Administração de Marketing 1 Prof. Dr. Salomão Farias Aula 1 – Apresentação da disciplina Turma AE – manhã / semestre 2010.2
Professor Salomão Alencar de Farias Pós-doutorado em Administração pela Georgia State University nos EUA Doutorado em Administração na FEA-USP Mestrado em Administração na UFPB Graduação em Administração na UECE Professor Adjunto do DCA-PROPAD Pesquisador do CNPq e CAPES
Disciplina Administração de Marketing 1 Terças (2º. Horário) e Sextas (1º. Horário) Ementa: A NATUREZA DO MARKETING. O AMBIENTE DE MARKETING. COMPOSTO DE MARKETING (MARKETING-MIX). PESQUISA DE MARKETING E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. DESCRIÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Livro Texto: Administração de Marketing, de Kotler e Keller, 12ª. Edição, editora Prentice Hall
Conteúdo Programático Apresentação da Disciplina 13/08 Introdução ao Marketing Cap. 1 17/08 O ambiente de Marketing. Cap. 3 20/08 Sistema de Informação de Marketing Cap. 4 24/08 Pesquisa de Marketing Cap. 4 27/08 Satisfação, Valor e Retenção do Cliente Cap. 5 31/08 Estudo de Caso (Avaliação contínua) 03/09 Avaliação intermediária -10/09 Comportamento do Consumidor Cap. 6 14/09 Comportamento do Consumidor Cap. 6 17/09 Segmentação de Mercado Cap. 8 21/09 Brand Equity Cap. 10 24/09 Estudo de Caso 2 28/09 Revisão da Teoria 01/10 1o. Exercício 05/10 Produto Cap. 12 08/10 Orientação Seminário 15/10 Administração de Serviços Cap. 13 19/10 Preço Cap. 14 22/10 Canais de Marketing Cap. 15 26/10 Canais de Marketing Cap. 16 29/10 Promoção Cap. 17 05/11 Estudo de Caso – (Avaliação contínua) 09/11 Seminário (Início da 2ª. Avaliação) – 19 12/11 Seminário 16/11 Seminário 19/11 Seminário 23/11 Seminário 26/11 2a. Chamada 30/11 Conclusão da Disciplina 03/1
Avaliação da disciplina A avaliação da disciplina será feita através de um exercício, abordando o conteúdo apresentado e discutido em sala de aula e, a leitura dos capítulos indicados no livro texto. Será desenvolvido em grupo um trabalho a ser apresentado sob a forma de seminário. A nota final do aluno estará baseada na média das notas (1o. exercício + trabalho em grupo). A assiduidade, pontualidade e participação também serão consideradas para fins de avaliação do aluno.
Método de ensino Recursos Instrucionais: leituras dos capítulos indicados, estudos de casos, data show e retroprojetor. A disciplina será conduzida através de apresentação do conteúdo teórico, discussões em grupos, seminários. A disciplina contará com a participação de estagiário docente. Estagiária docente: Geraldina Siqueira (mestranda em administração e professora da FBV na área de marketing)
Pontos importantes! Freqüência: faltas além do número máximo indicado pela universidade REPROVA o (a) aluno (a). Abono de falta somente nos casos previstos institucionalmente. A chamada será feita em todas as aulas A pontualidade é importante. O comprometimento com a disciplina ajuda no sucesso do aprendizado.
Pontos importantes O ambiente de sala de aula requer silêncio para o bom andamento. Ficar entrando e saindo da sala no horário da aula não é recomendado. O uso de telefone celular somente fora da sala de aula durante o intervalo ou antes do início da aula. Espera-se um comportamento ético do aluno. O respeito aos colegas e professor é esperado.
Marketing É extremamente prático Aborda temas do nosso dia a dia Muitas vezes é mal utilizado É dinâmico e fácil de aprender Tem base teórica e requer leitura do livro texto e complementar Ajuda as empresas e os indivíduos a terem sucesso Você pode aplicar o marketing em qualquer processo de troca.
A disciplina e a Web Uso de google DOCS para disponibilização do material apresentado em sala de aula salf6504@gmail.com www.docs.google.com
A disciplina e o mundo real Atendimento aos alunos Terça: 9:00 horas da manhã Sexta: 10 horas da manhã Ou com agendamento prévio Sala D-32 Ramal: 7174 saf@ufpe.br
Formação de Grupos Formem grupos de 6 participantes Escolham quem tem mais afinidade para trabalhar Estes grupos funcionaram até a conclusão da disciplina Total de 10 grupos Pensem em um nome criativo, competitivo, que indique um ponto forte,uma vantagem competitiva do grupo em relação aos demais na turma.
Dúvidas? Aproveitem o momento da disciplina para tirarem dúvidas Se posicionem a respeito dos tópicos Colaborem com o processo de ensino-aprendizagem É importante que compreendam o que foi apresentado