Fernanda de Paula Andrade

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Transcrição da apresentação:

Fernanda de Paula Andrade Luísa Zeredo Pereira PRO 112-01U AUTOCAD

Introdução O AutoCAD, criado pela Autodesk em 1982, tem como principal função auxiliar na elaboração de peças de desenhos técnicos em 2D e, também, na criação de modelos tridimensionais. Atualmente, é usado no campo da arquitetura, de design de interiores, de engenharia mecânica e de diversos outros ramos industriais. O AutoCAD é um programa que se enquadra no conceito de tecnologia CAD e é utilizado em escala internacional para a criação de projetos em computador.

Comandos Line Acesso por: Draw > Line Via teclado: L Aparece na área de comandos para que o primeiro ponto da linha seja especificado. Este ponto pode ser definido clicando com o botão esquerdo do mouse, digitando a coordenada exata dele .Depois, o próximo ponto da linha tem que ser especificado também, da mesma forma. E assim o programa continua solicitando o próximo ponto, até que pressionemos a tecla ENTER para finalizar a operação. OBS.: A tecla F8 força linhas ortogonais, podendo facilitar o comando. A tecla “U”, vem de “undo”, que significa desfazer em Inglês, apaga a última reta traçada. Erase Acesso por: MODIFY/ERASE Selecionar o objeto que deseja-se aoagar e aperte ENTER.

Selecionar objetos Para selecionar um objeto, clique nele ou clique e arraste o mouse da direita para a esquerda em qualquer parte do objeto. Quando quiser selecionar partes específicas, clique e arraste o mouse da esquerda para a direita e escolha a parte. Se algum objeto for selecionado indevidamente, selecione este objeto novamente, com a tecla SHIFT pressionada e ele será retirado do grupo de seleção. Depois que retirar todos objetos indesejados aperte ENTER para finalizar a operação Grips Se não estiver executando nenhum comando e selecionar objetos, aparecerão quadrados nos extremos e no meio das linhas e arcos . Esses quadrados, Grips, permitem a alteração da cor, do layer, ou seja, o acionamento de vários comandos de edição, como mover, copiar, esticar, rotacionar o objeto. Zoom Para mudar de zoom, aperta-se o botão da esquerda do mouse e mexe com o botão rotatório para cima, quando quer aproximar e para baixo, qunado quer afastar.

Circle Acesso por: Draw > Circle Via teclado: C Determine o centro do circulo, que pode ser especificado por um clique do botão esquerdo do mouse ou por suas coordenadas. Depois, digita-se o raio do circulo. Opções de circle: 3P – Desenha círculo através de 3 pontos 2P – Desenha círculo através de 2 pontos TTR – Desenha círculo tangente a dois objetos selecionados e a especificação do raio. Arc Acesso por : Draw > Arc Via teclado: A Permite desenhar arcos, a partir de 3 pontos ou do centro. Rectangle Acesso por: DRAW >RECTANGLE Permite desenhar retângulos a partir de dois pontos de uma das diagonais. Clique com o botão esquerdo do mouse no primeiro ponto, defina seu retângulo e clique novamente. Caso queira fazer com uma distância específica, depois de escolher o comando, digite @distância X, distância Y. Ellipse Acesso por: DRAW >ELLIPSE Permite desenhar elipse, definindo primeiro o centro e depois as extremidades. Polygon Acesso por:DRAW >POLYGON Aperte com o botão direito do mouse ,escolha o número de lados do poligono e aperte ENTER. Depois, com o botão esquerdo, escolha o centro. Com o botão direito pode-se escolher se quer o polígono circunscrito ou inscrito, determinados pelas letras C ou I e depois ENTER. Com o botão esquerdo novamente, escolha o raio da circunferência imaginária.

Alguns comandos de edição Como foi mencionado antes, com os “grips” pode-se fazer várias edições. Entretanto, elas podem ser feitas também separadamente. Acesso por: MODIFY >MOVE- selecionar os objetos que se deseja mover e apertar ENTER. >COPY-selecionar os objetos que se deseja copiar e apertar ENTER. >TRIM-selecionar os objetos que se deseja cortar e apertar ENTER. >EXTEND- selecionar o limite de extensão e apertar ENTER. >BREAK- selecionar o objeto e depois o outro ponto do objeto que se deseja quebrar e apertar ENTER. >ROTATE- selecionar o objeto, ENTER, indicar o centro de rotação, especificar o ângulo de rotação com o mouse ou com números, apertar ENTER. >SCALE- selecionar o objeto, ENTER, indicar o ponto de referência e depois o outro que dará a distância ou digitar onúmeto do fator. >OFFSET- (fazer cópias paralelas de um objeto) -digitar a distância para o novo objeto, ENTER. Selecionar o objeto para fazer o offset. Indicar o lado deseja-se fazer a copia com um clique. Apertar ENTER. >MIRROR- (espelhar um objeto. O objeto original pode ser mantido ou apagado)- selecionar os objetos, ENTER. Indicar 2 pontos para linha de referência. Para manter o objeto original, digitar ENTER. Para apagá-lo, digitar Y e depois ENTER.

Layers Um layer é como uma transparência em onde você mantém vários tipos de informações. Em uma planta baixa de um prédio, por exemplo, é possível manter as paredes, janelas, móveis, hidráulica e elétrica separados, para que possa apresentá-los na tela ou imprimi-los separadamente ou em diferentes combinações. O AutoCAD permite um número ilimitado de layers. Criação de Layers: FORMAT>LAYERS>NEW>DIGITAR O NOME DO LAYER Características: Color: serve para atribuir cor ao layer. As cores são indicadas por números, com exceção das sete primeiras cores, que são as preferênciais. Linetype: determina o tipo de linha do layer. Current: determina o layer ativo, isto é, os próximos objetos desenhados serão deste layer. On: torna o layer invisível ou visível. Freeze : congela e descongela. Lock : trava e destrava.

Bibliografia http://www.arquiteturacomcad.com.br/arq-cad/apostilas/autocad-introducao.pdf http://www.brasilescola.com/informatica/autocad.htm https://www.pinterest.com/pin/295408056778129340/?z=1 http://cad.cursosguru.com.br/tutoriais/interfaces-nova-e-classica-do-autocad-2014-conheca-as-principais-ferramentas/