FONTES DE ENERGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ENERGIA.
Advertisements

FONTES DE ENERGIA Diógenes Luís.
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
FONTES DE ENERGIA PROFESSOR EVERALDO 2011
FONTES DE ENERGIA PROF. Neno 2012
Fontes e formas de energia
Petróleo Surgimento do petróleo
Evolução no uso das fontes de energia
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Política e meio ambiente
FONTES DE ENERGIA.
ENERGIA NUCLEAR.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
O que você deve saber sobre
FONTES ENERGÉTICAS O CONSUMO DE ENERGIA É CADA VEZ MAIOR
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Energias renováveis.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
Central Termoeléctrica
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Estudos de Contemporaneidade
FONTES DE ENERGIA PROFº CÉLIO
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
TIPOLOGIA DE ENERGIA MANUAL / TRAÇÃO: muscular EÓLICA: vento
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Energy Management and Policy
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
RECURSOS ENERGÉTICOS Carvão Eólica; Petróleo Solar; Gás natural
Energias renováveis e não-renováveis
Fontes de energia e impactos ambientais
Energia.
Fontes e formas de energia
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
ENERGIA ELÉTRICA.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia.
FONTES MODERNAS DE ENERGIA
A exploração dos recursos naturais
Fontes de Energia.
Indústria e Energia no Brasil
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Fontes de energia Importância econômica: desenvolvimento industrial e qualidade de vida. Tendência ao aumento de inovações tecnológicas que necessitam.
ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL.
Petróleo.
FONTES DE ENERGIA 3 ano EM.
MÓDULO 21 - ENERGIA.
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Consumo energético e meio ambiente
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
“As alterações climáticas constatadas em razão do aquecimento global afetam todo o Planeta. Sabemos que o efeito estufa é um fenômeno natural que tem como.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Fontes de energia I GG. 07 PAG.42. Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

FONTES DE ENERGIA

CLASSIFICAÇÃO: Fontes de Energia Arcaicas ou Antigas: força muscular, fogo, água (roda d´água e o vento (moinhos); Fontes de Energia Modernas: carvão mineral, petróleo, gás natural, hidroeletricidade e energia nuclear; Fontes de Energia Alternativas: energia solar, eólica, marés, geotérmica;

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS: Energia Solar, Hidráulica, Eólica, Marés, Biomassa FONTES DE ENERGIA NÃO-RENOVÁVEIS: Combustíveis Fósseis (carvão mineral e petróleo) e minerais energéticos (urânio)

I Revolução Industrial Carvão II Revolução Industrial Carvão, Petróleo, Gás Natural e a Energia Hidroelétrica

FONTES DE ENERGIA - BRASIL Histórico: 1940 (lenha e carvão vegetal) 80% do consumo nacional; 1999 apenas 13% do consumo; a partir de 1940: substituição das fontes de energia tradicionais pelas fontes de energia modernas; Setores que mais utilizam: industrial (39%), transportes (22%), residencial (17%), comercial (6%), agropecuário (4%) e público (4%); HOJE: Usinas Termoelétricas (14%), Hidrelétricas (82%) e Termonucleares (2,5%).

CARVÃO MINERAL: - Substância sólida de origem orgânica, resultante da transformação de restos vegetais submetidos a intensas pressões; a partir de 1750 até meados da primeira metade do século XX; Indústria e nos transportes; Consumo Mundial - 1950: 59%; 1990: 30% e 2000: 24%; Reservas podem durar até 220 anos; Grande produção de calor: empregado na siderurgia e na produção de eletricidade; Danos ao meio ambiente (chuva ácida, poluição dos rios, lagos e solos, aquecimentos global) e danos à saúde.

