DEMANDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

Comercialização de Produtos Agroindustriais
Capítulo 2: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Microeconomia Aula 3.
FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
CAPÍTULO 3 Oferta e Demanda
Fundamentos de Economia
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
PARTE II Microeconomia.
Capítulo 3: Elasticidades
Análise da Oferta de Mercado
TEORIA ECONOMICA I.
O Modelo da Procura e Oferta
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Análises de Demanda e Oferta
Fundamentos de Microeconomia
Comercialização de Produtos Agrícolas
Turma: ADM 2º semestre noturno
A Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 8 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
DEMANDA.
Administração de Marketing I
Economia e Mercado 4ª AULA.
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
VALOR VALOR – TRABALHO Questões :
Introdução a Microeconomia
BENS ECONÔMICOS CATEGORAIS.
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
Teoria da Escolha do Consumidor
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
VALOR VALOR – TRABALHO Questões :
PARTE II Microeconomia.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
DEMANDA x OFERTA.
CONJUNTURA ECONÔMICA JOSIAS ALVES.
Teoria da Demanda e Oferta Parte I
Teoria Básica de Oferta e Demanda
OFERTA.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Assuntos preliminares
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
A Demanda e seus Determinantes
Microeconomia Aula 2.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Prof. Jorge Sant' Anna Elasticidades
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Capítulo III - Elasticidades Conceito Elasticidade-Preço da Demanda
Aula 3 – Oferta e Demanda.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
DEMANDA.
DEMANDA.
DEMANDA.
Transcrição da apresentação:

DEMANDA

DEMANDA ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS A UTILIDADE representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem ser adquiridos no mercado.

DEMANDA ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS UTILIDADE é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Por ser baseada em aspectos psicológicos ou preferências, a utilidade difere de consumidor para consumidor.

A TEORIA DO VALOR-UTILIDADE DEMANDA A TEORIA DO VALOR-UTILIDADE Contrapõe-se à chamada TEORIA DO VALOR-TRABALHO Pressupõe que o valor de um BEM se forma por sua DEMANDA, isto é, pela SATISFAÇÃO que o BEM representa para o consumidor.

TEORIA DO VALOR-TRABALHO DEMANDA TEORIA DO VALOR-TRABALHO Considera que o valor de um BEM se forma do lado da OFERTA, por meio dos custos do trabalho incorporados ao BEM.

VALOR DE USO E VALOR DE TROCA DEMANDA VALOR DE USO E VALOR DE TROCA Valor de USO é a utilidade que ele representa para o consumidor. Valor de TROCA se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da OFERTA e da DEMANDA do BEM.

DEMANDA DE MERCADO CONCEITO A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

DEMANDA CONCEITO QUANTIDADE DEMANDADA – a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar.

Demanda Demanda Lei Geral da demanda: A “curva” de demanda é negativamente inclinada evidenciando a Lei geral da procura, segunda a qual quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada desse bem diminui, e quando seu preço diminui, a quantidade demandada aumenta.

Demanda Curva de Demanda Observação: Deve-se enfatizar ainda que variações no preço do bem provocam mudanças na quantidade demandada, com a curva de demanda permanecendo inalterada. Assim, falar em demanda significa referir-se a toda curva, enquanto que quantidade demandada refere-se a um dado ponto dessa mesma curva. p D q

Demanda Condição “coeteris paribus” Observando os determinantes da demanda, verifica-se que todos variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Para contornar esse problema, os economistas valem-se da condição – coeteris paribus - uma expressão latina que significa ”tudo mais permanecendo constante”.

Determinantes da Demanda Que fatores determinam a quantidade de sorvete que você quer comprar?

DETERMINANTES DA DEMANDA Preço de mercado; Renda do indivíduo; Preço de produtos similares; Gosto; Expectativa; Número de consumidores.

Esquema de Demanda Preço Quantidade $ 0.50 10 $ 1.00 8 $ 1.50 6 $ 2.00 4 $ 2.50 2 $ 3.00

Curva da Demanda por Sorvete Preço Preço Quantidade $3.00 Demanda 0.50 10 2.50 1.00 8 1.50 6 2.00 2.00 4 2.50 2 1.50 3.00 1.00 0.50 Quantidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Determinantes da Demanda P Q Preço de Mercado: Existe uma relação inversa entre preço e quantidade demandada (Lei da Demanda)

Mudança na Quantidade Demandada Preço $2.00 7 Quantidade

Mudança na Quantidade Demandada Preço $2.00 7 $1.00 13 Quantidade

Deslocamento das Curvas de Demanda Aumento da Demanda Aumento na renda do consumidor Aumento no preço dos bens substitutos Diminuição no preço dos bens complementares Mudança favorável nos hábitos e gostos p q

Deslocamento das Curvas de Demanda Diminuição da Demanda Diminuição na renda do consumidor Diminuição no preço dos bens substitutos Aumento no preço dos bens complementares Mudança desfavorável nos hábitos e gostos p q

Determinantes da Demanda P Q Renda: aumento de renda aumenta a demanda por um bem “normal”

MUDANÇA NA DEMANDA (efeito renda) $2.00 7 10 Preço Quantidade

DETERMINANTES DA DEMANDA P Q Bens Inferiores Renda: aumento de renda diminui a demanda por um bem “inferior”

DETERMINANTES DA DEMANDA BENS INFERIORES A demanda varia em sentido inverso às variações da renda. Ex. Se o consumidor ficar mais rico, diminirá o consumo de carne de segunda.

DETERMINANTES DA DEMANDA Bens de Consumo Saciado Quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores. Ex. arroz, farinha, sal.

DETERMINANTES DA DEMANDA Preços de Bens Substitutos Quando a queda de preço de um bem reduz a demanda por outro, os bens são chamados de “substitutos”. Ex. Aumento no preço da carne, eleva a demanda de peixe.

Determinantes da Demanda Bens Complementares Quando a queda de preço de um bem aumenta a demanda por outro, os bens são chamados de complementares . Ex. Qtdade automóveis verso gasolina.

Relação Entre Quantidade Demandada e Número de Consumidores Pode ser influenciada pela idade de uma população; Exemplo: Quem compra ingressos para assistir uma seresta; Outro público vai a um rock...

Quantidade Demandada e Demanda VARIÁVEL UMA MUDANÇA NA VARIÁVEL CAUSA UM(A)... Preço Movimento ao longo da curva da demanda Renda Deslocamento da curva Preço de bem relacionado Gostos Expectativa Número de Compradores

Derivando a Demanda de Mercado Preço do sovete Preço do sovete Preço do sovete Dm = Q8+ Q10 Demanda do Mercado Indivíduo 1 Indivíduo 2 P1 Q8 Quantidade Q10 Quantidade Q18 Quantidade

Conclusão A oferta e a demanda são as rédeas de uma economia de mercado; A oferta e a demanda, em conjunto, determinam o preço dos diferentes bens e serviços de uma economia; Preços são o sinal que determina a quantidade alocada de recursos na produção de bens.

Resumo Economistas utilizam o modelo de oferta e demanda para analisar mercados competitivos; A curva de demanda mostra como a quantidade demandada de um bem depende do seu preço.

Resumo De acordo com a lei de demanda, quando o preço de um produto sobe a quantidade demandada cai; Além do preço, a renda, os gostos, as expectativas e os preços de outros produtos (substitutos ou complementares) podem também determinar a quantidade demandada de um produto.