História dos jogos digitais

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Transcrição da apresentação:

História dos jogos digitais 09/19/08 História dos jogos digitais Prof. Gutenberg Barros 1 1

09/19/08 6ª Geração 2

1998: Sega Dreamcast 2 equipes: Japão (Katana): console mais poderoso, 09/19/08 1998: Sega Dreamcast 2 equipes: Japão (Katana): console mais poderoso, EUA (BlackBelt): facilidade de desenvolvimento. = Katana + Windows CE (para facilitar a programação dos jogos) Zotero 11495 3 3

1998: Sega Dreamcast Console de alto poder gráfico. 09/19/08 1998: Sega Dreamcast Console de alto poder gráfico. US$100 milhões no 1º dia de venda. Mais de 1 milhão de consoles em 2 meses e meio. Botões analógicos. VMU = cartão de memória + videogame. Jogos excelentes, marketing agressivo e gráficos de deixar a concorrência no chinelo. Zotero 11495 4 4

1998: Sega Dreamcast 1998: Sega Dreamcast Sonic Adventure 09/19/08 1998: Sega Dreamcast Sonic Adventure Sonic Adventure 2 Land of Illusion Zotero 11495 Crazy Taxi Ferrari 355 Soul Calibur 5 5

Metropolis Street Racer 1998: Sega Dreamcast 09/19/08 1998: Sega Dreamcast Metropolis Street Racer Dead or Alive 2 Capcom vs. SNK Zotero 11495 Phantasy Star Online Jet Grind Radio Shenmue 6 6

1998: Sega Dreamcast 1998: Sega Dreamcast Virtua Tennis 09/19/08 1998: Sega Dreamcast Virtua Tennis Ecco: The Dolphin 3 House of The Dead Zotero 11495 Space Channel 5 Samba de Amigo Quake 3: Arena 7 7

1998: Sega Dreamcast Por que deu errado? momento errado do lançamento, 09/19/08 1998: Sega Dreamcast Por que deu errado? momento errado do lançamento, imenso suporte do público e das produtoras ao PlayStation. mau desempenho no Japão problemas financeiros da Sega. Zotero 11495 Parou de ser fabricado em 2001 Foi o último videogame fabricado pela Sega. 8 8

09/19/08 2000: Sony PlayStation 2 Após 1 ano de desenvolvimento, foi lançado com baixas vendas, perdendo mercado para o Dreamcast devido: maior dificuldade de programação, jogos ruins. Com a crise da Sega, assume a liderança do mercado, oferecendo: compatibilidade com o PS1, DVD player, Apoio da maioria dos fabricantes de jogos. Zotero 4316, 9139 9 9

09/19/08 2000: Sony PlayStation 2 Alguns meses antes do lançamento dos aparelhos da Nintendo e da Microsoft, recebe excelentes jogos. Com marketing eficiente, enfrenta problemas de hardware (recall de aparelhos) e de software (bugs e serrilhados). Se tornou o console mais vendido da história: 100 milhões em 5 anos. Até hoje é vendido. Zotero 4316, 9139 10 10

2000: Sony PlayStation 2 2000: Sony PlayStation 2 09/19/08 2000: Sony PlayStation 2 Grand Theft Auto: Vice City Gran Turismo 3: A-Spec Guitar Hero Zotero 4316, 9139 Final Fantasy 10 e 12 Metal Gear Solid 3 Need For Speed Underground 11 11

2000: Sony PlayStation 2 2000: Sony PlayStation 2 09/19/08 2000: Sony PlayStation 2 Medal of Honor: European Assalt Kingdom Hearts Dragon Quest VIII Zotero 4316, 9139 Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex Madden NFL 2004 Champions Return to Arms 12 12

Onimusha: Dawn of Dreams 2000: Sony PlayStation 2 09/19/08 2000: Sony PlayStation 2 The Simpsons Hit & Run Lego Star Wars Tony Hawk's Pro Skater 3 Zotero 4316, 9139 Tekken 5 God of War 2 Onimusha: Dawn of Dreams 13 13

