O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e conflitos, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
Meio ambiente e desenvolvimento
Políticas de Segurança Pública
Realidade dos Centros Urbanos
STC 6 Modelos de Urbanismo e Mobilidade
Economia da Informação
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
II SEMINÁRIO DE MULHERES NEGRAS DE RIO CLARO HOMENAGEM A MULHER NEGRA LATINA, AMERICANA E CARIBENHA DIA 24 DE JULHO DE 2010 LOCAL: Auditório do Núcleo.
DIRETRIZES CURRICULARES
Cristiane jonas Francisconi
Movimentos Migratórios e Urbanização
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Migrações - Influências
10 Anos! Inter-Institucionalidade na Missão
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
A Imigração em Portugal e na Europa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Imigrantes em Portugal: Construção de imagens e estereótipos
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Jogos dos Povos Indígenas
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
MIGRAÇÕES.
Líder: Prof(a). Dr(a). Wanda Aparecida Machado Hoffmann - CECH – Departamento de Ciência da Informação Núcleo de Informação.
População em movimento
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
CULTURA JURIDICA.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e políticas, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais.
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Organização Internacional para Migrações
Programação geral. O Seminário Educação 2013 será organizado em 5 eixos temáticos: · Eixo 1: (Des)colonialidades e educação · Eixo 2: (Des)colonialidades,
28/05/2015LINO JOÃO DE OLIVEIRA NEVES. Lino João de Oliveira Neves Departamento de Antropologia Universidade Federal do Amazonas CASO BRASIL DE SUEÑOS,
Fonte: Organização Internacional para Migração
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
Fonte: Organização Internacional para Migração
CAP 19 – LOCALISMOS E COMUNIDADES VIRTUAIS
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Em 2003, a imigração mais significativa foi de brasileiros e asiáticos de várias origens (nomeadamente indianos e chineses). Existem ainda pequenos núcleos.
Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho.
2006 Convocação de Propostas para a Promoção de Bens Públicos Regionais – BID Criação da CP e seu Plano de Trabalho 2006/07.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
FACAM- FACULDADE DO MARANHÃO CURSO: SERVIÇO SOCIAL PÓLO: SANTA HELENA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO Prof.ª OLIMPIA SANTA HELENA -MA.
Seminário Judicialização da Saúde – Como evitar? Cristiane Tavares – Assessoria Jurídica.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA – PNCSA
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Produção e disseminação de conhecimento Monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos nas 12 cidades-sedes da Copa.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

O Seminário Migrações na Pan- Amazônia: fluxos, processos sociais e conflitos, tem como objetivo discutir com pesquisadores locais, nacionais e internacionais a problemática das migrações no contexto Pan-Amazônico, buscando entender as razões pelas quais imigrantes de diferentes nacionalidades circulam entre os vários países da região em busca de melhores oportunidades de emprego. Além disso, o seminário focará uma realidade complexa e crescente na região, que é o tráfico de seres humanos, seja para o trabalho escravo, seja para a exploração sexual. Com isso, pretende-se fornecer elementos para a formulação de políticas públicas que visem atingir imigrantes nessas condições de vulnerabilidade. Buscar-se-á, portanto, novos aportes teórico- metodológicos para compreender essas “novas” modalidades de migrações no contexto regional, procurando as similaridades e diferenças, em buscas de ações conjuntas que visem defender os direitos dos imigrantes. O seminário fará também uma homenagem à comunidade judaica local por ocasião do bicentenário desta presença na Amazônia. ‘. Inforrmações pelos telefones (92) ou REALIZAÇÃO Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia GEMA APOIO Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS/Museu Amazônico Departamento de Antropologia Pastoral dos MIgrantes-Arquidiocese de Manaus Inscrição e programação: Local: Auditório da Faculdade de Direito(campus- UFAM) Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos Nova Cartografia Social da Amazônia

Dia 03/11/10 –Quarta-feira Credenciamento 9.00hs Abertura solene do seminário 9.30 hs. O bicentenário da presença judaica na Amazônia - Murilo Laredo - Comitê Israelita do Amazonas hs – Mesa - Migração internacional: questões teórico-metodológicas - Repensando a localidade nos estudos migratórios - Bela Feldman-Bianco – UNICAMP - Outras emigrações: cruzar fronteiras, viver em bolhas, circular – Carmen Rial – UFSC. -Identidades coletivas emergentes e Estado na Pan-Amazônia - Alfredo Wagner Berno de Almeida – UEA/Nova cartografia Social da Amazônia Coordenador: Sidney Silva - UFAM 12.00hs almoço 14.00hs Mesa - Migrações na Pan- Amazônia: fluxos e tendências. -Migração internacional na Pan-Amazônia: o que dizem os censos. Luis Aragón - UFPA. - Migrações no Amazonas: algumas considerações - Norma Bentes– IBGE/AM Coordenador: Amélia Batista Nogueira- UFAM 16.00hs Mesa - Conflitos e tráfico humano na Fronteira Norte - Migração e Relações de trabalho de brasileiros no Platô das Guianas” Manoel Pinto – UNIFAP - Redes e itinerários dos brasileiros para as áreas de garimpo da Guiana, Suriname e Venezuela - Rafael Silva Oliveira – USP - O Estado do Amazonas no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - Michele Custódio – SEJUS/AM - Tráfico de meninas na cidade de Manaus - Sulamita Souza Castro - ESBAM Coordenador : Ana Felisa – UEA Dia 04/11/10 – Quinta-feira 8.30 hs Mesa - Processos identitários na Fronteira Norte. - Identidades Indígenas e nacionais entre dois Estados Nacionais: os Macuxi e Wapichana na fronteira Brasil-Guiana’ Stephen Baines – UNB - A dinâmica de deslocamentos Ticuna e seus locais de cultura. Priscila Faulhaber – MAST/UFAM - Processos de reafirmação das identidades indígenas na região do Baixo rio Tapajós – Edviges Ioris – UFSC. Coordenador: Maria Helena Ortolan –UFAM 10.00hs Mesa - Migrações e processos socioculturais - Deslocaçâo internacional e mobilidade de mâo-de-obra na transfronteira amazônica: Brasil e Venezuela - Francelene Rodrigues dos Santos – UFRR - Peruanas e colombianas em Manaus: relações de gênero e preconceito - Sidney Silva - UFAM - Corpos desterritorializados: lugar de memória, dor e sentido das refugiadas colombianas em Manaus - Álvaro Jardel – UFAM Coordenador: Raquel Wiggers - UFAM 12.00hs Almoço 14.00hs Mesa - Migrações internacionais e políticas - Tendências internacionais em políticas migratórias e o caso brasileiro - Helion Póvoa Neto – NIEM –IPPUR/UFRJ - A política internacional das Migrações: atores e tendências. Carolina Moulin Aguiar PUC/RJ -Destierro y suspensión de la ciudadanía. Hacia una comprensión antropológica del refugio en las fronteras de Colombia. Henry Salgado (Universidade de Montreal) Coordenador: Sidney Silva – UFAM 16.00hs Comunicações de pesquisa – Lançamento do Livro: Migrantes em contextos Urbanos. Seminário Internacional Migrações na Pan-Amazônia