O sistema hormonal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Fisiologia do Exercício
Sistema Endócrino.
Hipófise.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Colégio INEDI Biologia
O eixo hipotálamo/hipófise
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Glândulas e Hormônios Prof.César Lima
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
Sistema Endócrino CIÊNCIAS 2011
Salivares, Sudoríparas,
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
SISTEMA ENDÓCRINO OU HORMONAL.
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
Hipotálamo e Hipófise.
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Sistema Neuro-hormonal
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Colégio Maria Imaculada
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino.
Fisiologia do Exercício
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS HORMÔNIOS
Ciências Naturais 9º ano
O sistema nervoso.
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
Sistema neuro-hormonal
Disciplina de Fisiologia
Sistema Endócrino e Exercício
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMAS DE COORDENAÇÃO. COORDENAÇÃO ENDÓCRINA OU HORMONAL. GLÂNDULASAgrupamento de células ou órgãos especializados na produção e na eliminação (secreção)
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

O sistema hormonal

Diferenças entre os sistemas nervoso e hormonal Impulso nervoso Neurotransmissor Sistema nervoso

Diferenças entre os sistemas nervoso e hormonal Corrente sanguínea Célula endócrina Célula-alvo Hormona Sistema hormonal

O sistema hormonal A glândula é uma célula ou conjunto de células responsável pela produção de substâncias no organismo. As glândulas podem ser exócrinas ou endócrinas. A Glândulas exócrinas: segregam as substâncias para canais, que as lançam no exterior ou em cavidades internas. B Glândulas endócrinas: produzem hormonas e libertam-nas na linfa intersticial, que as transporta até aos locais onde vão atuar, as células-alvo. Dá um exemplo de cada tipo de glândula.

As funções do sistema hormonal O sistema hormonal exerce três tipos de funções: Reguladora: da composição química e do volume da linfa intersticial; do metabolismo celular; do balanço energético do organismo; da secreção das glândulas; do sistema reprodutor; da atividade do sistema imunitário. Controladora: da contração muscular involuntária; do desenvolvimento e crescimento do organismo. Estabilizadora: dos ritmos circadianos (ritmo das 24 horas do dia).

As glândulas endócrinas 1 2 3 4 As glândulas endócrinas produzem hormonas. Cada hormona atua unicamente nas células-alvo que a reconhecem e que se ligam a ela. 5 6 7 Identifica as glândulas assinaladas. 8 10 9

As glândulas endócrinas Pineal Hipotálamo Hipófise Tiroide e paratiroides Quais são as glândulas exclusivas das mulheres? Timo E quais são as glândulas exclusivas dos homens? Suprarrenal Pâncreas (Ilhéus de Langerhans) Placenta Testículos Ovários

As glândulas endócrinas Timo Pineal Tiroide e paratiroides Hipófise Ilhéus de Langerhans Suprarrenais Testículos Ovários Indica o nome e a localização das glândulas apresentadas.

Como atuam as hormonas As hormonas são mensageiros químicos, transportados pela corrente sanguínea, para atuarem especificamente sobre as células-alvo. Corrente sanguínea Célula secretora Célula-alvo

Como atuam as células-alvo As células-alvo são as únicas a possuírem recetores químicos que identificam a presença de certo tipo de hormonas. Estes recetores permitem-lhes identificar as hormonas e produzir a resposta pretendida. Secreção de hormonas Transporte pelo sangue Células-alvo

As funções da hipófise Hipófise Pele (MSH) Tiroide (TSH) Ovário (LH, FSH) Testículo Mama Prolactina Suprar-renais (ACTH) Rins (ADH) Ossos (GH) Com a ajuda do manual, refere as funções de algumas das hormonas identificadas no esquema .

As funções da melatonina e do cortisol Estímulo sensorial Madrugada Aumento da luz Secreção de neuro-hormona Hipotálamo Secreção de cortisol Suprarrenais Entardecer Diminuição da luz Diminuição da secreção Diminuição do cortisol Qual é o estímulo externo que ativa a produção de cortisol? Descreve o modo de atuação do cortisol.

Funções da melatonina e do cortisol Estímulo sensorial Entardecer Diminuição da luz Secreção de melatonina Glândula pineal Madrugada Aumento da luz Diminuição de melatonina Qual é o estímulo externo que ativa a produção da melatonina? Descreve a ação da melatonina.

Ação concertada dos sistemas nervoso e hormonal Amamentação Prolactina Glândula mamária (produção de leite) No processo ilustrado existe alguma glândula exócrina? Qual? Faz uma pesquisa de forma a obteres informação sobre as hormonas que participam na amamentação.

Ação concertada do sistema nervoso e hormonal Hipófise Mama Posterior: segrega oxitocina e estimula a emissão de leite Anterior: segrega prolactina, que estimula a produção de leite Estímulos mecânicos: sucção Estímulo táctil Estímulo visual Hipotálamo Glândulas mamárias Identifica os estímulos nervosos e hormonais Segrega hormonas que estimulam a hipófise Segregam leite Emitem o leite para os ductos O aumento de prolactina no sangue inibe a produção de hormonas pelo hipotálamo. A falta de estímulo proveniente do hipotálamo inibe a produção de prolactina e oxitocina. Descreve o mecanismo de retroação que terá de existir neste processo para impedir a excessiva produção de leite.

