Quando o limite é do profissional ‘PAIXÕES DO SER’: quando o limite é do profissional Profa. Dra. Maria Virgínia F. Cremasco Grassi Depto Psicologia Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governo do Estado do Espírito Santo
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Ética Profissional A ética e a moral.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores

Immanuel Kant e o Criticismo
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
Um foco na Ética.
ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
ÉTICA.
1-Virtude da correta compreensão
Ética contemporânea.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Transferência e Contratransferência em Winnicott
Psicologia de grupo e análise do Ego
Introdução ao conceito de ÉTICA
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Nilson disciplina: Ética
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O fenômeno da transferência na clínica freudiana
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Educação Sexual na Adolescência
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O PORQUÊ DA ÉTICA.
Filosofia O que é filosofia?.
Ética e Responsabilidade social
Senso e consciência moral
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ;
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
Professor MS Alcidemar Junior
Profª. Taís Linassi Ruwer
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
Código de Ética dos TILS
Professor Romildo Tavares
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
O que é a ética. A teoria subjectivista PARTE II
Um foco na Ética.
Profª Ms Sandra Diamante Dezembro
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Aristóteles: A Ética da Justa Medida
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
ÉTICA: DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA
Rodrigo Luís Bispo Souza
O Homem dos Ratos: um caso de neurose obsessiva
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
 Todos nós, ao longo do tempo, vamos construindo um modo de ser e de estar no mundo, o que delineia aquilo que chamamos de personalidade.  Personalidade,
Ética.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
A DMINISTRAÇÃO P UBLICIDADE E M ARKETING. ÉTICA DA NEGOCIAÇÃO Mercados e Negociação Comercial Março 2011 Docente - Dra Fernanda Policarpo Discente – Maria.
Ética.
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
Em busca da felicidade.
Transcrição da apresentação:

quando o limite é do profissional ‘PAIXÕES DO SER’: quando o limite é do profissional Profa. Dra. Maria Virgínia F. Cremasco Grassi Depto Psicologia Universidade Federal do Paraná / NEDHU Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental ABEIS

ÉTICA  "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.  (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

virginiacremascoufpr.br ÉTICA=MORAL?  Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.

Código de Ética Profissional do Psicólogo  Éthos, segundo Aristóteles, expressa um modo-de-ser, uma atitude psíquica, aquilo que o homem traz dentro de si na sua relação consigo, com o outro e com o mundo. Indica as disposições do ser humano perante a vida.

virginiacremascoufpr.br Código de Ética Profissional do Psicólogo  Ser ético é muito mais do que um problema de costumes, de normas práticas. Supõe a boa conduta das ações, a felicidade pela ação feita e o prêmio ou a beatitude da alegria da auto-aprovação diante do bem-feito, no dizer de Aristóteles.

ÉTICA NA FILOSOFIA  A ética, que implica uma reflexão sobre o agir humano, foi situada pela tradição filosófica em relação a um ideal a se atingir.  Denise Maurano. DESDOBRAMENTOS DA "FACE OCULTA DO AMOR" ENTRE FREUD, LACAN E NIETZSCHE -Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC/RJ, RJ, v.1., N. 14, 2000

ÉTICA NA PSICANÁLISE  Na abordagem psicanalítica, visa- se focalizar não um ideal, mas os impasses, os conflitos, e sobretudo a desmedida que vigora na relação do homem com sua ação.

PATHOS e condição humana  Tal pensamento, longe de se encaminhar para a apologia do homem e de seus feitos, revela o pathos, o espanto que surge na confrontação com o limite humano, confrontação com o limite do que pode ser visto ou sabido acerca da condição humana.

ÉTICA E TRÁGICO  Isso é o que fará Lacan afirmar que “é na dimensão trágica que as ações se inscrevem e que somos solicitados a nos orientar em relação aos valores.” (LACAN, Sem., livro 7, L’étique de la psychanalyse, p.376)

CONTRATRANSFERÊNCIA  O termo "contratransferência" refere-se a uma dimensão fundamental do modo do analista colocar-se diante - ou, melhor dizendo, deixar-se colocar diante - do analisando e ser por ele afetado.  Transferências, contratransferências e outras coisinhas mais ou Esquizoidia e narcisismo na clínica psicanalítica contemporânea ou A chamada pulsão de morte - Luís Claudio Figueiredo (Estados Gerais da Psicanálise)

ÉTICA E DESEJO  A ética da psicanálise diz respeito à interpretação do desejo inconsciente que implica o sujeito na responsabilidade de uma escolha. Isto quer dizer que há ética onde há escolha, decisão.  Márcio Peter de Souza Leite – A Psicose como Paradigma. Viver Mente e Cérebro, ed. Esp. n.4, 2005

LIMITES DA ÉTICA: contribuições da psicanálise  Á busca da completude perdida, Lacan chamou de Paixões do Ser, que são paixões da relação com o Outro – a busca da completude no Outro e alienação de si.  Márcio Peter de Souza Leite

LIMITES DA ÉTICA  Ao ceder às Paixões do Ser, tanto terapeuta quanto cliente podem se iludir de que o sofrimento é por causa da ‘falta de amor’ (na infância ou outro momento crucial da vida).  Maria Rita Kehl. Ética e Técnica. Viver Mente e Cérebro, ed. Esp. n.4, 2005

ÉTICA X VITIMIZAÇÃO  Assim, o paciente fica vitimizado diante do que construiu imaginariamente como sendo a causa de seu sofrimento: o que falta na sua relação com o Outro e que, por isso, não se sente completo.

ANULAÇÃO DO DESEJO  A vitimização impede sua implicação subjetiva no pathos, que revela a incompletude de todos nós (desejantes) a qual temos que nos posicionar.

A ÉTICA DOS SINTOMAS  O risco é acreditar que o sofrimento do paciente (pathos) advém apenas dos seus sintomas, quando estes comumente se apresentam já como a solução psíquica viável que o paciente encontrou para lidar com seus estados de desorganização emocional (não ser completo).

ANTI-ÉTICA TERAPÊUTICA  Ao ceder às Paixões do Ser o terapeuta pode acreditar que ao oferecer “soluções” aos sintomas do paciente (“cura”), atenderá também sua demanda impossível de amor: de ser completo e feliz...

RESPONSABILIDADE ÉTICA  As soluções simplificadoras, quando isoladas, podem ser vitimizantes, anulando o sujeito desejante, responsável por suas escolhas, decisões e acontecimentos.

Contribuições da Psicanálise: por uma ética da relação  Dimensão trágica: Recuperar a dignidade do sofrimento (pathos) como possibilidade de escolha.  Sintoma: forma de aparecimento do pathos (‘discurso’ a ser interpretado).  Terapêutica: possibilitar o desvelamento do sujeito para além da dor → pathei matos (aquilo que o sofrimento ensina)