Oficialmente Velho Leonardo Boff.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
A necessidade de nascer de novo
IDADE_ OUTONO.
Ele está chegando....
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
OUSE A CRER!!!.
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
Maria sede da Sabedoria
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Maria a Bem-Aventurada
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
COMO AÇUCAR.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
O Livro da Sabedoria.
QUEM SOU EU?.
O Cético e o Lúcido   No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro: — Você acredita na vida após o nascimento? — Certamente.
O QUE É VIVER BEM? RUTH JACOBSEN CLICAR.
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Dor de perda Letícia Thompson.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
AÇÚCAR.
Abra o caminho para Deus agir em sua vida. 1Samuel 1:8-18
A c u c a r By Jorge Corrêa.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
Aprendendo a viver.
Jesus é a VIDA João
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Açúcar.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
A P R E N D I !.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
A Idade Madura Letícia Thompson.
APRENDA A VIVER Aprendi que se aprende errando Que crescer não significa fazer aniversário Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.
A Farinhada!!!!!.
MENSAGENS REFLEXIVAS Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento Arte da Imagem: recebidas da internet e Google Arte da Música: Emmanuel Arte.
ORAÇÃO DE UM Homem desesperado que, já sem forças, apresenta suas preocupações ao Senhor. Ó Senhor, Ouve a minha oração! Escuta os meus insistentes pedidos.
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
Conta uma antiga lenda que na Idade Média
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
IPÊS DO BRASIL Por
Eu, quem sou eu?. Nome: Jardel P.Costa Data :Nasci:22/06/1984 Pai: Emidio Vaz da Costa Mãe: Otilia Pereira neta.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
BREVÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES.... O que importa é sermos úteis naquilo que nos é colocado a fazer. Para sabermos qual é a vontade de Deus para a nossa vida,
APRENDENDO A VIVER.
A P R E N D I !.
Causa e efeito... A lei do retorno..
Para os Meus 3 amigos.
Centro Educativo Creciendo en Gracia

Aprendi: De: Lena Antabi. Aprendi: De: Lena Antabi.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
Transcrição da apresentação:

Oficialmente Velho Leonardo Boff

Neste mês de dezembro completo 70 anos Neste mês de dezembro completo 70 anos. Pelas condições brasileiras, me torno oficialmente velho. Isso não significa que estou próximo da morte, porque esta pode ocorrer já no primeiro momento da vida. Mas é uma outra etapa da vida, a derradeira. Esta possui uma dimensão biológica, pois irrefreavelmente o capital vital se esgota, nos debilitamos, perdemos o vigor dos sentidos e nos despedimos lentamente de todas as coisas.

De fato, ficamos mais esquecidos, quem sabe, impacientes e sensíveis a gestos de bondade que  nos levam facilmente às lágrimas.  Mas há um outro lado, mais instigante. A velhice é a última etapa do crescimento humano. Nós nascemos inteiros. Mas nunca estamos prontos. Temos que completar nosso nascimento ao construir a existência, ao abrir caminhos, ao superar dificuldades e ao moldar o nosso destino. Estamos sempre em gênese. Começamos a nascer, vamos nascendo em prestações ao longo da vida até acabar de nascer. Então entramos no silêncio. E morremos.

A velhice é a última chance que a vida nos oferece para acabar de crescer, madurar e finalmente terminar de nascer. Neste contexto, é iluminadora a palavra de São Paulo: ”na medida em que definha o homem exterior, nesta mesma medida rejuvenece o homem interior”(2Cor 4,16). A velhice é uma exigência do homem interior. Que é o homem interior? É o nosso eu profundo, o nosso modo singular de ser e de agir, a nossa marca registrada, a nossa identidade mais radical. Esta identidade devemos encará-la face a face.