A importância do sistema neuro-hormonal Aumento da temperatura corporal Homeostasia 36,5 ºC-37,5 ºC Diminuição da temperatura corporal Relembra a sequência de respostas do sistema nervoso que determina a termorregulação do organismo.

A importância do sistema neuro-hormonal A resposta ao frio/calor processada pelo sistema nervoso é rápida e eficaz. Porém, se uma situação de frio continuar, é necessário que o organismo produza energia para se manter a 37 oC. Tal só ocorre se o metabolismo de produção de energia for alterado. Quando a temperatura aumenta, qual é a glândula responsável pela sudação? Glândula sudorípara – glândula exócrina. Qual é a hormona que provoca a vasoconstrição na pele? Adrenalina – secretada pelas glândulas suprarrenais. Que hormonas podem ser úteis no aumento do metabolismo e, como consequência, da temperatura corporal? Hipotálamo H. neurosecretora Hipotálamo (Tirotrofina) Hipófise (TSH) Tiroide (Tiroxina) aumento do metabolismo celular

A importância do sono Clica na imagem para acederes a um artigo publicado na revista Visão, onde se identificam algumas consequências de uma vida diária preenchida por noites mal dormidas.

A importância do sono O artigo da Visão identifica as seguintes consequências da falta de sono: — Mais fome. — Aumento do risco de diabetes tipo 2. — Menor sociabilidade. — Menor saúde da pele. — Aumento do risco de ter alguns tipos de cancro. — Perda de tecido cerebral. — Menor concentração e memória. — Aumento do risco de doenças cardíacas. — Aumento do risco de obesidade. — Aumento do risco de depressão. Porque é tão importante dormir bem? Achas que estes problemas podem ocorrer apenas a pessoas que passaram longos períodos de tempo a dormir mal ou também a quem passa apenas por umas noites mal dormidas?

A importância do sono Agora pensa e responde: Quantas horas, em média, dormes por noite? Acordas bem-disposto ou acordas com sono? Depois de uma noite mal dormida, como corre o teu dia? E depois de uma noite bem dormida? Clica na imagem para acederes a um teste da Associação Portuguesa do Sono e poderes analisar a qualidade do teu sono.

As doenças do sistema hormonal A diabetes é uma doença relacionada com a insuficiência ou a incapacidade de produção de insulina pelo pâncreas, ou o não reconhecimento da hormona pelas células-alvo. Na diabetes tipo 1 ocorre a destruição das células secretoras; os doentes são insulinodependentes. Figura encontra-se num pdf que se encontra alojado em http://www.dgs.pt/estatisticas-de-saude/estatisticas-de-saude/publicacoes/diabetes-factos-e-numeros-2014.aspx Na diabetes tipo 2 há produção insuficiente de insulina ou não reconhecimento da hormona pelas células-alvo; os doentes não são insulinodependentes.

As doenças do sistema hormonal A diabetes é uma doença relacionada com a insuficiência ou a incapacidade de produção de insulina pelo pâncreas, ou o não reconhecimento da hormona pelas células-alvo. Figura encontra-se num pdf que se encontra alojado em http://www.dgs.pt/estatisticas-de-saude/estatisticas-de-saude/publicacoes/diabetes-factos-e-numeros-2014.aspx Fonte da imagem: DGS.

As doenças do sistema hormonal As principais complicações crónicas da diabetes são: Neuropatia e amputação; Retinopatia e cegueira; Nefropatia; Doença cardiovascular. Fonte da imagem: DGS.

As doenças do sistema hormonal PREVALÊNCIA DA DIABETES E DA HIPERGLICEMIA INTERMÉDIA EM PORTUGAL - 2013 TDG – Tolerância Diminuída a Glucose AGJ - Alteracão da Glicemia em Jejum Fonte da imagem: DGS. Qual é a percentagem de portugueses que se encontra no grupo que apresenta alterações à insulina?

As doenças do sistema hormonal Fonte da imagem: DGS. Analisa a tabela e identifica em que ano se verificou o maior número de casos de diabetes tipo 1. Que conclusões tiras desta análise? Tendo em conta os conhecimentos que tens, quais são as causas para os valores indicados na tabela?

As doenças do sistema hormonal Fonte da imagem: DGS. De que forma podem ser invertidos os valores apresentados na tabela, de modo a evitar que as novas gerações tenham problemas graves de saúde precocemente?

Avalia as tuas metas… Referir a função de algumas hormonas; Explicar a importância do sistema neuro-hormonal na regulação do organismo; Localizar as glândulas endócrinas: glândula pineal, hipófise, hipotálamo, ilhéus de Langerhans, ovário, placenta, suprarrenal, testículo, tiroide; Referir a função das hormonas: adrenalina, insulina, hormona do crescimento e melatonina; Doenças do sistema hormonal; Indicar medidas que visem contribuir para o bom funcionamento do sistema hormonal.