DISTRIBUIÇÃO: Maioria no Hemisfério Norte: China, EUA, Rússia, Europa e Norte da Índia Hemisfério Sul: Austrália Brasil: Santa Catarina (62,8%), RS (36,4%) e Paraná (0,6%)

PETRÓLEO: Substância de origem orgânica, com o decorrer do tempo sofre transformações químicas e bioquímicas, originando o petróleo; Utilizado comercialmente há menos de 150 anos; Descoberto na Pensilvânia em 1859; 1928 é criado o Cartel: “Sete Irmãs do Petróleo” : Standard Oil ou Exxon, Texaco, Mobil Oil, Gulf Oil, Standard Oil ou Chevron, Royal-Dutch Shell e British Petroleum

Nacionalizações do Petróleo: México, Brasil e Venezuela; 1960: Criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo): Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela, depois entraram Argélia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Líbia e Nigéria. Representam 60% das exportações mundiais; 1 Choque do Petróleo (1973) – de 3 para 12 dólares; 2 Choque do Petróleo (1979) – passou para 35 dólares; Brasil: 1953 – Monopólio da PETROBRAS

CPI DA PETROBRAS

DESVANTAGENS DO USO DO PETRÓLEO: O estoque mundial está acabando; Derramamento Acidental ou Proposital; Guerras e Conflitos; Muitos derivas não são biodegradáveis, originando o LIXO.

USINAS TERMOELÉTRICAS Responsável pela maior parte da eletricidade utilizada no mundo; Carvão Mineral e Petróleo como fontes de energia; Europa, América do Norte e China; É construída próximo aos locais de consumo; Intensa poluição do ar, principal causador da chuva ácida.

HIDROELETRICIDADE Utilização como fonte de energia por volta de 1860; Existência de rios caudalosos e planálticos com quedas d´água; Canadá, EUA e Brasil;

Hidroelétrica de Itaipu Brasil / Paraguai (12,6 milhões de kw)

Represa de Três Gargantas China - 2009

Vantagens e Desvantagens das Hidroelétricas Recurso natural e renovável – ÁGUA; Energia a baixo custo / custo de manutenção baixo; Alteram a paisagem e podem causar danos ambientais;

ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA Principal fonte: mineral radioativo URÂNIO; Encontrado na natureza como U238 (99,3%) e U235 (0,7%); É necessário enriquecer o Urânio (U238); Maiores produtores mundiais: Canadá, Austrália e Níger; 441 usinas nucleares em 34 países; Mais de 90% estão concentradas nos EUA, Japão, União Européia e Federação Russa;

Impactos Ambientais Não causam poluição, como o carvão; Contaminação do Meio Ambiente; Danos à Saúde; Lixo Nuclear (de três a cinco anos o urânio enriquecido é trocado) / o lixo é depositado em recipientes metálicos protegidos por blocos de concreto) – enterrado ou depositado no mar);

Acidente de Chernobyl (1986) Visão do reator 4 da usina nuclear Chernobyl. O fogo e os vazamentos de radiação não estavam controlados nove dias após o acidente!

Países com Bomba Nuclear - EUA; Rússia; Grã-Bretanha; França; China; Israel; Índia; Paquistão; Irã* Mahmoud Ahmadinejad

CORÉIA DO NORTE

ACIDENTE COM O CÉSIO 137 - GOIÂNIA A morte simbólica encenada por ativistas em São Paulo homenageou as vítimas do césio-137, acidente que ocorreu há 20 anos em Goiânia. 1987

ANGRA 1 e 2

ENERGIAS ALTERNATIVAS: Energia dos Oceanos: Força das Ondas; Noruega, França e Canadá; Investimento para a construção é alto; Pode causar impactos ambientais (flora e fauna).

Energia Solar: Sem danos ao meio ambiente; Gratuita, limpa e renovável; Chipre, Israel e EUA; Aquecimento de água e obtenção de eletricidade.

Energia Geotérmica: Calor do interior da Terra; EUA, México, Filipinas, Japão, Itália, Islândia, Nova Zelândia.

Energia Eólica: Proveniente dos Ventos.

Energia da Biomassa: PROALCOOL - A partir da queima de plantas, excrementos, madeira, materiais vegetais e animais; PROALCOOL Criado em 1975; Implantado na Zona da Mata, no Nordeste, na Baixada Fluminense e em São Paulo;

Privatizações no setor energético Iniciou em 1995, com as políticas neoliberais impostas pelo governo FHC ; Privatização dos setores de distribuição e comercialização de energia; Em 1996, foi criada a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica);

DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA Crise no Setor Energético 2001 Solução: DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA