Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho E-mail: cynaracarvalho@yahoo.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Informática
Advertisements

Computadores O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado e pré-determinado de operações.
1 INF0198 – Introdução à Computação Prof. Ulisses Sperle e Vanilde Manfredi Introdução à Computação Unidade I – Conceitos Básicos.
Componentes de Um Computador
Noções de Informática Prof. Eduardo
Noções de Informática Prof. Eduardo
Arquitetura de Computadores
COMPUTADORES PORTATEIS
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Os computadores podem ser classificados quanto:
Esquema básico do hardware
Como Funciona o Computador
O uso dos softwares nas escolas
Tecnologias de Informação I
Invenções do Jobs : O design já era uma obsessão de Steve Jobs desde o primeiro grande sucesso comercial da Apple, o Macintosh.  
Informática.
Prof. Matuzalém Guimarães
Arquitetura de Computadores
Publicidade e Propaganda- Conceitos e Categorias Briefin Sony Vaio
Curso de Formação de Praças – CFP/
SISTEMA COMPUTACIONAIS
Computadores Tipos e estrutura interna
Introdução à Informática
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA.
Nomes: Thalia Fernanda Mirian Lúcia
Sistemas Informáticos e Hardware
Uma descrição detalhada da rede
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Montagem e Manutenção de Computador I
Informática Aplicada à Educação
Trabalho sobre Mainfraime
Sistemas Digitais e arquitectura de computadores
Escola Eça de Queiroz S. T. C. Composto por : Bruno Ponces.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Introdução à INFORMÁTICA
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: Tipos de computadores, conceitos de hardware.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Entrada e Saída (E/S).
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
DSC/CEEI/UFCG Hardware (Parte I) Introdução à Informática.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Componentes de um Sistema de Computação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Sistemas Distribuidos
Eversom Avila ADS 1 Introdução de Informática 1 ADS Professor:Andre Moraes.
(Sistema de Processamento de Dados)
E-commerce e E-business
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Arquitectura de computadores
Introdução à Informática
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
A Arquitetura de Computadores
Introdução à Computação
Sistemas Operacionais
Funcionamento interno do computador
Prof. José Leandro de lima júnior
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Como Funciona o Computador
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
História do Computador Projeto Amigos do Planeta.
Victor Passos. INFORMÁTICA Ciência do Tratamento Automatização da Informação, utilizando para tal máquinas automáticas INFORmação autoMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho E-mail: cynaracarvalho@yahoo.com.br

Introdução São classificados em dois grandes grupos: •Sistemas analógicos Computador analógico: trata-se de uma classe de computadores que resolve problemas referentes a condições físicas, por meio de quantidades mecânicas ou elétricas. Ex.: tem emprego principalmente em laboratórios de pesquisa e para aplicações científicas e tecnológicas. •Sistemas digitais Computado digital: trata-se de um dispositivo projetado para executar sequencias de operações aritméticas e lógicas. (dígitos binários) Ex.: tem emprego mais generalizado em bancos, comércio, indústria e empresas de modo geral. Bit = menor unidade de informação (“binary digit”) 1 byte = 8 bits 0 = apagado/desligado/desativado/ não/falso 1 KB = 1024 bytes 1 =aceso/ligado/ativado/sim/verdadeiro

Introdução Quanto a característica de operação: •Analógicos •Digitais Quanto a característica de utilização: •Científicos •Comerciais Quanto a característica de construção: •1ªGeração •2ªGeração •3ªGeração •4ªGeração •5ªGeração

Introdução Existem vários tipos de computadores, desde os de mão até os que ocupam andares inteiros. Quanto a capacidade de processamento, podem realizar milhões e até trilhões de instruções por segundo. Os computadores podem ser classificados como: Supercomputadores Mainframes Minicomputadores Computadores Pessoais Notebooks Palmtops

Supercomputadores O primeiro supercomputador foi projetado por Seymour Cray, na década de 60, para a empresa Control Data. Supercomputadores são computadores formados por um conjunto de gabinetes interligados ocupando grandes áreas, eles atingem as maiores velocidades de processamento. Além disso, processam enormes quantidades de dados ao mesmo tempo. Para conseguir estes desempenhos eles usam as seguintes estratégias: Utilizam vários processadores que trabalham ao mesmo tempo. Utilizam toda sua capacidade de processamento para executar poucos programas, mas a velocidade altíssimas. Concentram todo poder em poucas tarefas.

Onde encontrar Supercomputadores Grandes Centros de Pesquisa para: Previsão do Tempo Animação Gráfica (Cinema) Investigação Energia Nuclear Simulações de exploração de petróleo

Problemas dos Supercomputadores Elevado aquecimento devido ao número de processadores operando ao mesmo tempo e em altíssimas velocidades. Os dados não podem ser transmitidos entre as partes componentes do supercomputador a velocidade superior à velocidade da luz, o que limita a velocidade global do supercomputador. Supercomputadores geram e consomem enormes quantidades de dados em um curto espaço de tempo e todos esses dados devem estar corretos, pois erros causariam problemas nos resultados finais do processamento. Isso gera a necessidade de processos de certificação da correção dos dados que serão processados.

Supercomputadores x Computador Um exemplo de estudo realizado por um supercomputador foi o levantamento da poluição atmosférica na cidade de Los Angeles. Para criar uma simulação precisa, foram necessárias mais de 500 mil variáveis (relevo, temperatura, etc.), o que levaria aproximadamente 45 horas de processamento em um computador de menor porte. O supercomputador usado apresentou os resultados em meia hora.

Supercomputadores

Mainframes Os Mainframes também são computadores de grande porte (ocupam espaços menores que os supercomputadores). Que permitem o processamento de grandes quantidades de dados e possuem vários processadores operando ao mesmo tempo. A principal diferença entre o mainframe e o supercomputador é que o mainframe é usado para processar dados de várias aplicações de usuários ao mesmo tempo (podendo chegar a milhares de usuários simultâneos). São mais fáceis de programar que os supercomputadores e são utilizados na sua maioria para aplicações comerciais. São conhecidos hoje em dia como Servidores, pois eles atuam em uma rede como o computador que controla recursos dos demais computadores dessa rede.

Onde encontrar Mainframes Empresas que necessitem que muitos usuários utilizem muitos programas diferentes, processem grandes quantidades de dados. Ex: Bancos.

Mainframes

Minicomputadores A história dos minicomputadores teve início em 1959, com o lançamento do PDP-1 da Digital. O Minicomputador é um computador utilizado como servidor de rede que permite o acesso de vários usuários ao mesmo tempo, mas em quantidade inferior a permitida pelos mainframes. Por isso ele é utilizado em nível departamental. A IBM e a HP são alguns dos fabricantes desse tipo de computador.

Minicomputadores

Microcomputadores A história dos microcomputadores teve início em 1977, com o lançamento de computadores que eram vendidos como produtos ao consumidor, para uso pessoal. As empresas que lançaram modelos na época foram Apple, Radio Shack e Commodore. Atualmente microcomputador é sinônimo de computador pessoal. O Microcomputador é de pequeno porte, normalmente utilizado sobre a mesa de trabalho, é relativamente barato e projetado para uso individual. Esses computadores foram os responsáveis pela grande evolução da computação no dia a dia das pessoas, pois permite acesso ao processamento de dados, mesmo que o usuário não tenha nenhuma formação específica na área de computação. O microcomputador popularizou a informática.

Microcomputadores

Notebooks ou Laptops A história dos notebooks começa em 1983 com o lançamento do Model 100 Micro Executive Workstation pela Radio Shack, foi o primeiro computador portátil (pesava 5,5 kg). Os Notebooks ou Laptops são computadores que apresentam capacidade de processamento e funcionamento idêntico aos microcomputadores, mas montados em gabinetes menores e muito mais leves, que integram todos os componentes em um único gabinete o que os tornam portáteis e elevam seus preços. Esse nome notebook dá-se devido a sua aparência com um livro, com um gabinete dobrável.

Notebooks ou Laptops

Palmtops ou Handhelds Os Palmtops ou Handhelds são computadores portáteis, pequenos o bastante para serem segurados em uma mão e operados com a outra. Normalmente possuem uma tela de cristal líquido colorida para apresentação de dados, na qual utilizando uma caneta especial os usuários podem inserir dados.

Palmtops ou Handhelds

Tablet Os primeiros dispositivos deste tipo que chegaram ao mercado foram chamados Tablet PCs. Estes dispositivos eram operados com o toque de uma caneta especial e utilizavam os mesmos Sistemas Operacionais presentes nos PCs convencionais, às vezes levemente adaptados para o uso com telas sensíveis ao toque. Um Tablet, é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.

Tablet

Mesa digitalizadora Computador com sensores que detectam interferências como toque, movimento, pressão ou calor.