Desenvolvimento da Comunicação Humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
Quem é o homem ?.
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
O TRABALHO COMO GÊNESE DO SER SOCIAL
A CAPACIDADE DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Australapitecos Os australopitecíneos parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de.
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar
Prof. Luiz Antônio Tomaz
Professor Marcelo Rocha Contin
A origem: Do universo e do homem.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
ARQUEOLOGIA.
Alimentos e a Evolução Humana
A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA
Prof. Alexandre S. Osório
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
A atitude e a experiência filosófica
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Behaviorismo.
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Professora Suraia Rahmé
Professora: Roberta Fontoura
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Educação.
AS ORIGENS DO SER HUMANO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Pré-História As etapas da evolução humana
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Da Pré-História à História
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Tendências evolutivas
CAP. 29 – DO HOMO FABER AO HOMEM COMO FORÇA MOTRIZ
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Evolução.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
EVOLUÇÃO DO HOMEM.
História Geral.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Tipos de Comunicação.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
ORIGEM HUMANA.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Principais registros fósseis
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
O aparecimento da consciência humana
A ORIGEM DO SER HUMANO NO UNIVERSO (visão evolucionista)
Professora: Janine Fernandes
CAP 23 – IDENTIDADE NARRATIVA
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Principais registros fósseis
EVOLUÇÃO HUMANA.
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
A pré história da linguagem escrita
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento da Comunicação Humana O que podemos fazer? Cinema Rádio Televisão Internet Ler jornal/revista Redes sociais etc

Desenvolvimento da Comunicação Humana Tudo é natural hoje. Mas… e no passado? Realidade tem influência sobre nosso comportamento Entretanto, as implicações, influências e conseqüências do extraordinário crescimento dos veículos de comunicação ainda não foram completamente compreendidas. Por isso, a importância dos estudos da comunicação.

Desenvolvimento da Comunicação Humana É possível compreender o presente sem estudar o passado? Emails/msg no celular = sinais de fumaça Escrita = pinturas nas cavernas

Desenvolvimento da Comunicação Humana Qual seria o objetivo básico da comunicação?

Desenvolvimento da Comunicação Humana O objetivo básico da comunicação humana é alterar as relações originais entre o próprio organismo humano e o ambiente em que ele se encontra. Especificando mais: o objetivo básico é reduzir a probabilidade de que sejamos simplesmente um alvo das forças externas (como acontece quando nascemos, pois não temos o mínimo controle sobre a nossa conduta, sobre o comportamento dos outros, sobre o ambiente físico em que nos encontramos. Estamos à mercê de qualquer força interessada em nos influenciar: e nós mesmos somos impotentes para influenciar qualquer coisa ou pessoa intencionalmente) e aumentar a probabilidade de que nós mesmos exerçamos força (David K. Berlo. In: O processo de Comunicação, Introdução à teoria e à prática).

Desenvolvimento da Comunicação Humana O COMEÇO O levantamento histórico e evolutivo da comunicação humana traça uma linha comparativa entre o aparecimento das formas de comunicação e a alteração do comportamento social. 1ª Questão – Como pensamos? O que utilizamos para pensar?

Desenvolvimento da Comunicação Humana Quem estuda o tema? A evolução da comunicação nas comunidades primitivas é estudada pelos paleoantropólogos (antropólogos que estudam os homens primitivos)

Desenvolvimento da Comunicação Humana Seres que supostamente teriam resultado na humanidade contemporânea: * 70 milhões de anos – criatura parecida com um rato (proconsul); Vieram outros... * Entre 14 e 5 milhões de anos – parecido com chimpanzé (ramapithecus), vivia na África e Europa;

Desenvolvimento da Comunicação Humana * 5,5 milhões de anos – australopithecus africanus (primeiro classificado como hominídeo) – caminha ereto, menos de um metro de altura; * 2 milhões de anos – homo habilis (também não era muito grande) – teriam começado a fazer ferramentas, descoberto o fogo;

Desenvolvimento da Comunicação Humana * 1,6 milhões de anos – homo erectus (quase do nosso tamanho) – aperfeiçoaram as ferramentas, eram caçadores; * cerca de 1 milhão de anos – cadeia ancestral partiu-se em duas linhas separadas (os homo sapiens neanderthalensis e os homo sapiens, sapiens)

Desenvolvimento da Comunicação Humana a) neanderthalensis – criaturas muito corpulentas e musculosas, dentes grandes, cérebro volumoso, sobrancelhas espessas, quase nenhuma testa e queixo encolhido – eram excelentes caçadores, enterravam os mortos cerimonialmente e cuidavam dos velhos e idosos;

