Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

A Cristologia da Missão
JEAN-PAUL SARTRE.
Ética e religião.
O QUE É ÉTICA?.
Características da liberdade em Sartre
Promover a Concórdia.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Assunto: existencialismo Obj: Compreender a relação existente entre determinismo e liberdade. Descrever os fenômenos históricos que contribuiriam para.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO EXISTENCIALISMO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
PRECURSORES DO EXISTENCIALISMO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
FILOSOFIA.
A beleza de estar em construção
Friedrich Nietzsche ( )
“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
O existencialismo de Sartre
Protesto feminista ??? 2:24
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
ÉTICA NA ANTIGUIDADE Profª Gilvaci.
By Búzios Slides LIBERDADE.
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
Existencialismo – Parte II
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
A Filosofia Existencialista
Friederich Nietzsche “Não sou um homem, sou uma dinamite” Nietzsche
JEAN PAUL SARTRE.
Teorias Motivacionais na Psicologia
JEAN – PAUL SARTRE Profª MÁRCIA FABIANI AULA 24
Filosofia Professor Breno Cunha
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
FILOSOFIA.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
SER ESPÍRITA..
O QUE É FILOSOFIA ?.
Lei do Progresso Livro dos Espíritos.
Aula: Tomás de Aquino By: Matheus Rocha.  Período da escolástica  Características: Maior acessibilidade ao conhecimento. Surgimento da primeiras universidades.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Friederich Nietzsche “Não sou um homem, sou uma dinamite” Nietzsche
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
RELIGIÃO.
Prof. Edi Carlos Marques
DEUS… posições, respostas, inquietações.
Douglas Fernando Blanco
Danúbia Carol, Elisabeth G., Jonas Dill
A angústia segundo Sartre
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Unidade I Formação da moral ocidental Tema 3 A moral no pensamento moderno.
Schopenhauer “O homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer”. (Ser humano é condicionado pelo desejo) Opositor de Hegel.
Filosofia central de Nietzsche
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
“História da Filosofia Contemporânea” 2012/2 Principais Características.
Filosofia da Ilustração ou Iluminismo
A DOUTRINA DO CONHECIMENTO
Heidegger cita Novalis:
Nietzsche ( ).
A vida na compreensão de Nietzsche. Em ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, Nietzsche vai identificar vida à “vontade de potência”: –A vida aparece como uma vontade.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
A crítica de Nietzsche à ideia de valores universais
Nietzsche.
LIBERDADE 26/6/2016www.nilson.pro.br1. QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?
Transcrição da apresentação:

Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três Estados Religioso/mítico MetafísicoCientífico Estágio final Estabelecimento das bases para o conhecimento seguro (verdadeiro)

Nietzsche Cultura ocidental Apolínio (Apolo) OrdemDionisíaco (Dionísio) Desordem Natural, instintivo Racional, ordenado Homem Prevalece o apolínio Moral judaico-cristãFilosofia socrática Moral para fracos Alimenta a crença no pós-morte, torna o homem submisso, elimina sua vontade de poder (potência) Vontade de poder (vida) Superar o bem e o mal (afirmar a vontade de vida) Super-homem (além homem) Eterno retorno Afirma Nega

Existencialismo O homem encontra-se sozinho no mundo Pós-segunda guerra Deus e a religião não atendem aos anseios no homem O existencialismo aponta uma saída para o niilismo O homem deve assumir sua liberdade como um ser no mundo "Se Deus não existisse, tudo seria permitido.“ (Dostoiévisk)

HeideggerHomem é um ser aí (daisen) Capaz de escolher é livre para escolher Busca o sentido da sua própria existência Gera angústia e sofrimento Ser para a morte Assumir a morte como condição da vida Projetar-se na vida Existência autêntica Ser construtor de si, através de suas escolhas Assumir para si a responsabilidade de escolher

Sartre O homem está condenado a ser livre (escolher) A existência não faz sentido, a morte nadifica a vida Tudo é contingente (muda) O ser humano está sozinho A existência precede a essência O homem constrói sua essência a partir de suas relações com o mundo (escolhas) O homem deve assumir as consequências de suas escolhas