ABSOLUTISMO GRADUADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
Advertisements

A CAMINHO DA CRUZ PARTE 3 “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o.
A Verdadeira Liberdade
Aprender: A reconhecer a importância do modo como o arrependimento e a confissão se relacionam com o reavivamento e a receção do Espírito Santo.
Aprender: A entender a diferença entre os elementos de um verdadeiro reavivamento e de um falso reavivamento, percebendo que o verdadeiro reavivamento.
11 A lei e o Evangelho A Bíblia Fala.
ABSOLUTISMO CONFLITANTE
Verso Para Memorizar: Romanos 2:16
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Família X Espiritualidade
O Perfil do Cristão Introdução
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
Metodologia apologética: alguns sistemas
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
Interpretação simbólica e tipológica das Escrituras
MARCOS A autoridade de Jesus.
O PAPEL DA LEI NA VIDA DO CRENTE
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Desafios da Atualidade – A VIOLÊNCIA URBANA
O cristão não só crê, senão que vive.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
A ética Kantiana.
O confronto do Evangelho com a Idolatria
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Por quantos testes você já passou na vida?.
Compreender o caráter da Lei difundido genericamente em todas as coisas Apreço pela Lei de Deus como uma expressão de amor e do caráter.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Igreja Bíblica das Nações Academia de Sabedoria – 26/07/2013
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
Hebreus 7 A Aliança Superior
Confissão de Fé de Westminster
Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
Qual é o princípio supremo da moralidade?
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O pecado da acepção de pessoas
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Restaurados por Cristo - Nicodemos
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
TEMAS BÍBLICOS.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
Compreender a relação entre a Lei e a Graça Reconhecer a necessidade do Salvador Jesus Cristo.
Série: O maravilhoso caráter de Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
A ética Kantiana.
O MINISTRO E SUA FAMÍLIA.
Carta do Apóstolo Paulo
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Absolutismo Ideal - Aula 6
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Kant nasceu em Konigsberg, no ano de 1724 e morreu em 1804 sem nunca ter saído da sua cidade natal. Foi um dos últimos europeus a dominar toda a ciência.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Companheiros de armas 08. Companheiros de armas 08.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
JUSTIFIÇÃO Autor: Célio Augusto Machado Como pode o homem ser justo para com Deus ? Jó 9:2.
PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS Desça… PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS Desça…
Transcrição da apresentação:

ABSOLUTISMO GRADUADO

ABSOLUTISMO GRADUADO Há classificação de deveres. Deus deve ser amado mais que o homem, o homem deve ser amado mais que as coisas. Há uma pirâmide de valores em que Deus se encontra no topo, as pessoas, no meio, e as coisas, na base.

Raízes históricas do Absolutismo graduado Absolutismo não qualificado está associado com a tradição anabatista, o absolutismo conflitante, com a tradição luterana, e o absolutismo graduado, com a tradição reformada.

Elementos essenciais do Absolutismo Graduado 1. Há leis morais maiores e menores. * Nem todas as leis morais possuem o mesmo peso (Mt 23.23) ( Mt 5.19) A Bíblia fala da “maior” virtude (1 Co 13.13), e até mesmo do “maior” ato de uma dada virtude ( Jo 15.13) O “maior mandamento” (Mt 22. 34-40)

Os fatos registrados nas Escrituras de que alguns pecados, cometidos por cristãos, implica a excomunhão (1 Co 5), e outros até a própria morte (1 Co 11.30), também apoiam, de modo geral, o princípio bíblico de que todos os pecados não possuem o mesmo peso. De fato há um pecado tão grande que se torna imperdoável (Mc 3.29)

C) Parteiras hebréias – (Ex 1) e Raabe (Js 2; Hb 11:31; Tg 2.25). Independente de saber se elas estavam certas ou erradas quando mentiram, o ponto aqui é que o conflito era genuíno, e ambas as obrigações eram morais

D) Há um verdadeiro conflito moral na cruz do calvário – pessoas inocentes não devem ser punidas por pecados que elas nunca cometeram E) Casos na Bíblia em que há conflito entre obedecer o mandamento de Deus e submeter-se ao mandamento civil- (Dn 3)

Em todos estes casos, as situações aconteceram porque eles eram pessoas morais, pessoas religiosas que se encontraram em dilemas

Nenhuma culpa é imputada por aquilo que é inevitável Deus não considera o indivíduo culpado por enfrentar conflitos morais inevitáveis, desde que esse mesmo indivíduo decida guardar a lei maior. Ex. Um esposo não pode ser culpado por quebrar o compromisso de jantar com a esposa às 18 horas, se o motivo do atraso foi ajudar a salvar uma vida

Quem culparia um homem que se recusa a devolver uma arma a um vizinho nervoso que deseja matar sua esposa?

