As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Municipal de Elaboração
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Que EJA temos e queremos?
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Por que ampliar o atendimento da EI ?
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Plano Nacional de Educação
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Brasil tem uma grande dívida como os profissionais da educação, principalmente no que se refere à educação. E para reverter este quadro, alguns aspectos.
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Financiamento e custos da educação
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
REFORMA SANITÁRIA.
Professor da Educação Básica Heleno Araújo Filho
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação Reunião CONSED –RH 18/09/2013.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
 A organização dos serviços em cada ramo de atividade L'organizzazione di servizi in ogni area di attività L'organizzazione di servizi in ogni area di.
Perspectivas para a Carreira Docente Condições de Trabalho Docente.
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
O financiamento da educação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
CAQI CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL METODOLOGIA E DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO PROFESSOR DOUTOR LUIZ ARAUJO - UNB REPRESENTANTE DA FINEDUCA.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
NEIDE ELISA PORTES DOS SANTOS AS RELAÇÕES E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA UEMG.
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Ministério Público O direito à acessibilidade na ordem jurídica brasileira e a atuação do Ministério Público.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
Financiamento da Educação
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Marlete dos Santos Lopes e Silva Dirigente Municipal de Educação de Bujari/ AC Presidenta da Undime/ AC 2º ano do Plano Nacional de Educação: Desafios.
Transcrição da apresentação:

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre a problemática da qualidade do ensino e o processo de valorização do magistério.

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação Durante décadas os trabalhadores e trabalhadoras em educação e suas organizações sindicais apontaram a valorização do magistério como elemento constitutivo para a garantia da escola pública, gratuita e de boa qualidade.

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A universalição do atendimento escolar não foi acompanhada pelo crescimento dos investimentos públicos na educação  ampliação jornada docente + maior número de estudantes por turma

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação No setor público, a relação entre tributos, matrículas e salários docentes ficou explícita a partir da vinculação entre a arrecadação de impostos e sua destinação à educação pública, tal como ocorreu no FUNDEF e ocorre no FUNDEB.

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação Principais reivindicações do magistério: piso salarial profissional nacional plano de carreira melhores condições de trabalho tempo coletivo de planejamento e avaliação

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação As lutas do funcionalismo público estabeleceram bases dos planos de carreira na Constituição Federal: artigos 37, 39, 41

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação As políticas de valorização do magistério estão presentes em diversas legislações nacionais, estaduais e municipais: CF – artigo 206 LDB – artigo 67 Lei FUNDEF – artigos 09 e 10 Lei FUNDEB – artigos 21 e 22 Lei do Piso – artigos 2, 5, 6

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação Documentos internacionais definidores de princípios de carreira docente. Recomendação Relativa à Condição Docente – UNESCO Recomendacion para la ejecucion del proyecto principal de educacion en el período de Declaração de Cochabamba – OCDE – Le role crucial des enseignants: attirer, former et retenir des enseignants de qualité.

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação Documentos nacionais definidores de princípios de carreira docente. Projeto de Plano Nacional de Carreira da Educação Básica – CNTE /1993. Plano Nacional de Educação – Proposta da Sociedade Brasileira – CONED – Documento do MEC sobre Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público – 1997/2000. Plano Nacional de Educação – Lei 1.172/2001. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) – Resolução CEB/CNE 02/2009. PNE/PME.

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação Resistência dos/as trabalhadores/as em educação às novas estratégias governamentais do controle do seu trabalho. Relação entre feminilização do magistério e as estratégias de controle estatal sobre o trabalho docente (APPLE, 1988; ENGUITA, 1991). Novas formas de regulação do trabalho docente a partir das reformas educacionais na AL nos anos de 1990 (OLIVEIRA, 2006; MARTINÉZ, 2006; GARCIA e ANADON, 2006). Redução dos direitos conquistas, novas políticas remuneratórias, politica de bônus (ARELARO, 2004).

As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação As políticas direcionadas para a redução da desigualdade do trabalho feminino exigem: capacidade organizativa do movimento sindical; presença das mulheres na elaboração e negociação das mesmas; reflexão sobre as concepções de Estado, as opções políticas dos governos, a repercussão nas relações sociais da divisão social e sexual do trabalho.