2001: Microsoft XBox Projeto DirectXBox. Grande sucesso nos EUA. 09/19/08 2001: Microsoft XBox Projeto DirectXBox. Grande sucesso nos EUA. Pouco vendido no Japão. Lançado 1 ano após o PlayStation 2 Jogos iniciais não exploravam a capacidade total. Zotero 8659 Internamente o Xbox muito parecido com um PC comum: processador da Intel, placa de vídeo da Nvidia, drive DVD 5x, disco rígido de 8.5 ou 10 GB, núcleo baseado em Windows 2000. 14 14

2001: Microsoft XBox Destravando, era possível: comunicação com o PC, 09/19/08 2001: Microsoft XBox Destravando, era possível: comunicação com o PC, execução de DVDs, rodar Linux, acessar a internet, rodar emuladores, permitindo rodar jogos de outros consoles, gravar jogos no HDD para não desgastar o leitor, Zotero 8659 15 15

09/19/08 2001: Microsoft XBox Apenas em 2002 e 2003, foram lançados jogos com maior qualidade que atraíram mais compradores. Versões de jogos de outras plataformas e de computador, algumas, exclusivas. Zotero 8659 Jogo mais vendido: Halo 2 (2004) (US$100 milhões em um dia). A Microsoft também perdeu milhões de dólares por conta da pirataria. 16 16

2001: Microsoft XBox Tornou-se referência em jogo online: 09/19/08 2001: Microsoft XBox Tornou-se referência em jogo online: rede Xbox Live permite que aos jogadores jogar online pela Internet pagando uma mensalidade. é bem estruturada e possui ranking de jogadores, chat e campeonatos. Zotero 8659 A Microsoft teve grandes perdas com o Xbox: 4 bilhões até 2005, devido aos altos custos de produção e reduções de preço seguindo Sony e Nintendo. A divisão de games só teve lucro em 2004, com o lançamento de Halo 2. 17 17

2001: Microsoft XBox 2001: Microsoft XBox Halo 2 09/19/08 2001: Microsoft XBox Halo 2 Tom Clancy's Splinter Cell Fable Zotero 8659 Grand Theft Auto: Double Pack Project Gotham Racing Need for Speed Underground 2 18 18

2001: Microsoft XBox 2001: Microsoft XBox 09/19/08 2001: Microsoft XBox Star Wars: Knights of the Old Republic Tom Clancy's Ghost Recon Star Wars: Battlefront Zotero 8659 Tom Clancy's Rainbow Six 3 Dead or Alive 3 Madden NFL 2005 19 19

2001: Nintendo Game Cube Interação com o Game Boy Advance. 09/19/08 2001: Nintendo Game Cube Interação com o Game Boy Advance. Controle desenhado para melhor se adaptar aos jogadores de todas as idades. Rodava discos de ø8cm (mini DVD) para dificultar a pirataria e reduzir os tempos de acesso. Zotero 6838 20 20

2001: Nintendo Game Cube Luigi’s Mansion Wave Race: Blue Storm 09/19/08 Luigi’s Mansion Wave Race: Blue Storm Zotero 6838 Super Monkey Ball Pikmin 21 21

2001: Nintendo Game Cube Super Smash Bros. Melee Metroid Prime 09/19/08 Super Smash Bros. Melee Zotero 6838 Metroid Prime Mario Power Tennis 22 22

2001: Nintendo Game Cube Tentativa de retomar o mercado, mas: 09/19/08 2001: Nintendo Game Cube Tentativa de retomar o mercado, mas: foi lançado mais de um ano depois do PlayStation 2, com apenas 3 jogos na época do lançamento e, 3 dias depois dos ataques terroristas de 11/9. EUA: vendeu 13 milhões de unidades, 3ª colocação, atrás do Xbox (15 milhões) e PlayStation 2 (42 milhões). Europa, Japão e Brasil: 2º lugar, atrás do PlayStation 2. Zotero 6838 23 23