Linguagem e Comunicação Empresarial 01 de setembro de 2009
Funções da linguagem Função Emotiva ou Expressiva Centrada no emissor Reflete sua visão própria de mundo, suas emoções, sentimentos e estados subjetivos Personalidade e juízo de valor do emissor são nítidas Interjeições, exclamações, reticências Ex.: Nós o amamos muito, Kaká!! Ai, quem me dera...
Funções da linguagem Função Conativa ou Apelativa Centrada no receptor Visa modificar ideias, opiniões Mensagens contêm ordens, apelos, tentativas de convencimento ou sedução Uso do imperativo, vocativo e tom persuasivo Frequente na propaganda Ex.: "Compre aqui...” Fica quieto, rapaz!
Funções da linguagem Função Fática Centrada no canal Abre, fecha ou testa o canal de comunicação Ex.: Alô? Está me ouvindo? Oi. Tudo bem?
Funções da linguagem
Funções da linguagem Função Metalingüística Visa explicar, esclarecer o código utilizado Quando a linguagem fala por si própria Ex.: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias para o papel, sinto-me realizada... Making of de um filme Dicionário, gramática
Funções da linguagem Função Poética Centrada na mensagem Busca construí-la de forma original, criativa, inovadora Forma tão importante quanto o conteúdo Não é exclusividade da poesia ou do texto literário Ex.: O grande barato de se comprar um carro novo é não pagar caro por ele.
Funções da linguagem Função Referencial Centrada no contexto da comunicação Visa essencialmente informar, sem juízo de valor Ex.: O que temos para almoçar hoje? Filé com fritas.
Poética x Conativa Qual a diferença entre o uso da função poética e da função conativa na publicidade? Beba Coca-cola O primeiro sutiã a gente nunca esquece Só amanhã, no Magazine Luiza! Bradesco – Completo
Função referencial no dia-a-dia profissional É a mais utilizada Necessidade de precisão e objetividade das informações Quanto menos ruídos, mais bem-sucedido será o processo Exige precisão vocabular Evite palavras-ônibus (coisa, “bagulho”, treco)
Como tornar a linguagem mais compreensível Frases curtas Voz ativa Ex.: Foram realizadas pesquisas... A empresa Araponga realizou pesquisas...
Como tornar a linguagem mais compreensível Vocabulário – evitar o uso de palavras técnicas e abstratas Palavras abstratas Palavras que encerram juízo de valor Palavras amplas de referencial impreciso Felicidade Liberdade Errado Bom Mau Certo Agradável Reacionário Comunista Esquerda Direita Neoliberal
Como tornar a linguagem mais compreensível Generalização – evitar, pois torna o texto comum, impreciso, confuso. Ex.: Leite faz mal às crianças. Leite contaminado por radiação faz mal às crianças. Leite contaminado por radiação provoca diarréia nas crianças.
Como tornar a linguagem mais compreensível Ex.: Prédio feio Prédio abandonado, sujo Prédio com rachaduras na estrutura, desabamento da cobertura, abandonado
Como tornar a linguagem mais compreensível Economia verbal – determinar previamente o objetivo da mensagem, organizar o pensamento