CIn-UFPE1 UML Uma linguagem unificada de modelagem Visão Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UML Modelando um sistema.
UML Visões – Parte 2.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
(Unified Modeling Language)
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à Unified Modeling Language
Linguagens de Modelagem para SMA
Introdução a UML.
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
Professora: Aline Vasconcelos
Introdução a diagrama de classes e UML
Análise e Projeto de Sistemas
Análise e Projetos de Sistemas Revisão de Conteúdo UML-Linguagem de Modelagem Unificada Professor: Armando Hage Belém-2005.
Aula 9 Fases do desenvolvimento de software UML Diagramas de classes
Classes e objetos Modelagem
Orientação a Objetos.
Diagrama de Classes e Diagrama de Objetos
Diagrama de Classes e Colaboração
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Visão Geral do RUP.
Diagrama de Classes Ilustra as especificações de software para as classes e interfaces do sistema. É obtido através da adição de detalhes ao modelo conceitual.
O Fluxo de Implementação
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Engenharia de Software e Sistemas Danilo Veras e Rebeka Gomes.
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Diagramas de Atividade
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Marcio de Carvalho Victorino
Diagramas de Comunicação
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Laboratório de Programação
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Profº Henrique Vila Nova Unibratec CTD – 2º Período
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Modelando aspectos de Implementação
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES 14/04/2017.
Linguagem de Modelagem Unificada
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Engenharia de Software e Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Software

UML Statechart CIn-UFPE.
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Introdução a UML.
A linguagem unificada de modelagem
Engenharia de Software Fluxo de Requisitos
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
Análise e Projeto de Sistemas
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Interações entre objetos
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
UML (Unified Modeling Language) A linguagem unificada de modelagem
Projeto de Arquitetura de Software
Especificação de Sistemas de Tempo-Real utilizando Orientação a Objetos Marco Aurélio Wehrmeister
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência
Análise e Design de Software Site:
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Transcrição da apresentação:

CIn-UFPE1 UML Uma linguagem unificada de modelagem Visão Geral

CIn-UFPE2 Origens e Criadores n OMT-2 (James Rumbaugh) n Booch-94 (Grady Booch) n OOSE (Ivar Jacobson)

CIn-UFPE3 História e padronização

CIn-UFPE4 Tradicional e Moderna Classes Relacionamentos ObjetosUse Cases Sistemas de grande porte Componentes ActiveX/COM+ ODBMS CORBA Java Beans Interfaces Sistemas de tempo real Objetos de negócio Design Patterns RDBMS

CIn-UFPE5 Usos de UML n Visualização n Especificação n Documentação n Comunicação n Construção

CIn-UFPE6 Elementos essenciais Elementos Estruturais Elementos Comportamentais Elementos de Agrupamento Elementos de Extensão e Anotação

CIn-UFPE7 Elementos estruturais OBJETO CLASSE NÓ RELACIONAMENTOS Navegabilidade Agregação Dependência Herança Realização Associação Composição COMPONENTE INTERFACE IPessoa

CIn-UFPE8 Elementos comportamentais Cadastrar cliente USE CASE ESTADOS H MENSAGENS e TRANSIÇÕES ATOR Retorno/controle Mensagem assíncrona Auto-(mensagem/transição) Mensagem/transição

CIn-UFPE9 Elementos de Agrupamento PACOTES

CIn-UFPE10 Elementos de Extensão e Anotação {autor=Janjão Lima data =12/10/2004} TAGGED VALUES {frozen} RESTRIÇÃO Esta operação deve ser chamada depois da conexão «importa» ESTEREÓTIPO ANOTAÇÃO Permitem adicionar novas propriedades aos elementos de UML.

CIn-UFPE11 Conceitos (I) n UML pode ser usado para  Mostrar os limites de um sistema e suas principais funções, usando use cases e atores  Ilustrar a realização dos use cases, usando os diagramas de interação  Representar a estrutura estática de um sistema, usando diagramas de classe

CIn-UFPE12 Conceitos (II) n UML pode ser usado, também, para  Modelar o comportamento de objetos, com diagramas de estados  Apresentar a implementação física e a arquitetura de um sistema, com diagramas de componentes e diagramas de implantação  Criar extensões, usando estereótipos

CIn-UFPE13 Atores n Atores são pessoas ou coisas que interagem com o sistema em desenvolvimento > Coordenador

