Compreendendo a notação de semitons na partitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Levitas Violão
Advertisements

Mairon de Oliveira Costa
Variáveis Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp.
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
AO - Prática de Tom e Semitom AO - O Cravo brigou com a Rosa
Identificação de notas: dó, ré, mi fá sol, lá e si
O título da apresentação deve ocupar até quatro linhas
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Estudo dos Intervalos.
REVISÃO GERAL GEOGRAFIA.
Psicoacústica Conceitos básicos
Dependência e Independência Linear e Produto Vetorial
Professora Carol/Geografia
A estrutura do artigo de opinião
Curso de Teoria Musical
Estudo dos Intervalos.
As vezes, sem que eu perceba vem aquela tristeza,
Movimentos.
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Conceitos e Terminologia Musical
Aula - 02 – Fundamentos básicos Part - 02
Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico
Fizencadeando pensamentos
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
TEORIA MUSICAL Iniciante
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Como fazer a leitura de obra de arte?
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
MÚLTIPLOS GRAUS DE LIBERDADE
G E O G R A F I A 8ª Série | Prof. José Gusmão.
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
ASPECTOS DA PERSONALIDADE E DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
Maria Amélia Ribeiro Fernandes  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando.
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
Aperfeiçoamento Teórico
Terminologia Musical.
Tecnologias - Matemática
21 Tom e Semitom - Conteúdo
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Aperfeiçoamento teórico
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Material de Apoio
 Conceito evoluído, assim como a noção atual de família, privilegiando o princípio da dignidade da pessoa humana;  Compreende, portanto, a relação jurídica,
Carlos Antonio Fragoso Guimarães
Comparação entre padrões de escalas
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
Números racionais com notação decimal
Instruções para realização de ditados
Estática Estática Histórico
Notação científica É hora de estudar.....
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Aula 1 Modos. Modos Litúrgicos São escalas diatônicas que guardam entre seus graus os intervalos de um tom ou um semitom. Têm nomes de povos gregos e.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
Grandezas cinemáticas em coordenadas:
Hidrodinâmica Aula 02 (1 0 Sem./2016) 1. Redução do contínuo ao discreto: 2 Partição do fluido em pequenos elementos de volume infinitesimal dV e massa.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Hidrodinâmica Aula 03 (1 0 Sem./2016) 1. Movimento relativo próximo a um ponto Considere que a velocidade no ponto P e no tempo t é u. Próximo a este.
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
Aperfeiçoamento técnico grupo canto de paz
A PERFEIÇOAMENTO T EÓRICO 2 Intervalos justos, maiores e menores-Intervalos Aumentados e diminutos-Intervalos compostos- Inversão de Intervalos- Enarmonia-
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
Transcrição da apresentação:

Compreendendo a notação de semitons na partitura

Notas naturais e semitons naturais Caso você precise lembrar, um semitom é um intervalo de segunda entre duas notas vizinhas. É também o menor intervalo percebido como afinado pela audição acostumada com a música de tradição ocidental. Para compreender como acontece a notação de semitons na partitura, é necessário primeiro compreender que há diferença entre as distâncias de tom e semitom entre as alturas naturais. Essas distância não são uniformes: entre algumas notas há intervalos de tom, e entre outras há intervalos de semitom. Você deve sempre lembrar que os semitons naturais existem entre as notas mi e fá, si e dó. Entre as demais notas, há intervalos de tom.

Relação entre a partitura e as alturas naturais Já sabemos que as notas se dispõem no pentagrama em uma ordem de linha-espaço quando são vizinhas, e que seu nome é orientado por uma clave. A partir da clave, podemos determinar quais os nomes das notas pela análise de suas relações intervalares. Quando dispomos apenas as notas no pentagrama, sem alterações, estamos escrevendo notas naturais. Assim, sempre que não houver alterações na armadura, ou mesmo alterações ocorrentes, estaremos representando notas naturais.

Semitons naturais na partitura Para descobrir os intervalos de semitom natural na partitura, devemos localizar as notas que formam semitons naturais, ou seja, mi e fá, si e dó. Seu posicionamento poderá variar, dependendo da clave que estamos utilizando. Assim, observamos que entre mi e fá sempre há um semitom mas, por exemplo, podemos encontrar mi e fá respectivamente no terceiro espaço e na quarta linha da clave de fá. Veja outras posições possíveis para semitons naturais na partitura:

Semitons e uso das alterações na partitura Quando utilizamos alterações, ampliamos as possibilidades de representação de intervalos de semitom. Qualquer nota pode formar um intervalo de semitom com uma nota vizinha. Apenas há diferenças de como isso será expresso na partitura. Podemos utilizar uma nota formando um intervalo chamado “primeira aumentada”, ao formar um semitom com a mesma nota alterada: Temos segundas menores quando utilizamos notas diferentes, mas alteradas, para formar o semitom: