YOUNG READERS Oslo 26.08 04 Norske Skog World Association of Newspapers Young Readers – Newspapers in Education.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS
Fundação Roberto Marinho
Construindo Redes ANDE: uma experiência Elza Fagundes Feitosa.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Características do mercado brasileiro:
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Leitura no Instituto Dom Nery
Avaliação Institucional
um desafio contemporâneo
Secretaria de Educação Básica
Excelência humana e Valores Humanos
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
Neoliberalismo e Crise da Educação Pública
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Eixo 1. Democratização do acesso
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
A Fábrica de Criatividade é um espaço cultural e de ensino, situado no Capão Redondo, que propõe despertar a criatividade através de estímulos culturais,
CBVE AGO – Fev/2013 Prata da Casa Programa Attitude Fevereiro, 2013.
 Faz parte de uma boa Gestão de Pessoas ajudar o Colaborador a alcançar o seu potencial total e a impulsionar os resultados de negócio de alto desempenho.
Accor Hospitality América Latina
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
O uso de novas mídias nas escolas
LEITURA NO ÔNIBUS.
Semana da Leitura O que é?
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
ELIANE PEREIRA DE BRITO
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Fundada em 1987, a CDN Comunicação Corporativa é uma agência de Relações Públicas 100% focada na construção e fortalecimento da imagem e da reputação.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
“Um país se faz de homens e livros”
Desenvolvimento humano em um mundo em movimento Daniel Santos 11/15.
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O papel pedagógico do órgão gestor
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

YOUNG READERS Oslo Norske Skog World Association of Newspapers Young Readers – Newspapers in Education

YOUNG READERS Oslo oung Readers/ Newspapers in Education (NIE) Uma parceria entre Norske Skog, Associação Mundial de Jornais (WAN) e Associados

YOUNG READERS Oslo A Escola: o ponto de partida para o desenvolvimento da leitura

YOUNG READERS Oslo O que a Norske Skog espera deste projeto? 1)Contribuir para a formação do cidadão Cidadão. S.m. 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este 2)Ajudar no desenvolvimento da proficiência de leitura de crianças e jovens 3)Apoiar a liberdade de imprensa e o fortalecimento da democracia 4)Acumular e passar adiante conhecimento dos hábitos de leitura de jovens leitores, com objetivo de desenvolver o produto jornal e consequentemente atrair novos leitores 5)Desenvolver novas ferramentas educacionais através da utilização do jornal na classe de aula

YOUNG READERS Oslo Como podemos atingir estes objetivos? Através de uma rede única de informação sobre o meio: WAN é uma organização global representando cerca de 18,000 jornais em 150 paises Troca de experiências: o projeto hoje já está representado em mais de 60 países Norske Skog contribuirá com o projeto um total de cerca de USD 2 millões entre 2003 e 2007 Condução do projeto de forma estruturada, unindo e coordenando iniciativas e parcerias entre os jornais associados a WAN e autoridades e profissionais de educação

YOUNG READERS Oslo O jornal na educação em algumas palavras Esta iniciativa tem vários aspectos positivos. Crianças aprendem a ler melhor, adquirem atitudes críticas para o desenvolvimento social, e entendem o valor de se viver em uma sociedade democrática. Em outras palavras, utilizar o jornal na educação torna jovens melhores cidadãos e proporciona a eles uma boa base para criarem seu próprio futuro. Apoiando esta iniciativa, a Norske Skog reune forças com seus clientes para enfrentar um dos principais desafios da indústria: encorajar novas gerações a tornar a leitura de jornais parte de seu estilo de vida. Jan Oksum, CEO Norske Skog

YOUNG READERS Oslo Desenvolvimento e leitura Consumo de papel jornal no mundo:

YOUNG READERS Oslo Atividades Futuras Conferências em colaboração com a WAN na América Latina e Leste Europeu Desenvolvimento de projetos na Sérvia, Montenegro, Macedônia, Romênia, Estônia, Lituânia, Rússia e Indonésia (2004) Desenvolvimento adicional do projeto na América Latina (2005) Desenvolvimento de projetos na Asia e Oriente Médio (2006)

YOUNG READERS Oslo Para salvar um mundo sem letras (….um poema sobre a importânia da liberdade de expressão para indivíduos, nações e democracia…) E se de repente não houvesse nada para ler? Que chato, bruto e peculiar nosso mundo se pareceria Sem o sorriso das histórias em quadrinhos Sem notícias de além de alguns quilômetros Como viver sem o conhecimento do tempo Ou sem registro dos acontecimentos de nossos antepassados Como poderiamos suportar um mundo Sem livros, uma sílaba ou uma esperança Seríamos realmemte bem sucedidos Sem nada para ler? Rishana Singh, 16 anos, África do Sul