Disciplina: Ética Profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

Corrupção e Ética na Política Brasileira
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Dinâmica e Gênese dos Grupos
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
COMEMORAÇÃO ANIVERSÁRIO ANTÓNIO DOMINGUES AZEVEDO
Perfil dos Adolescentes 13 a 15Anos.
Ética Profissional A ética e a moral.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Profª: Gabrielle Bertolli
Contrato como promessa Charles Fried
Serão os valores morais universais?
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
ÉTICA E CONTABILIDADE PROFESSOR DOUTOR ANTÔNIO LOPES DE SÁ.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A ÉTICA MODERNA.
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Educação.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Karl Marx Unidade 1, capítulo 5: p. 63
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
BASES ÉTICAS DO PROFISSIONAL E CONTABILIDADE
Immanuel Kant
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Professor MS Alcidemar Junior
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Moral e Direito.
Ética e Contabilidade.
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
IDEOLOGIA.
TIPICIDADE.
PROFISSIONAL Profª. Ms. Lissandra L.C.Rocha.
Émile Durkheim
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015 IMMANUEL KANT – AULA 02.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
PODER, DIREITO E MORAL.
GRUPO MAÇONARIA UNIDA 18 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
Ética.
Émile Durkheim.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Ética.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Ética Profissional Tema: Consciência Ética Curso: Adm 08

Conceito de consciência ética A consciência ética é o estado decorrente da mente e espírito, através dos qual não só aceitamos modelos para a a conduta, como efetivamos julgamentos próprios; ou ainda, nos condicionamos mentalmente, para a realização dos atos inspirados na conduta sadia para com nossos semelhantes em geral e os de nosso grupo em particular e também críticas a tais condicionamentos

Espírito, Ego e Consciência A energia que nos rege e que denominamos espírito ao atuar sobre a complexa massa orgânica parece ensejar oportunidades evolutivas de entendimentos e identidades, ou não, com seu tempo e espaço. Parece haver um curso de tendências e uma diversidade de participações dos seres na vida do planeta, de modo que cada um cumpra sua missão que lhe é atribuída, através de vontades dimanadas( brotadas) de suas consciências.

O espírito parece nos suprir de elementos energéticos que se distribuem através de nosso cérebro para atender nossas necessidades biológicas e corpo e estas se cumprem mesmo sem a participação de nossas consciências como: Ter fome; Ter sede; Fechar um ferida; Dormir e acordar

São coisas que ocorrem independente de nossa vontade automaticamente e programadamente, para manter o organismo em plena atividade e tais manifestações estão arraigadas ao regime da vida e do corpo. Mas sentimentos de: Poder; Enriquecimento; Pretígio; Prática da virtude. São formas de busca de uma felicidade interior que se situam em outro estágio de nossos pensamentos, nada é automático , mas de auto programações de nossos recursos intelectuais.

Espírito e sensibilidade da mente Espírito e sensibilidade da mente . A felicidade, que se busca em nossa ação em nosso meio ambiente em confronto com as necessidades que programamos é que nos condiciona atitudes, a condutas que exigem uma linha normativa ou não. . O campo da ética todavia, tal forma de conquistar a felicidade egoística não encontra apoio e nem é considerável, nem deve ser produzida ou conseguida em prejuízo de alguém, com um subjetivismo acentuado e permissivo

Postura Ética Isto exige uma estrutura específica, pois, da consciência a inserção da consciência ética, resultante de um condicionamento a normas e reconhecidas e aceitas a favor de uma conduta virtuosa, educada a pra a vida em comum. Não se trata de uma renúncia ao espírito nem ao ego, mas de uma adaptação que se processa de forma natural pelo reconhecimento do amor como condição essencial da existência; a prática do amor se inicia com o amor próprio e complementa - se pelo amor ao semelhante, ao grupo, a classe e a sociedade.