CIn-UFPE14 Use cases n Um use case é a especificação de seqüências de ações que um sistema, subsistema, ou classe pode realizar, interagindo com um dos atores n Use cases podem incluir seqüências alternativas, ou seqüências excepcionais (de erro) Matricular aluno Solicitar histórico Verificar pré-requisitos

CIn-UFPE15 Diagramas de Use cases Estudante > Solicitar histórico do curso atual Solicitar histórico de todos os cursos Solicitar histórico > Verificar dependências Matricular aluno > Sistema de controle de pre-requisitos

CIn-UFPE16 Diagramas de classes n Os diagramas de classes são os principais diagramas estruturais de UML n Diagramas de classe mostram classes, interfaces e os relacionamentos entre esses elementos n As classes especificam a estrutura e o comportamento dos objetos n Objetos são instâncias de classes

CIn-UFPE17 Diagrama de Classe +confirmar() +cancelar() -calcularTotal():Currency gerarNovoCodigo: String -codigo: Integer -dataRecebido -total: Currency Pedido #creditoPermitido: Currency #nivelCredibilidade() -nome: String -endereco: String -dataPrimeiraCompra: Date -dataUltimaCompra: Date -totalComprado: Currency Cliente -quantidade: Integer -preco: Currency -emEstoque: Boolean Item de Pedido nomeContato: String telefones[1..10]: String CGC: String FAX[1..3]: String Cliente pessoa-jurídica colocarListaNegra() nome: String CPF: String numCartaoCredito Cliente pessoa-física Empregado Produto * representante de vendas * * IPessoa itens

CIn-UFPE18 Diagramas de objetos n Os diagramas de objetos mostram uma “fotografia” de um sistema OO em execução n São mostrados os objetos, com os valores de seus atributos e as ligações entre eles n Os diagramas de objetos são úteis para a modelagem de estruturas de dados complexas

CIn-UFPE19 Diagrama de Objetos -matrícula: String -nome: String Professor -codDisciplina: String -descrição: String -codTurma: String Curso -matrícula: String -nome: String -período: Integer Aluno [0..10] ministra [1..5] * [1..3]

CIn-UFPE20 Diagramas de Interação n Um diagrama de interação mostra um conjunto de objetos, seus relacionamentos e as mensagens que podem ser enviadas entre eles n Podem ser de dois tipos (isomórficos):  Diagramas de seqüência dão ênfase à ordenação das mensagens  Diagramas de colaboração enfatizam o relacionamento entre os objetos que trocam mensagens

CIn-UFPE21 Diagrama de Seqüência

CIn-UFPE22 Diagrama de Colaboração

CIn-UFPE23 Diagramas de Estados n Os diagramas de estados são usados para modelar o comportamento de objetos (com comportamento complexo) n Nos diagramas de estados são modelados os estados em que um objeto pode estar e os eventos que fazem o objeto passar de um estado para outro

CIn-UFPE24 Ocioso Manutenção fazerManutenção Validando SelecionandoProcessando Imprimindo [continuar] [não continuar] H entry / lerCartão exit / ejetarCartão cartãoInserido cancelar Ativo Diagramas de Estados

CIn-UFPE25 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas). Ex: fluxos de processos, fluxos de eventos, detalhamento de operações. n São um caso especial dos Diagramas de Estados, com a maioria das transições resultantes do término das atividades n São semelhantes aos antigos fluxogramas n São muito usados para modelar atividades concorrentes

CIn-UFPE26 Diagrama de Atividades

CIn-UFPE27 Diagramas de Componentes n Diagramas de componentes são usados para modelar o aspecto físico de um sistema n São mostrados componentes e os relacionamentos entre eles n Exemplos de componentes são documentos, executáveis, e tabelas de bancos de dados

CIn-UFPE28 Diagrama de Componentes

CIn-UFPE29 Diagramas de Implantação n Os diagramas de implantação são usados para modelar o ambiente em que o sistema será executado n São compostos por nós e relacionamentos de comunicação n Um nó pode ser, por exemplo, um computador, uma rede, um disco rígido, um sensor, etc.

CIn-UFPE30 Diagrama de Implantação

CIn-UFPE31 Bibliografia Recomendada n The Unified Modelling Language User Guide (Grady Booch) n The Unified Modelling Language Reference Manual (James Rumbaugh) n The Unified Software Development Process (Ivar Jacobson) n UML Distilled (Martin Fowler)