Ela é pessoalíssima e se esconde atrás de muitas máscaras que a vida nos impõe. Pois a vida é um teatro no qual  desempenhamos muitos papéis. Eu, por exemplo, fui franciscano, padre, agora leigo, teólogo, filósofo, professor, conferencista, escritor, editor, redator de algumas revistas, inquirido pelas autoridades doutrinais do Vaticano, submetido ao “silêncio obsequioso” e outros papéis mais. Mas há um momento em que tudo isso é relativizado e vira pura palha.

Então deixamos o palco, tiramos as máscaras e nos perguntamos: Afinal, quem sou eu? Que sonhos me movem? Que anjos que habitam? Que demônios me atormentam? Qual é o meu lugar no desígnio do Mistério? Na medida em que tentamos, com temor e tremor, responder a estas indagações vem à lume o homem interior. A resposta nunca é conclusiva; perde-se para dentro do Inefável.

Este é o desafio para a etapa da velhice Este é o desafio para a etapa da velhice. Então nos damos conta de que precisaríamos muitos anos de velhice para encontrar a palavra essencial que nos defina. Surpresos, descobrimos que não vivemos porque simplesmente não morremos, mas vivemos para pensar, meditar, rasgar novos horizontes e criar sentidos de vida.

Especialmente para tentar fazer uma síntese final, integrando as sombras, realimentando os sonhos que nos sustentaram por toda uma vida, reconciliando-nos com os fracassos e buscando sabedoria. É ilusão pensar que esta vem com a velhice. Ela vem do espírito com o qual vivenciamos a velhice como a etapa final do crescimento e de nosso verdadeiro Natal.

Por fim, importa preparar o grande Encontro Por fim, importa preparar o grande Encontro. A vida não é estruturada para terminar na morte mas para se transfigurar através da morte. Morremos para viver mais e melhor, para mergulhar na eternidade e encontrar a Última Realidade, feita de amor e de misericórdia. Ai saberemos finalmente quem somos e qual é o nosso verdadeiro nome.

Nutro o mesmo sentimento que o sábio do Antigo Testamento: ”contemplo os dias passados e tenho os olhos voltados para a eternidade”.

Por fim, alimento dois sonhos, sonhos de um jovem ancião: o primeiro é escrever um livro só para Deus, se possível com o próprio sangue; e o segundo, impossível, mas bem expresso por Herzer, menina de rua e poetisa:”eu só queria nascer de novo, para me ensinar a viver”. Mas como isso é irrealizável, só me resta aprender na escola de Deus. Parafraseando Camões, completo: mais vivera se não fora, para tão longo ideal, tão curta a vida. Leonardo Boff

Leonardo Boff (Teólogo brasileiro) 14/12/1938, Concórdia (SC) Neto de italianos que migraram para o sul do Brasil no final do século 19, Leonardo Boff, garoto ainda, com 11 anos, partiu de sua cidade natal, Concórdia, com destino ao seminário de Luzerna, no Vale do Rio do Peixe (SC), certo de que o seu futuro era o da fé. Fez estudos avançados em universidades de prestígio, como Wurzburg, Lovaina e Oxford, doutorando-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique, Alemanha, em 1970. Ficou conhecido pelos seus trabalhos sobre a Teoria da Libertação

Seus textos serviram de base para novas gerações de teólogos latino-americanos. Mas ao combinar a Bíblia com a política, desagradou às autoridades eclesiásticas. Em 1984, como punição pelo livro Igreja, Carisma e Poder (1981), no qual chega a criticar a própria estrutura da Igreja, foi chamado a dar explicações ao Vaticano, sendo condenado a um "silêncio obsequioso" por um ano, sendo proibido de se manifestar publicamente.

Em 1992, ao ser condenado novamente, o teólogo, resolveu pedir dispensa do sacerdócio. Atualmente, além de um grande teórico da fé, destaca-se como um idealista: cria e assessora Comunidades Eclesiais de Base, para as quais prega a luta por uma sociedade mais justa e humana, na qual os pobres não devem simplesmente aceitar a condição de miséria como algo natural, mas agir em favor da justiça social. Professor emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, publicou mais de 70 livros.

“A Vida é bela para quem a faz bela”