Diagnóstico do Pavimento Existente

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Transcrição da apresentação:

Diagnóstico do Pavimento Existente

Considerações Iniciais: Os estudos de avaliação do pavimento da Rodovia BR 174 - Lotes 1, 2, 3, 4 e 5 Diagnóstico do Pavimento Auscultação - Levantamentos Funcional e Estrutural a) Levantamento Visual Continuo (LVC): b) Levantamento de Irregularidade Longitudinal (IRI): c) Levantamento de Irregularidade Transversal (Flecha): d) Levantamento Deflectométrico:

a) Levantamento Visual Continuo (LVC): Equipamento: PARAGON-HICS

b) Levantamento de Irregularidade Longitudinal (IRI): Equipamento: THREE LASER PROFILER SYSTEM – (Perfilógrafo a Laser) A rodovia apresenta remendos emergenciais em demasia como conseqüência de diversos serviços de conserva realizados ao longo da vida de projeto do trecho. Estes remendos contribuem de sobremaneira na elevação dos valores do Índice de Rugosidade Internacional, provocando grande desconforto ao usuário.

Equipamento: TRANSVERSO - Perfilógrafo a Laser em Continuo c) Levantamento de Irregularidade Transversal: (Flecha na Trilha de Roda) Equipamento: TRANSVERSO - Perfilógrafo a Laser em Continuo O afundamento nas trilhas de roda desenvolve-se progressivamente a partir do inicio da ação do tráfego, e a sua progressão pode ser acelerada pelo enfraquecimento do pavimento devido ao trincamento. O afundamento nas trilhas de roda podem contribuir para o fenômeno de hidroplanagem.

d) Levantamento Deflectométrico: Equipamento: Falling Weight Deflectomer (FWD) Para a avaliação da condição das estruturas de pavimentos executadas nos trechos em questão efetuou-se o levantamento das linhas de influência dos assentamentos reversíveis (bacias de deformação) obtidas em ensaios de carga dinâmica realizados com o Falling Weight Deflectometer (FWD).

a) Levantamento Visual Continuo (LVC): Equipamento: PARAGON-HICS

A) Levantamento dos Defeitos Superficial pelo - (LVC) e Imagens dos Trechos Lote 1 Lote 2 Lote 3 Os defeitos predominantes no trecho são panelas, remendos, desgastes, desagregação e trincas Figura 1 – km 23,7 Figura 1– km 122,1 Figura 1 – Km 266,3 Deformações, Remendos e Deterioração por completa da camada de revestimento o que caracteriza um grave comprometimento da estrutura do pavimento Figura 02 – km 40,8 Figura 2 – km 129,8 Figura 2 – Km 185,5

A) Levantamento dos Defeitos Superficial pelo - (LVC) e Imagens dos Trechos Lote 4 Figura 1 – km 344,7 Figura 2– km 331,1 Deterioração por completa da camada de revestimento o que caracteriza um grave comprometimento da estrutura do pavimento Os defeitos predominantes no trecho são panelas, remendos, desgastes, desagregação e trincas

b) Levantamento de Irregularidade Longitudinal (IRI): Equipamento: THREE LASER PROFILER SYSTEM – (Perfilógrafo a Laser) A rodovia apresenta remendos emergenciais em demasia como conseqüência de diversos serviços de conserva realizados ao longo da vida de projeto do trecho. Estes remendos contribuem de sobremaneira na elevação dos valores do Índice de Rugosidade Internacional, provocando grande desconforto ao usuário.

B) Dados do Levantamento de Irregularidade (IRI) Lote 1 - 102,89 km Lote 2 - 79,69 km

B) Dados do Levantamento de Irregularidade (IRI) Lote 3 - 99,06 km Lote 4 - 86,61 km

B) Dados do Levantamento de Irregularidade (IRI) Lote 5 - 65,50 km

Equipamento: TRANSVERSO - Perfilógrafo a Laser em Continuo c) Levantamento de Irregularidade Transversal: (Flecha na Trilha de Roda) Equipamento: TRANSVERSO - Perfilógrafo a Laser em Continuo O afundamento nas trilhas de roda desenvolve-se progressivamente a partir do inicio da ação do tráfego, e a sua progressão pode ser acelerada pelo enfraquecimento do pavimento devido ao trincamento. O afundamento nas trilhas de roda podem contribuir para o fenômeno de hidroplanagem.

C) Dados do Levantamento de Flecha na Trilha de Roda Lote 1 - 102,89 km Lote 2 - 79,69 km

C) Dados do Levantamento de Flecha na Trilha de Roda Lote 3 - 99,06 km Lote 4 - 86,61 km

C) Dados do Levantamento de Flecha na Trilha de Roda Lote 5 - 65,50 km

C) Dados do Levantamento de Flecha na Trilha de Roda Lote 5 - 65,50 km

d) Levantamento Deflectométrico: Equipamento: Falling Weight Deflectomer (FWD) Para a avaliação da condição das estruturas de pavimentos executadas nos trechos em questão efetuou-se o levantamento das linhas de influência dos assentamentos reversíveis (bacias de deformação) obtidas em ensaios de carga dinâmica realizados com o Falling Weight Deflectometer (FWD).

D) Dados do Levantamento de Deflexão (Do) Lote 1 - 102,89 km Lote 2 - 79,69 km

D) Dados do Levantamento de Deflexão (Do) Lote 3 - km Lote 4 - 86,61 km

D) Dados do Levantamento de Deflexão (Do) Lote 5 - 65,50 km