Formação de Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Cursos Profissionalizantes
PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,
Actividades do Formador
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro César A.R. Gonçalves Formação e Qualidade Formação Profissional Um Novo Projecto César A.R. Gonçalves.
“Gestão da Qualidade no Terceiro Sector” Serviço de Apoio Domiciliário
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Cursos de Educação e Formação
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
SEJAM BEM VINDOS À.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
Prevenção de Acidentes na Comunidade Escolar e Ambiente Doméstico
FLUP - 13/12/2006 PROGRAMA NINHOS DE EMPRESAS. FLUP - 13/12/2006 Ninhos de Empresas Apresentado por Paulo Santos.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Estágio Profissional Loulé Colbat, Empresa de construção, LDA. Eliana Silva.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Voluntariado.
Workshops Empresariais
L. Teixeira & Melo Lda Reforma da formação profissional, financiamento à formação – POPH Investigação, Desenvolvimento e Inovação – Práticas e Incentivos.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Auditoria da Qualidade
TECNOLOGIA DE MOLDAÇÃO POR INJECÇÃO
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
AVISO: A corrupção ainda está instalada em Portugal… Veja o caso que nós denunciamos a seguir:
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
dos Objectivos à Concretização
Cursos de Educação e Formação
Problemas e Propostas de Solução
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
APRESENTAÇÃO PESSOAL Somos especialistas em prestar-lhe um serviço de consultoria imobiliária, financeira e seguros personalizada e independente, onde.
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Projeto “Nós Propomos!” Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2013/14 12ºJ Joana Rodrigues João Pinto Rafael Teles Rita Bahia.
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Importância das TIC para o Curso de Técnico de Manutenção Industrial e Electromecânica Trabalho Elaborado por: Tiago Fernandes.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
MAIS QUE PALAVRAS PROJECTO GESPOST 6 – CASA GAIATO LISBOA Equipa: MARL,Qtª Piedade,Stº António Cavaleiros Odivelas.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Direito dos Contratos ano lectivo 2007/08 Assunção Cristas Proposta e aceitação.
02.1 Porquê aderir à RESSST? 11 razões para aderir à RESSST Porquê aderir à Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST)?
COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
1 PROGRAMAScriptum ESCREVER COM IMPACTO NA EMPRESA DA MENSAGEM ELECTRÓNICA AO RELATÓRIO DE GESTÃO Lisboa, 24 e 25 de Setembro de 2007 Hotel Holiday Inn.
Organização e Funcionamento do Serviço de Patologia Clínica
Arcos de Valdevez, 23 de Setembro_2010
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
8 de Janeiro de 2016 Um Percurso Profissional Sob Influência da LEIC Por António Silva Antigo Aluno.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal: O caso Brasileiro 1.A análise do actual mercado de remessas com destino ao Brasil 2.As oportunidades.
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
Transcrição da apresentação:

Formação de Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho Relatório de Estágio Formação de Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho Acção n.º 7

Breve caracterização da empresa receptora. A João Jacinto Tomé S.A. presta serviços globais de Construção, Conservação e Condução de Instalações Eléctricas e Electromecânicas. A sua Sede Localiza-se: Rua Possidónio da Silva 158-A, em Lisboa. Tem estaleiros, que geograficamente estão nas seguintes localidades:

Carregado Vila Franca Talaíde Palmela Alcantarilha Portalegre Lisboa Sede

Breve caracterização da empresa receptora A J. J. Tomé em números: Breve caracterização da empresa receptora A J.J.Tomé em números: . Volume de negócios: 25,568 M€ . Obras realizadas: 5.200 . N.º de Colaboradores: Cerca de 250

- Porquê a elaboração do Manual de Acolhimento? Justificações - Porquê a J.J.Tomé ? - Porquê a elaboração do Manual de Acolhimento? - Em que condições? - Que constrangimentos e condicionalismos ? - Que Ajudas e apoios ?

Justificações Porquê a J. J. Tomé ? O ramo de actividade da empresa, que tem muitas afinidades com a experiência profissional do estagiário, bem como o seu bom relacionamento com os dirigentes da empresa, foram razões de motivação suficientes para direccionar os contactos à J. J. Tomé, os quais, levaram à realização deste estágio.  

Justificações Porquê a elaboração do Manual de Acolhimento? Porque a empresa é Certificada para a Qualidade, tem em vigor um Manual para a Higiene e Segurança e arrancou com o projecto de integração do Ambiente e Higiene e Segurança no sistema da Qualidade actual. É o resultado do total envolvimento e empenhamento da Administração no processo. De salientar o interesse da própria Administração em que o estágio tivesse a duração de 6 meses de forma a poder acompanhar todo o processo. O condicionalismo da curta duração do estágio, por um lado, e a inexistência de um Manual de Acolhimento como documento, por outro, fizeram pender para a opção da realização deste trabalho.  

Justificações Em que condições? Em muito boas condições de acolhimento e aceitabilidade, sendo fácil e rápida a minha integração na “família” J J Tomé.  

Justificações Que constrangimentos e condicionalismos ? 1- O já referido curto período (35 dias úteis); 2- A não disponibilidade de um computador por parte da empresa, o que obrigou a ter que recorrer a um “velhinho” portátil, já na idade da reforma.  

Justificações Que ajudas e apoios ? Com o único senão da falta do computador, pode-se dizer que tive direito ao acesso a toda a informação de que necessitava, e à ajuda e apoio, generosos, de toda a equipa do Departamento de Segurança Qualidade e Ambiente, sem esquecer, o que seria injusto, a disponibilidade e colaboração, dos responsáveis dos sectores das Compras, Máquinas e Viaturas e Recurso Humanos.  

Conclusão 1- Uma empresa, que tem uma actividade considerada de grande risco, (índice de sinistralidade em 2006 foi de … sendo o índice de gravidade …..) ; 2- Foram três as auditorias externas acompanhadas; 3- Equipa, técnica e quanto ao domínio da legislação, muito bem preparada; 4- Está dotada de uma boa e adequada estrutura. Muito Obrigado