Educação Especial: Libras e Braile

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Tato É um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos: sistema somatosensorial.
Advertisements

ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Educação Especial LEGISLAÇÃO.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Linguagem Corporal.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
É só colocar óculos para conseguir ver?
Surdez A Educação dos Surdos.
Deficiente Auditivo e Surdo.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
DEFICIÊNCIA VISUAL - CONCEITOS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
 .
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
Prof. Orlando Miranda Júnior
LINGUAGEM E PENSAMENTO
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DEFICIENTES VISUAIS
A pessoa com necessidades especiais no ambiente de trabalho
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
INSTRUÇÕES PARA A MEDIDA DA ACUlDADE VISUAL
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
O Aluno com Deficiência Auditiva
Libras: a primeira língua dos surdos brasileiros
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Nomenclatura na área da Surdez
INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA.
Filosofias Educacionais para Surdos
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
MANUAL DE LÍNGUAS BRAILLE & LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Acessibilidade e Inclusão
"Ouvir com os olhos e falar com as mãos
Dicas de integração com Pessoas Especiais.
Língua Brasileira de sinais e simbologia Braille.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Aprendendo com as diferenças.
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
Atletismo Adaptado para CEGOS.
Visual Auditiva Mental Múltipla Física
Trabalhando os conceitos básicos de Braille e Libras
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Você sabia? Braille e libras.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Émerson E. Santos Luciane W. Pristch Micheli A. Rosa Rita C. F. Messa
Libras e Braille: conheça mais.
Ponto de vista: Braille
Comunicação.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Roteiro para Estudo.
Agir com naturalida de Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
Menina dos Olhos de Atibaia Avaliação e triagem dos alunos
Universidade Federal de Santa Catarina FREQUÊNCIA MODULADA – FM
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Deficiência Auditiva.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Educação Especial: Libras e Braile Esta página é a capa Edson Ricardo Fuckner; Ione Clemer, Júlia Bittencourt, Juliana Pereira

Conceitos Simbologia Braille Simbologia Braille Foi criada por Louis Braille, em 1825 na França. O sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas, sendo este uma combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números, e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de 6 pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com 3 pontos a direita e 3 a esquerda, de uma cela básica denominada cela Braille. Baixa Visão É considerada uma pessoa com baixa visão quando esta tem um grau de visão podendo variar desde a percepção luminosa e a percepção de objetos, até a acuidade visual correspondente a 30%. A pessoa com baixa visão tem uma alteração no funcionamento visual, mesmo depois do tratamento, e ou, correção de refração padrão, tendo uma A.V.P de 0,3 até percepção de luz ou campo visual de 10° a partir do ponto de fixação, mas que usa,ou é, potencialmente capaz de usar a visão para planejamento e execução de tarefas. Cegueira Uma pessoa é considerada cega, quando a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com melhor correção óptica. Nos casos onde a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for menor ou igual a 60°. É uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão, que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em campo mais ou menos abrangente (Sá Campos, Silva, 2007).

Dicas Simbologia Braille Utilizar naturalmente o termo “cego”, “ver”, “olhar”. Os cegos também os utilizam. Ao conduzir uma pessoa cega, ofereça seu braço para que ela segure. Não agarre-a, nem puxe-a pelo braço ou pela bengala. Ao explicar a direção para um cego, indique a distância e pontos de referência com clareza: “tantos metros à direita, à esquerda. Evite termos “por aqui, por ali” Informe sobre os obstáculos existentes, exemplos: degraus, desníveis. Quando houver a necessidade de passar por lugares estreitos, a exemplo de portas e corredores, posicione seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa seguÍ-lo. Sempre que se ausentar de uma sala, informe a pessoa, caso contrário, ela ficará falando sozinha.

LIBRAS Conceitos Língua Brasileira de Sinais Ela é utilizada pela comunidade surda para se comunicar em todos os espaços e situações. Libras é uma língua, e não uma linguagem. Ela é utilizado por deficientes auditivos para comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Libras não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural como qualquer outra, com estrutura sintática, semântica, morfológica, etc. Com uma diferença básica: Ela utiliza a imagem para expressar-se. Surdez Surdez ou Hipoacusia, é um termo genérico que serve para definir a perda auditiva. As causas de surdez devidas a lesão central (cerebral) são muito raras, de forma que a grande maioria estão relacionadas com a alteração do ouvido. Existem dois tipos de surdez, a surdez de transmissão, que origina-se no ouvido externo ou médio. E a surdez neurossensorial, origina-se essencialmente no ouvido interno. Em ambas as categorias, é necessario distinguir causas genéricas e adquiridas. Dependendo da gravidade, classificam-se em surdez ligeira, moderada, severa e profunda. A surdez total denomina-se cofose. Bilingüismo O bilingüismo, em um sentido escrito, é uma proposta de ensino utilizada pelas escolas, que se propõem a tornar acessível a criança duas línguas no contexto escolar. Estudos mostram que esta proposta tem sido a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que se considera a língua de sinais como língua natural, partindo deste pressuposto, para o ensino da língua escrita. O bilingüismo é mais do que o uso de duas línguas, a educação bilingüe consiste em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna. A língua de sinais propicia o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando o processo de aprendizagem servindo de apoio para leitura e compreensão.

Dicas de relacionamento com pessoas com deficiência surdez.... LIBRAS Dicas Dicas de relacionamento com pessoas com deficiência surdez.... Fale pausadamente, mantendo contato visual, pois se desviar o olhar, ela poderá entender que a conversa acabou. Fale articulademente, movimentando bem os labios, evitando colocar objetos ou a propria mao na boca, para não atrapalhar a leitura labial. Fale num tom de voz normal, a não ser que lhe pelas para falar mais alto. Se tiver dificuldade pare endento-lo, não tenha receio de pedir que repita. Quando o surdo estiver acompanhado de interprete, fale diretamente com a pessoa surda, não com o interprete.

REFERÊNCIAS BOCK, Geisa Letícia Kempfer. Simbologia Braile. Florianópolis: DIOESC:UDESC/CEAD/UAB, 2013. ›PORTAL, Educação. O Bilinguismo: O que é?. Portal da Educação 2013. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/33865/o-bilinguismo-o-que-e>. Acessado em: 21 de ago. 2014. ›SÁ, Elizabet Dias de. Deficiência Visual. Portal Mec, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf>. Acessado em: 21 de ago. 2014. ›São PAULO, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Dicas de Relacionamento com pessoas com deficiência. 2008. Disponível em: < http://www.planetaeducacao.com.br/portal/documentos_apoio/dicas-de-relacionamentos-com-pessoas-com-deficiencia.pdf>. Acessado em: 21 de ago. 2014. ›VELLAVERDE, Adão. Dicas de Convivência com pessoas com deficiência. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande Do SUl, 2011. Disponível em: < http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/uploads/1309442549Cartilha_Dicas_de_Convivencia_PCD_Faders_e_AL_RS.pdf>. Acessado em: 21 de ago. 2014. O bilingüismo aplicado a educação especial de surdos. Disponível em <http://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki/index.php/O_BILINGUISMO_APLICADO_%C3%80_EDUCA%C3%87%C3%83O_ESPECIAL_DE_SURDOS> Acessado em: 14 de set. 2014.   http://www.cochlea.org/po/surdez http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/ http://revistaacene.com.br/inscricoes-para-curso-de-libras-do-cas-acontecem-no-mes-de-fevereiro/