Maria da Conceição Reis Teixeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Internet José Rogério.
Advertisements

Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
TUTORIAL BASE DE DADOS SCIENCE DIRECT Elaborado por:
TUTORIAL BASES DE DADOS PROQUEST
Sobre a High Wire Uma divisão das bibliotecas da Universidade de Stanford (LA-CA) Iniciou em 1995 com a missão de ajudar editores sem fins lucrativos.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Marketing Digital.
LETRAMENTO ELETRÔNICO
O HIPERTEXTO COMO UM NOVO ESPAÇO DE ESCRITA
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
Organização da Memória Principal
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Interfaces gráficas e Interfaces Web
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02.
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Pastoral da Comunicação
Programação Web Introdução
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CONHECENDO O SICS. Clique aqui para acessar a página principal do SICS COMO ACESSAR O SICS Digite na barra de endereço do seu navegador o endereço da.
Um Mapeamento Histórico do Hipertexto:
Aplicação de mapas conceituais na educação
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
Webdesigner O Que é?? O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos.
INFORMÁTICA BÁSICA.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Museu Memórias de Alfabetização
__________________________________________
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Estruturas de Informação Estrutura linear Estrutura matricial Estrutura em rede Estrutura hierárquica ESEL 2002.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
Primeiro Técnico Navegadores.
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Mônica Daisy Vieira Araújo Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Ponto de partida Capítulo 3
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Emerald Group Publishing Limited Descubra como aproveitar os benefícios da editora líder mundial de Pesquisa em Gestão.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Memória.
Sistemas de Arquivos- Cap4
PROVA BRASIL 2015.
Como fazer um hipertexto utilizando o BR OFFICE IMPRESS?
Um novo desafio cada vez mais presente : o hipertexto e a internet na sala de aula Apontamentos a partir do texto Leitura, texto e hipertexto, de Antônio.
Links são pontos do hipertexto a serem clicados para que o leitor tenha acesso a outros blocos de informação. As informações de cada bloco devem.
MEMÓRIAS.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
FICHAMENTO.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE OBJETIVOS -NAVEGAR PELA INTERNET COM O SOFTWARE LIVRE DE NAVEGAÇÃO, ICEWEASEL, PREVENINDO-SE DE RISCOS.
Ciberespaço e leitura:
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Maria da Conceição Reis Teixeira Texto e hipertexto Maria da Conceição Reis Teixeira

Texto e hipertexto um processo de escrita/leitura não-linear e não hierarquizado acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea (LEÃO, XAVIER)

hipertexto além do texto hiper significa posição superior, intensidade ou excesso hipertexto além do texto suporte dinâmico como o computador

hipertexto Possibilidade de se realizar uma trama, ou rede de acessos sem seguir, necessariamente, seqüências ou regras. O hipertexto constitui a base da Internet.

clicar o mouse frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos acessar site clicar o mouse frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos estrutura textual leitor co-autor do texto E S C O L HA Caminhos Caminhos

Um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. ( Pierre Lévy, 1993)

O hipertexto um documento digital composto por diversos blocos de textos interconectados através de links, que possibilitam o avanço da leitura de forma aleatória. Na Web, cada endereço pode ser compreendido como um nó da rede, e os links podem remeter tanto para outras páginas do mesmo site como também para outro site.

Link ou hiperlink é uma conexão, ou seja, elementos físicos e lógicos que interligam os computadores da rede. Link ou hiperlink são ponteiros ou palavras-chave destacadas em um texto, que quando "clicadas" nos levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo ou servidor. “eles permitem ao leitor realizar livremente desvios, fugas, saltos instantâneos para outros locais virtuais da rede, de forma prática, cômoda e econômica”. ( Koch, 2003, p.63)

“a mente humana opera através de associações “a mente humana opera através de associações formam uma teia, desenham trilhas” (Bush) Idéia mente salta ao dado seguinte associação de idéias, seguindo a intrincada trama de caminhos configurada pelas células do cérebro. hipertexto se constitui de “escritas associadas não-seqüenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”. (Nelson )

LINGUAGEM - sociocognitiva Atividade interativa construção do sentido PROCESSUAL

Todo texto = hipertexto Linguística textual(KOCH): Sentidos múltiplos TEXTO recepção construção plurilinear Todo texto = hipertexto

Texto acadêmico

Hipertexto eletrônico X Hipertexto tradição acadêmica SUPORTES

texto X seus leitores: transformações distribuição, organização e estrutura do texto livros em rolo, manuscritos medievais e impressos modernos # HIPERTEXTO páginas tela do computador Impresso eletrônico

livro eletrônico - revolução nas estruturas de suporte material do escrito assim como nas maneiras de ler. ( Chartier, 1999) o códex (livro com páginas) encerra, no interior de sua encadernação ou capa, o texto que carrega. “o leitor de um livro ou de um artigo em papel se confronta com um objeto físico sobre o qual uma certa versão do texto está integralmente manifesta”.

O leitor de hipertexto é mais ativo do que o leitor de impressos? O texto na tela apresenta possibilidades de embaralhar, entrecruzar, reunir textos que são inscritos na mesma memória. O leitor de hipertexto é mais ativo do que o leitor de impressos? Antes de interpretar o sentido do texto, “ler em tela” é enviar um comando a um computador para que projete esta ou aquela realização parcial do texto sobre uma pequena superfície luminosa. No hipertexto, a edição do texto a ser lido é feita pelo leitor, ao contrário do texto em papel onde a plasticidade e o conteúdo estão forçosamente completos. A leitura mais ágil e sem limites do hipertexto se deve à infinidade de links disponíveis. Os links disponíveis se conectam a outros hipertextos de forma não-linear e não-seqüencial.

Texto x hipertexto 1. não-linearidade (geralmente considerada a característica central) 2. volatilidade, devida à própria natureza (virtual) do suporte; 3. espacialidade topográfica, por se tratar de um espaço de escritura/leitura sem imites definidos, não hierárquico, nem tópico; 4. fragmentariedade, visto que não possui um centro regulador imanente;

5. multisemiose, por viabilizar a absorção de diferentes aportes sígnicos e sensoriais numa mesma superfície de leitura (palavras, ícones, efeitos sonoros, diagramas, tabelas ridimensionais); 6. interatividade, devido à relação contínua do leitor com múltiplos autores praticamente em superposição em tempo real; 7. iteratividade, em decorrência de sua natureza intrinsecamente polifônica e intertextual; 8. descentração, em virtude de um deslocamento indefinido de tópicos, embora não se trate, é claro, de um agregado aleatório de fragmentos textuais.

Hipertexto trilhas possíveis de leitura um texto - leitura particular de um hipertexto, a partir dos recortes realizados. O navegador participa da redação ou pelo menos da edição do texto que ele “lê”, uma vez que determina sua organização final. Toda leitura em computador é um ato de escrita e edição, uma montagem singular

Como lemos um hipertexto? Como o processamos? Não importa acesso ou a quantidade de coisas acessadas. O problema: uso das informações acessadas, ou seja, o seu processamento

o hipertexto modifica as práticas de leitura. Subverte as formas de apresentação, usabilidade, contato físico, linearidade, e conseqüentemente de leitura. O texto é bites, armazenado em um dispositivo de memória, somente legível ao computador. Esse ciberespaço se configura como uma infinidade de leituras possíveis. Uma coisa é certa: procedemos de forma distinta ao nos depararmos com diferentes suportes.