O Absolutismo graduado é verdadeiro Em situação verdadeira que envolva um conflito moral inevitável, Deus não considera a pessoa culpada por não guardar a lei moral inferior contanto que ela guarde a superior

Elaboração do Absolutismo Graduado 1. O amor a Deus está acima do amor para com o ser humano 2. A obediência a Deus está acima da obediência ao governo 3. A misericórdia está acima da veracidade

Pontos Negativos Absolu tismoGraduado 1. De que maneiras o absolutismo graduado difere do situacionismo? O situacionismo de Joseph Fletcher sustenta que não existem absolutos com conteúdos substancial- absolutismo graduado acredita que existem. O absolutismo graduado sustenta que existe mais de um absoluto. Fletcher acredita em um único absoluto, e esse é formal e vazio

Flecher crê que o situacionismo determina aquilo que o indivíduo deve fazer em um caso específico; absolutismo graduado por sua vez sustenta que fatores contextuais somente ajudam o individuo a descobrir o que Deus tem determinado e o que deve ser feito

2. O Absolutismo graduado e o situacionismo concordam na prática? Flecher conclui que algo está certo ou errado porque as “particularidades existenciais” da situação determina tal resultado. O absolutismo graduado, por sua vez, conclui que algo é certo ou errado porque Deus o tem determinado dessa maneira.

3. O absolutismo graduado é uma forma de subjetivismo? No absolutismo graduado, o cristão não decide, por si mesmo, quais são as prioridades éticas. É Deus quem estabelece a pirâmide de valores de acordo com sua própria natureza. Esses valores estão registrados nas Escrituras e, por esse motivo, não são subjetivos, do mesmo modo que não é subjetivo todo o resto da revelação de Deus.

4.Em que sentido o absolutismo graduado é um absolutismo? 1. Em sua origem. Deus não muda, e os seus princípios baseados em sua natureza são do mesmo modo imutáveis. 2. Em sua de atuação. Cada mandamento é específico e absoluto, somente quando há conflito entre duas normas é que se deve apelar para a lei maior visando a resolução do conflito

3. Em sua ordem de prioridade 3. Em sua ordem de prioridade. A gradação exata de valores por meio da qual os conflitos são resolvidos é absoluta. Ex. É absolutamente estabelecido por Deus que, em um conflito inevitável entre Deus e pais, Deus deve estar em primeiro lugar

4. Se Deus é um, como podem existir muitas leis morais? Deus é um em sua natureza, mas possui muitos atributos morais.Cada uma das leis morais absolutas corresponde a um dos atributos divinos morais e imutáveis.

Ex. Deus é amor imutável, mas Ele é também imutavelmente santo. Amor e santidade são dois atributos morais diferentes, mas ambos são verdadeiros com relação à essência uma de Deus

5. Há uma hierarquia em Deus? Deus é absolutamente um em sua essência, e qualquer forma de hierarquia implicaria duas ou mais coisas. Assim, qualquer tipo de ordem de valores que possa existir em Deus tem de existir em seus atributos, e não em sua essência. Ex. A luz que passa por um prisma, se desmembra em conjunto de cores que inclui ondas mais elevadas e menos elevadas

Do mesmo modo, todos os muitos atributos morais são um em Deus, mas eles se manifestam em muitas leis, indo da mais alta até a mais baixa. A hierarquia não está em Deus, mas apenas que ela seja revelada por Deus e reflita os atributos de Deus

6. Jesus enfrentou conflitos morais? A Bíblia ensina que Jesus foi tentado em todas as coisas como nós somos, e ele é nosso exemplo moral completo. Ex. Obediência a seus pais terrenos e aquela devida a Deus; mandamentos relativos ao Sábado e a prática da misericórdia manifestada nas curas; entre o governo civil e o governo de Deus

O maior conflito que Cristo enfrentou foi o da cruz- Na cruz, Ele foi espremido entre as exigências da justiça a favor do inocente (Ele mesmo) e a misericórdia a favor da humanidade. Ele prefere a misericórdia a favor de muitos à justiça a favor de um

7. Nós criamos nossos próprios conflitos morais? É verdade que algumas vezes, nós criamos nossos próprios conflitos , e nesses casos, somos culpados. Mas algumas vezes é a virtude do indivíduo que precipita o conflito moral. Ex. Parteiras hebreias, três jovens hebreus, e Daniel

8.Como o mal menor pode ser a coisa a fazer? O absolutista graduado não proclama que o mal é uma coisa boa a ser feita, pelo contrário, ele proclama que a obrigação maior em uma situação de conflito é a coisa certa a ser feita.

Ex. A falsificar a verdade para salvar uma vida, não é a falsificação que é boa ( a mentira como tal é sempre errada) mas é o ato de misericórdia para salvar uma vida que é bom

Ex. Quando um médico amputa a perna de alguém para salvar a vida desta pessoa, ele não é moralmente culpado por aleijar alguém, mas deve ser moralmente louvado por salvar uma vida.

9. O absolutismo graduado não seria uma forma de utilitarismo? O utilitarismo é teleológico ( centrado no fim), mas o absolutismo graduado é uma ética deontológica (centrada no dever) Quando os absolutistas graduados falam do “bem maior”, eles não se referem a resultados maiores, mas sim regra maior, eles não fazem referência a um fim maior, mas uma norma maior

De que maneira isenções diferem de exceções? O absolutista graduado não acreditam que existam exceções às leis absolutas, mas apenas isenções

Ex. Quando alguém mata outro ser humano em legítima defesa, ele é isento de culpa (Ex 22.2) A vítima potencial está isenta das consequências morais atreladas à desobediência dessa lei em função do valor maior de defender sua própria vida

11. De que maneiras conflitos morais podem ser reais e solucionáveis? De modo equivocado, esta questão sustenta que o conflito não é real se houver uma solução. Mas nenhum crente na Bíblia irá sustentar que o conflito entre o bem não é verdadeiro, apenas porque poderá ser resolvido no final dos tempos

12. Como pode uma lei moral ser absoluta e não ser obedecida? Não há exceções às leis morais absolutas, mas apenas isenções devido à existência de leis maiores. Dessa forma, a universalidade dessas leis não é contrariada por uma isenção. Deus é um, e todos os seus atributos são harmoniosos. O conflito real acontece em ocasiões em que o ser humano não consegue satisfazer dois mandamentos.

13. Como pode uma mentira fluir da natureza de Deus como verdade? A mentira não flui da natureza de Deus.Uma mentira nunca pode ser justificada por um apelo àquele que é a verdade. Todavia, enquanto a mentira em si nunca é justificada, o ato de mentir para salvar uma vida é justificado. Contudo, “mentir para salvar uma vida” é, na realidade, um ato de misericórdia, e o amor é um atributo de Deus

14. O absolutismo graduado nega a depravação total do ser humano? O pecado pode ser inevitável para o ser humano caído em sua própria condição, mas todo pecado pode ser evitado pela graça de Deus . Insistir que o pecado é inevitável é o mesmo que negar a responsabilidade humana.

15. O absolutismo graduado enfraquece a veracidade da Escritura? De acordo com o absolutismo graduado, algumas vezes, é justificável mentir para salvar uma vida visando a um bem maior. A partir disso, pode parecer que Deus podia mentir na Escritura a fim de salvar pessoas.

Conflitos morais se originam somente em um mundo finito/caído, mas Deus não faz parte de tal mundo. Em sua revelação, Deus se adapta à finitude humana, mas nunca se acomoda ao erro humano. Em suma, o absolutismo graduado não enfraquece a veracidade da Escritura

Pontos Positivos 1.O absolutismo graduado evita o relativismo

2.O absolutismo graduado responde aos conflitos morais 3.O absolutismo graduado faz com que a cruz de Cristo tenha sentido

CONCLUSAO Absolutismo graduado se distingue do antinomismo, situacionismo e generalismo , porque acredita em absolutos. As leis morais sao absolutas em sua fonte; absolutas em sua própria esfera, em que náo existe conflito; e absoluta em sua ordem de prioridade quando existe um conflito.

CONCLUSÁO Em contraste com o absolutismo conflitante, ele mantém que, nessas circunstancias, o individuo nao e culpado por subordinar o dever menor a um dever maior.

Os principios essencias do absolutismo graduado sao: ha muitos principios morais arraigados no carater absoluto de Deus; ha deveres morais maiores e outros menores. Ex. Amar a Deus e um dever maior do que amar outras pessoas; leis morais, as vezes entram em conflitos inevitaveis;

Quando estes acontem nos estamos obrigados a seguir a lei maior; quando seguimos a lei moral maior nos nao somos considerados responsaveis por nao guardar as leis menores