Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução dos meios de propulsão utilizados
Advertisements

Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Energia Termonuclear Área de Projecto Março 2009
ENERGIA A ENERGIA existe em nós próprios e em tudo o que nos rodeia, pelo que não é possível viver sem a sua presença. Por ex.: num moinho a vento, num.
Evolução dos meios de propulsão
1º Núcleo Gerador – Equipamentos e Sistemas Técnicos
Transformações E Evoluções Técnicas Os Transportes
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Energias renováveis… … o futuro.
COMBOIOS O que sabes sobre eles? A Apresentação... O Jogo...
Fontes e formas de energia
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Motores. Foto cortesia da DaimlerChrysler Motor do Jeep Grand Cherokee 2003.
Energia Solar Marina Araújo 1º A.
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
E.B.I Padre Joaquim Flores
Energias renováveis… … o futuro.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
FONTES DE ENERGIA.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Motor de 2 tempos 1ºTempo : A mistura gasolina-ar explode e empurra o êmbolo para baixo, uma nova mistura entra no cárter pela janela de admissão. O êmbolo.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Motores de Combustão Interna
Geradores de Vapor Caldeiras
Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural.
Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4
ESCOLA SUPERIOR NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FÍSICA 2 ENEM 2007.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Escola Secundária do Castelo da Maia
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Fontes e formas de energia
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Máquinas térmicas.
Energia Termoelétrica
Energia Termoelétrica
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Energia Termoelétrica
Logótipo e slogan.
Reportagem : circulando na Net, recebido de um amigo. Fotos : Idem Som: Chorinho (Waldir Azevedo) 01/14.
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS-GEOGRAFIA
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Meios de comunicação. Meios de comunicação Meios de comunicação Os meios de comunicação são tudo o que usamos para comunicarmos com os outros. Existem.
E NERGIA SOLAR 1-ENERGIA SOLAR. Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO E CRESCIMENTO DAS CIDADES INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes Trabalho elaborado por: Franco Rodrigues, EFA-NS/Grupo A 19/05/2008

Evolução dos meios de propulsão nos transportes Tracção animal Propulsão eólica Força muscular Propulsão a vapor Propulsão mecânica Propulsão a jacto Levitação magnética Vantagens Desvantagens

EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES Desde os primeiros tempos da sua existência que o homem reconheceu a necessidade de se deslocar entre variados lugares. Com a evolução natural, necessitou de meios que lhe permitissem deslocar-se entre dois lugares de forma cada vez mais rápida.

TRACÇÃO ANIMAL Durante séculos, os tradicionais meios de transporte usavam como principal forma de deslocação a tracção animal. Tracção animal é o termo utilizado para designar que um animal conduz um veículo - carroça, carruagem.

PROPULSÃO EÓLICA O veleiro é propulsionado pela sustentação dinâmica que o vento produz entre as duas faces da vela, como na asa dum avião. Adicionado ao trabalho da quilha, que evita a deriva, faz a embarcação obedecer ao comando do seu comandante. É por isso que consegue navegar quase contra o vento (até 45 graus) e não apenas com vento a favor.

FORÇA MUSCULAR A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, com um sistema de dois pedais e uma corrente que acciona a roda traseira. Movida pelo esforço do usuário através da força aplicada nos pedais, a propulsão utilizada é a força muscular.

PROPULSÃO A VAPOR A locomotiva a vapor é uma máquina propulsionada por um motor a vapor que funciona a carvão e água. Tudo se processa dentro da caldeira, em que tubos e válvulas fazem circular o vapor da água quente. Depois, este é canalizado por um sistema de êmbolos e pistões para uma biela (braço mecânico) unida às rodas e é a força do vapor da água que faz pressão sobre a biela obrigando o comboio a andar.

PROPULSÃO MECÂNICA Um automóvel é um veículo motorizado, movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogénio, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível. Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo.

PROPULSÃO ELÉCTRICA Os veículos eléctricos diferenciam-se dos convencionais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica. O funcionamento do motor eléctrico consiste em recuperar parte da energia despendida durante os períodos de travagem, armazenando depois essa energia para uma posterior utilização. Um motor eléctrico é muito semelhante a um dínamo, mas trabalha, por assim dizer ao contrário. Um dínamo converte a energia mecânica em energia eléctrica, enquanto que um motor eléctrico transforma a energia eléctrica em energia mecânica.

PROPULSÃO A JACTO O avião é propulsionado pela sustentação dinâmica que o vento produz entre as duas faces da asa. No motor a jacto, o ar que entra pela frente é comprimido e forçado para dentro das câmaras de combustão, nas quais se mistura com combustível e queima. À medida que os gases se expandem e saem pela abertura posterior, eles accionam a turbina.

LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Um comboio de levitação magnética é um veiculo que se move numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atractivas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contacto entre o veículo e a linha, a única fricção que existe é entre o aparelho e o ar.

Com o fenómeno da glocalização, os transportes de pessoas e bens está agora mais fácil e o mundo torna-se de todos conhecido. As estradas de diversos tipos dão-nos novas acessibilidades a todas as riquezas e conhecimentos. Tudo é agora glocal. Cada local onde vivemos é parte deste mundo onde quer que vivamos. Glocalizar é localizar o global, mas jamais deslocalizar o que temos de original.

Evolução dos propulsores nos meios de transportes Vantagens Socorrismo Desenvolvimento turístico Viagens rápidas e cómodas Reforço do sistema urbano

Evolução dos propulsores nos meios de transportes Vantagens Diminuição da sinistralidade Melhor inserção nas rotas transeuropeias Descongestionamento das vias rodoviárias Aproximação de localidades em termos de distância Um acesso mais directo do país às grandes rotas mundiais

Evolução dos propulsores nos meios de transportes Desvantagens Doenças Poluição sonora Poluição atmosférica Poluição do solo e das águas Ocupação de áreas ambientalmente sensíveis Redução da acção polarizada dos centros urbanos Acentuação das disparidades entre algumas regiões

Evolução dos propulsores nos meios de transportes Desvantagens Extinção das espécies Extinção dos combustíveis Aumento do congestionamento Acréscimo dos níveis de poluição com danos para a saúde pública

Bibliografia e Neto grafia Pesquisa feita através de algumas fichas de trabalho elaboradas na sala de formação na Área de Competência de Sociedade, Tecnologia e Ciência. Grande Enciclopédia Universal Coordenadas – Geografia 8º Ano ; José Silva Lobo; Texto Editora http://pt.wikipedia.org/