Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Advertisements

GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Energias renováveis… … o futuro.
As fontes de energia Fontes convencionais de energia: as usinas hidrelétricas, termelétricas, os combustíveis fósseis As usinas nucleares Fontes renováveis.
Evolução no uso das fontes de energia
Energias Químicas no Cotidiano
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Política e meio ambiente
FONTES DE ENERGIA.
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Estudos de Contemporaneidade
FONTES DE ENERGIA PROFº CÉLIO
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
ENERGIa 06/05/2013.
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Fontes de Energia.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
RECURSOS MINERAIS NO BRASIL
ENERGIA ELÉTRICA.
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Fontes de Energia.
Indústria e Energia no Brasil
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Energia Termoelétrica
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
INFRAESTRUTURA.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
MÓDULO 21 - ENERGIA.
Energia das Biomassas.
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
Geração e distribuição de energia elétrica
“As alterações climáticas constatadas em razão do aquecimento global afetam todo o Planeta. Sabemos que o efeito estufa é um fenômeno natural que tem como.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Ministério de Minas e Energia ABAR Associação Brasileira de Agências de Regulação O Futuro do Setor Energético do Brasil Altino Ventura Filho Secretário.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Ministério de Minas e Energia CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Audiência Pública “Debater.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas O Brasil possui pouco carvão O carvão brasileiro é de baixa qualidade Reservas: 2% no PR 48% em SC 50% no RS Principal área de produção: Vale do Rio Tubarão, sul de SC Muito poluidor na extração e queima

Gás Natural Utilização nas residências, veículos, indústrias e termoelétricas Para sua maior utilização é necessário: Ampliar as reservas conhecidas Ampliar a rede de gasodutos e de distribuição Deverá ser uma opção complementar nas próximas décadas

Biomassa Lenha e carvão vegetal – consumo em queda Gás metano – lixo e dejetos animais Cana Bagaço: queimado para gerar energia elétrica Etanol: combustível para veículos Biodiesel – óleos vegetais para uso como combustível em veículos – evolução lenta

Hidroeletricidade O Brasil utiliza metade do seu potencial Bacias do Paraná e São Francisco – potencial quase esgotado Será ampliado o uso do potencial das bacias do Amazonas, Tocantins e Uruguai Construção de grandes linhões de transmissão – aumento do custo Debate: usinas com reservatório x usinas sem reservatório

Nucleoelétrica Duas usinas em funcionamento: Angra I e Angra II Usina Angra III em construção O Brasil deverá retomar o programa nuclear com novas usinas de porte médio Principais problemas: custo elevado e destino do lixo nuclear

Eólica e Xisto O Brasil possui grande potencial eólico (NE e S) Energia renovável e limpa Custo dos equipamentos está sendo reduzido Novas usinas + novas linhas de transmissão = aumento do uso do potencial Novas tecnologias desenvolvidas nos EUA prometem baratear o custo do óleo e gás do xisto O Brasil possui grandes reservas Persistem dúvidas sobre os impactos ambientais na sua utilização

Chuvas ácidas, ilhas de calor e efeito estufa global. EXERCÍCIOS: D C UNICAMP Soterramento de material vegetal com lenta decomposição (áreas mais frias) e coberto por sedimentos. Chuvas ácidas, ilhas de calor e efeito estufa global. Corresponde a aproximadamente 1/3 do consumo nacional, que está restrito às áreas servidas por gasodutos e pela rede de distribuição. A FUVEST: Óleo de soja, mamona, dendê... Fonte de energia renovável e mais limpa, gera muitos empregos e o Brasil possui ótimas condições naturais para a sua produção.

VUNESP: Custo elevado e destino do lixo nuclear; França, Bélgica e Coreia do Sul. Localização entre grandes centros consumidores de energia e aproveitamento da água do mar para refrigeração nas usinas UNICAMP: Grande redução no consumo de lenha e grande aumento no consumo de derivados de cana e energia hidráulica. Modernização do país e de seus sistemas produtivos e maior preocupação ambiental. A D B C