomia Estabelecimento das categorias gerais Abordagem dedutiva Abordagem indutiva + Partes Materiais Propriedades Processos Operações Agentes Espaço Tempo Forma de apresentação Que categorias são importantes para o grupo? Quais as formas preferenciais de classificação? Quais as maneiras pessoais de organização de cada integrante do grupo?

Construção da taxonomia Exemplo Indústria automobilística Partes – pneu, porta, motor e demais peças Materiais – metal, couro Propriedades - transporte Processos – locomoção de pessoas e/ou produtos Operações – viajar, passear, transportar, trabalhar Agentes – Engenheiro Mecânico Espaço – fábricas, concessionárias Tempo - 2011 Forma de apresentação – catálogos online

Construção da taxonomia Coleta dos Termos Escolha de Termos Garantia Literária Garantia de Uso Literatura especializada do domínio Usuários dentro do contexto alvo conflito Frequência Necessidade contexto do usuário (conhecimento) especialista

Análise dos Termos Seleciona Construção da taxonomia Análise dos Termos Seleciona PADRONIZAÇÃO É A ORDEM diretrizes indicadas Singular e Plural Nomes Populares ou Nomes Científicos Abreviaturas e Siglas Gíria ou Jargão Empréstimos Linguísticos

Controle da diversidade de significação Construção da taxonomia Controle da diversidade de significação Neutralizar ambiguidade Contextualizar Estabelecer redes relacionais Definir notas de escopo Companhia = Companhia =

Construção dos relacionamentos semânticos Construção da taxonomia Construção dos relacionamentos semânticos Classificar /Relacionar os termos de acordo com o seu significado Relações Semânticas 1. Equivalência 2. Hierárquica 3. Não-hierárquica ou Sequencial 4. Polihierarquia

Construção da taxonomia Relações de Equivalência Termos sinônimos ou quase sinônimos; Ex. Empresa / Organização Deve corresponder às necessidades do usuário; USE - Termo preferencial; UP - Termo proibido. 2. Relações Hierárquicas Gênero/Espécie TG - Termo genérico TE - Termo Específico Todo/Parte

Construção da taxonomia 3. Relação Polihierárquica Um mesmo termo específico pode estar subordinado a mais de um termo genérico. 4. Relações não-hierárquicas ou sequencias Frequente em ambiente organizacional; Diversidade de relacionamentos semânticos; Apresentam entre si contiguidade espacial ou temporal (CINTRA et al. 2002).

Aplicação da taxonomia Recuperação da informação Representação da informação Classificação e indexação Organização da informação Categorização e relação entre os assuntos

Recuperação da informação Aplicação da taxonomia Recuperação da informação especificidade precisão revocação exaustividade precisão revocação especificidade precisão revocação exaustividade precisão revocação

Referência VITAL, Luciane Paula. Recomendações para o desenvolvimento de uma taxonomia em portais corporativos. In: Taxonomia como ferramenta para a representação do conhecimento em portais corporativos. Recife: Editora Universitária, 2010.