Atividade complementar 05

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
A VIDA.
Formação em ação Segundo Semestre..
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Não há docência sem discência
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
"A vida são deveres que nós trouxemos para fazer em casa. 
Quando falamos em aprender...
O ENSINO DE GEOGRAFIA ENCONTRO DE PROFESSORES ESCOLA PÓLO – REGISTRO 08/02/2008.
A VIDA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Relógio do Coração Ligue o SOM clique o mouse para avançar...
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
A partir do próximo amanhecer
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Percepção do Espaço Pela Criança
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
"A vida são deveres que nós trouxemos para fazer em casa. 
O Relógio do Coração.
Relógio do Coração.
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
O Tempo é mágico... Não deixe que ele escape por entre os
A vida é rodeada de porquês.... A dúvida nos permeia a existência!
"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Verbo Língua Portuguesa.
ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL SÃO JOSÉ – AVHSJ
A Função do Professor Articulador
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
SEJA FELIZ !! SEJA FELIZ !!.
Laboratório de Aprendizagem
A VIDA.
HAMILTON H AMILTON S LIDE E A VIDA... A vida são deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira...
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Prática como Componente Curricular
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Tempo Mágico... Formatação: Tânia Ribeiro
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Relógio do Coração.
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
QUEM SÃO OS SUJEITOS DE DIREITOS?
Atividade complementar 04
Observe o sol... POESIA COM PALAVRAS….de gratidão!
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
By Búzios Slides O Tempo Automático A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. By.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
'Ame a todo momento, todos os dias, de todas as formas e maneiras.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Relogio do Coração. Progressão automática. Há tempos em nossa vida, que contam de forma diferente. Há semanas que duraram anos, como há anos que não.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Procura-se o autor Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns detalhes.
A VIDA.
3 de novembro de :37:49 O tempo.
Transcrição da apresentação:

Atividade complementar 05 Apresentação 05 O QUE FAZER PARA RECONHECER OS TEMPOS SOCIAIS E AS TEMPORALIDADES DOS SUJEITOS NA CONSTRUÇÃO DO TEMPO ESCOLAR?

Professoras e professores, No encontro anterior, iniciamos nossa reflexão sobre o tempo escolar. E hoje nos perguntamos: Como promover o diálogo entre o tempo escolar e as diferentes temporalidades (Matriz curricular; Os níveis de escolarização; Carga horária, experiências sociais dos sujeitos, tempos sociais, dentre outros)?

TEXTO BASE: TEMPO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: do tempo reduzido a ritmo ao tempo como simultaneidade TEXTO REFERENCIAL: Ciclos de formação e desenvolvimento humano: quais são os elementos da prática educativa de boa qualidade?

Os conteúdos das áreas, do material didático e literário adquirem não apenas novas referências e novos significados. Como podemos chegar a novas formas de ordenar, trabalhar os conhecimentos, a formação humana?

Se o indivíduo é portador de um ritmo, de um tempo próprio, como fazer para mudar algo que é aparentemente imutável e assim garantir que todos aprendam?

Se o tempo escolar encontra dificuldades lidar com outros tempos sociais, também é possível observar a sua dificuldade em lidar com as temporalidades dos sujeitos (PINHO, 2013, p. 1).

Horários e tempo das aulas Definição e ordenação dos conteúdos Tempos Sociais Tempo Escolar Calendário Duração do ensino Idade Horários e tempo das aulas Definição e ordenação dos conteúdos Tempo do Trabalho Práticas Simbólicas Tempo Livre

Tempo Social Tempo Escolar

Tempo Social Tempo Escolar

Classificando a diferença: o reconhecimento distorcido do outro De modo geral, as representações reforçam as imagens distorcidas do Outro que é representado como aquele que tem dificuldade de aprendizagem...

Classificando a diferença: o reconhecimento distorcido do outro Embora toda identidade seja negociada, contestada, aceita em parte ou totalmente, de fato pode ocorrer, como afirma Taylor (2000), a internalização de um reconhecimento distorcido, fazendo com que o outro tenha uma imagem negativa de si mesmo.

“1. habituar-se a não referir-se o tempo próprio ao tempo dos Outros [ “1. habituar-se a não referir-se o tempo próprio ao tempo dos Outros [...]; 2) habituar-se a não referir-se o tempo próprio ao tempo das coisas [...] 3) habituar-se – duro exercício – a não referir-se o tempo próprio ao tempo da vida” (PINHO, 2013, p. 12)

O Tempo Mario Quintana A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado… Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas… Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo… E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Referências PINHO, Ana Sueli Teixeira de. TEMPO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: do tempo reduzido a ritmo ao tempo como simultaneidade. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO (FORNECIDO PELA AUTORA)