Na Confirmação recebe-se o Espírito Santo 27 GRECO, El Pentecostes 1596-1600 Museu do Prado, Madrid.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
Advertisements

Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
Oração Eucarística II Na verdade, ó Pai, Vós sois Santo.
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
O fim do homem: dar glória a Deus, conhecê-Lo e amá-Lo
Maria e a Ressurreição de Cristo
20 A comunhão dos santos PRETI, Mattia Cristo na Glória (detalhe)
Colossenses 1,1-8 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossas:
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
CONFIRMAÇÃO, 1 INSTITUIÇÃO Como todos os sacramentos: CRISTO.
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Congregação para a Doutrina da Fé
Bem-vindo/a.
35 O sacramento da Ordem CRESPI, Giuseppe Maria Ordenação 1712
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
Jesus chama os apóstolos...
O Sacramento do Baptismo
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
A celebração de Pentecostes
Site: Blog:
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Baptismo do Senhor.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
A oração do Senhor: “Pai Nosso"
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Maria Modelo de Oração.
36º ENPL – Iniciação Cristã
Sinais eficazes da presença de Cristo na Igreja
Jesus está realmente presente na Eucaristia 29 GOYA Y LUCIENTES, Francisco de A última comunhão de São José de Calasanz 1819 Escolas Pias de Santo Antão,
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Pentecostes Vem Espírito Santo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Maria e a ressurreição de Cristo
Catequese 2.
36º ENPL – Iniciação Cristã
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de.
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
Crescendo em Comunidade
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
Recebendo a chuva serôdia... SENDO MORDOMO FIEL.
A Eucaristia, mistério de fé e de amor
A resposta do homem a Deus: crer
O mistério da Santíssima Trindade 05 BALEN, Hendrick van Santa Trindade 1620s Sint-Jacobskerk, Anberes.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
Os 7 sacramentos da Igreja
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita.
A ressurreição e a ascensão de Cristo ao céu 15 ALTDORFER, Albrecht A ressurreição de Cristo c Kunsthistorisches Museum, Viena.
A unção dos enfermos 34 FRENCH SCHOOL São Carlos Borromeo Igreja de Saint-Nicolas-du-Chardonnet, Paris.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
A paixão e morte de Jesus 14 RUBENS, Pieter Pauwel Cristo na Cruz 1627 Rockox House, Amberes.
A devoção à Santíssima Virgem 60 CAVALLINO, Bernardo A Santíssima Virgem 1650 Pinacoteca de Brera, Milão.
Jesus Cristo fundou a Igreja 18 Basílica de São Pedro Roma.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
O que celebram os cristãos quando se reúnem 24 ISENBRANT, Adriaen Missa de São Gregório.
Na Sagrada Comunhão recebe-se a Cristo 30 Rafael ( ) A Missa em Bolsena Fresco, 1512 Stanza della Segnatura, Palácio Pontifício, Vaticano.
Transcrição da apresentação:

Na Confirmação recebe-se o Espírito Santo 27 GRECO, El Pentecostes Museu do Prado, Madrid

Compêndio do Catecismo 265. Qual é o lugar da Confirmação no desígnio divino da salvação? Na Antiga Aliança, os profetas anunciaram a comunicação do Espírito do Senhor ao Messias esperado e a todo o povo messiânico. Toda a vida e missão de Jesus se desenvolvem numa total comunhão com o Espírito Santo. Os Apóstolos recebem o Espírito Santo no Pentecostes e anunciam «as grandes obras de Deus» (Act 2,11). Comunicam aos neófitos, através da imposição das mãos, o dom do mesmo Espírito. Ao longo dos séculos, a Igreja continuou a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos.

Introdução Antes do dia de Pentecostes, os apóstolos tinham medo, e depois pregam a palavra de Deus com decisão; os que eram incultos e ignorantes, depois falam dos mistérios de Deus e línguas estranhas. Esta mudança tão surpreendente produz-se, porque naquele dia receberam a plenitude do Espírito Santo. De maneira semelhante, os fiéis recebem também a plenitude do Espírito Santo no sacramento da confirmação. Este tema pode servir para conhecer melhor a natureza e os efeitos do sacramento e, se não se recebeu ainda, para se preparar bem com a intenção de o receber quanto antes. POUSSIN, Nicolas Os sete sacramentos: Confirmação 1645 National Gallery da Escócia, Edimburgo

Ideais principais

1. Os Apóstolos receberam a plenitude do Espírito Santo no Pentecostes; nós, na confirmação Na tarde da ressurreição, Jesus apareceu no Cenáculo aos discípulos e soprou sobre eles, dizendo: "Recebei o Espírito Santo" (João 20,22). Mas, no Pentecostes, ficaram todos cheios do Espírito Santo e de dons excepcionais (cfr. Actos dos Apóstolos 2,1- 4). Também nós recebemos no baptismo o Espírito Santo juntamente com a graça, mas o Senhor instituiu o sacramento da confirmação, que é necessário para a plenitude da graça baptismal. Comprometemo-nos muito mais, como autênticas testemunhas de Cristo, a estender e defender a fé cristã com as nossas palavras e obras, a mostrar-nos perante os outros como verdadeiros discípulos de Cristo. VAN DER WEYDEN, Rogier Retábulo dos 7 sacramentos (detalhe) Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Amberes

2. Efeitos do sacramento da confirmação De maneira parecida com o que sucedeu aos Apóstolos no dia de Pentecostes, este sacramento produz na alma os seguintes frutos:  Aumenta a graça.  Imprime carácter.  Fortalece a fé.  Faz-nos testemunhas de Cristo. JUAN DE FLANDES Pentecostes Museu do Prado, Madrid

3. Ministro, sujeito, matéria e forma do sacramento da confirmação O ministro ordinário deste sacramento é o Bispo; extraordinário, o presbítero que goza desta faculdade por direito comum ou por concessão peculiar da autoridade competente. O sujeito é toda a pessoa baptizada que não o recebeu. Para o receber deve-se estar na graça de Deus, conhecer os principais mistérios da fé e aproximar-se dele com reverência e devoção. A matéria é a unção na fronte com o crisma (mistura de azeite e bálsamo consagrado pelo bispo), que se faz enquanto se impõe a mão. A unção significa um dos efeitos do sacramento: robustecer a fé. Constituem a forma estas palavras que o ministro pronuncia: "N., recebe por este sinal o dom do Espírito Santo". Responde- se: "Amen". CRESPI, Giuseppe Maria Confirmação 1712 Gemäldegalerie, Dresden

4. Estimar muito a confirmação É preciso lutar por manter os frutos do sacramento. Só assim seremos fortes para confessar com inteireza a fé cristã. Consegui-lo-emos, se acorremos com frequência à Penitência e à Eucaristia. Só excepcionalmente Deus pede o heroísmo do martírio; mas reclama a todos esforçar- -se nas pequenas lutas da vida diária:  trato com os pais e irmãos, trabalho bem feito e oferecido a Deus, ajuda generosa e desinteressada aos companheiros, fidelidade à doutrina de Jesus Cristo e difusão da fé com o exemplo, a amizade e os bons conselhos. RESTOUT, Jean II Pentecostes 1732 Museu do Louvre, Paris

Propósitos de vida cristã

Um propósito para avançar Ter desejos de receber a confirmação, se ainda não se recebeu; no caso contrario, dar graças a Deus pelo grande dom do Espírito Santo. Procurar viver como verdadeiro cristão, com valentia e sem respeitos humanos, consciente de que a confirmação faz "testemunha" de Cristo.