Aspéctos da Consciência Ética No campo ético diferentemente do que ocorre em outros a questão se prende a conduta objetiva de comportamento de grupo que exclui o subjetivismo. É ai que nossa consciência passa por julgamentos próprios, mas também de terceiros e neste particular torna-se genuinamente ética.

Consciência Subjetiva e Consciência Ética Mentir pode ser natural para quem não foi educado para a verdade, para quem não recebeu, em as consciência o modelo do verdadeiro. Agir, pois de acordo com uma consciência moldada em defeitos, pode ser normal para o defeituoso, mas não o será perante o julgamento geral de terceiros. Uma consciência virtuosa, opostamente pode ficar isenta de conflitos, pois este estado de valor que se objetiva a sociedade humana a milenios, isto vale também para grupos e classes.

Código de Ética Profissional Uma norma pode ser feita para beneficiar grandes organizações profissionais, que já tendo seu nome conhecido pode cercear às menores em seus propósitos de crescimento. Sabemos que todas as organizações sociais estão sujeitas ao domínio de grupos e que estes podem normatizar em favor de seus próprios interesses.

Desvios de condutas Quando os referidos dominantes não possuem um formação humana baseada na prática do bem geral é viável que os códigos de ética possam gerar em seus textos, conflitos de consciência. Entre a realidade geral e aquela da minoria dominante, pode ocorrer divergências e posições antagônicas ( ex. Sindicatos, grandes corporações , fusões)

Mundo Interior e Mundo Exterior perante a consciência ética Algumas profissões entre elas ao do contador, administrador, advogado e médicos, trabalham com informações confidenciais, de sigilo em suas profissões. Ex: O contador que a lei estabelece que ele deve denunciar o contribuinte que não estiver em dia com as contribuições fiscais, mas a ética profissional protege o sigilo. O nosso código civil protege o sigilo e a lei fiscal obriga sua quebra, o conflito da própria lei desmoraliza a posição legal. Neste caso opção profissional e a favor da empresa.

Consciência x dever Neste caso tem como mais forte o dever de não trair a confiança, de não insurgir contra aquele que tem o dever de proteger. O contador segue o mesmos preceitos do advogado que mesmo sabendo que seu constituinte é um criminoso o defende (ex: caso Isabela), ou de um médico que mesmo sabendo que mesmo sabendo que seu cliente é um adúltero e o protege contra a doença que contraiu.

Nestes casos não se trata de defender a omissão, o crime ou o adultério, mas a pessoa que se deixou vitimar por tais eventos. O ser se sobrepõe aos fatos, que praticou e sendo a missão dos profissionais, os seres, a prioridade estará sempre em defende-los.

Estados Especiais de Manifestação da Consciência Ética Os sentimentos religiosos, morais, partidários, econômicos, podem e qualquer tempo reformar modelos conscientes. Pode ocorrer entre um grupo e uma sociedade e até com aceitação do Estado, uma posição fanática logo irracional, que se torna moral perante o coletivo, mas não se torna ética perante e doutrina. .

A história do mundo esta plena de atos lesivos a ética praticados pelo: Fanatismo religioso; Pelos preconceitos; Opressão; Em suma, por emoções que extrapolam a razão, mas que dominam o ego dos governantes e dos homens e que contaminam sociedades

Mundo exterior x mundo interior O Mundo exterior pode mudar o mundo interior do ser a qualquer tempo e em qualquer espaço,dependendo da qualidade da estrutura da consciência ética e da força das circunstâncias ambientais. Quanto menos culto o ser mais suscetível a influências do meio. Quanto menos culta uma sociedade mais se deixa levar pro práticas enganosas dos que detém o poder inclusive ao do fanatismo. Ex. líderes políticos e religiosos.

A ignorância facilita o enfraquecimento da virtude e o erro pode consagrar-se como conduta aceitável até perante o social, o que se tornar ético na prática jamais se poderá aceitar como verdade. Ex. populares que defendem políticos comprovadamente corruptos e lesivos. As práticas viciosas ocorreram e ainda ocorrem , embora grande tenha sido o progresso científico e filosófico no campo da ética

Obrigado