Desenvolvimento da Comunicação Humana b) sapiens – cerca de 90 a 40 mil anos atrás – primeiro na Europa e Oriente Média, 1) acabaram ocupando todas as partes do velho mundo e Ásia; 2) dispersaram-se até chegarem a América (10 mil anos atrás). 3) Seres humanos contemporâneos diretos. 4) Caçadores; 5) tinham uma organização social relativamente complexa. 6) Faziam roupas adequadas, conservavam os alimentos (gelo), domesticaram animais, começaram a utilizar metais, adotaram a agricultura e estabeleceram comunidades fixas. 7) Semelhantes a nós, inclusive capacidade cerebral – só um pouco mais musculosos (tinham uma dieta sadia).

Desenvolvimento da Comunicação Humana Por que estamos discutindo isto? Meta - entender as conseqüências das grandes mudanças em comunicação ocorridas Sempre que houve alguma forma de comunicação, a humanidade passou por modificações significativas.

Desenvolvimento da Comunicação Humana A história da existência humana deve ser mais adequadamente explicada por uma teoria de transições – isto é, explicada em função de etapas distintas no desenvolvimento da comunicação humana.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Cada uma das quais teve profundas conseqüências tanto para a vida individual quanto para a coletiva e social. Teoria de transições significa uma teoria de acumulação... Ou seja, primeiro o uso de símbolos e sinais, depois, a fala foi acrescida... e assim sucessivamente.

Desenvolvimento da Comunicação Humana É cumulativa – cada nova linguagem adquirida + capacidade de comunicação (sem necessariamente ter consciência desse desenvolvimento). Uma observação - não há provas concretas. São suposições baseadas na hipótese evolutiva e, a partir dela, na análise do ser humano.

Desenvolvimento da Comunicação Humana A história da comunicação pode ser dividida: - Era dos símbolos e sinais; - Era da escrita; - Era da imprensa; - Era da comunicação de massa; - Era dos computadores.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais É a primeira forma de exteriorizar seus pensamentos e vontades. Esta teria sido a primeira etapa significativa do desenvolvimento da capacidade humana de se comunicar.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Codificação era através de gestos, caretas e barulhos como sinais para cada uma das idéias Só a comunicação interpessoal era possível (cara a cara)

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Símbolos e sinais foram sendo elaborados como sistema de comunicação conforme foi crescendo a capacidade de aprendizagem humana Símbolos e sinais criados pelas diversas famílias e bandos Não havia um padrão comum

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Será que a criação de um código de comunicação ajudou os homens a desenvolver a capacidade de raciocínio? Capacidade de aprendizagem crescia de acordo com o aumento da massa cerebral.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Mas se produziam sons, por que não falavam? Porque a laringe deles era virtualmente idêntica à dos chimpanzés, macacos e outros primatas que hoje conhecemos. Ou seja, não falavam por serem fisicamente incapazes de fazê-lo.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Comunicação não se assemelhava à linguagem dos surdos hoje Nessa era, a vista e o ouvido são os principais sentidos da comunicação.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Mensagem: Vi um jovem caçador ontem; Ele usava uma capa com capuz e levava uma lança comprida; Ele corria para um veado junto do poço de água.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais A palavra ainda não é uma linguagem puramente acústica; nessa época ela é audiovisual: o gesto faz parte essencial dela e não é uma ilustração supérflua; a comunicação não é puramente linguística, é integrada.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais A palavra ainda não é uma linguagem puramente acústica; nessa época ela é audiovisual: o gesto faz parte essencial dela e não é uma ilustração supérflua; a comunicação não é puramente linguística, é integrada. Diferença hoje: menor produção de sentidos

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais O homem é o meio (suporte da comunicação) O suporte mais fundamental, o único que existiu na origem, é o próprio homem. Esse homem ainda não tinha aprendido a transpor e a materializar as suas mensagens.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Para comunicar à distância no espaço, ele tem que se deslocar. * Os seus meios de comunicação confundem-se, então, com os seus meios de transporte.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Era dos Símbolos e Sinais Qual o prejuízo histórico? No tempo, a duração da comunicação é limitada ao instante fugaz. Evidentemente, ele pode repetir a sua mensagem, mas então a sua comunicação é limitada pela duração da sua vida, a menos que ele a confie a qualquer outro que se encarregará de a perpetuar. A História se perde? Não. Existem contadores de história (oralidade).

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM A Era dos Símbolos e Sinais foi sucedida pela etapa da Idade da Fala e da Linguagem. Mas por que demorou tanto tempo para termos uma nova forma de comunicação?

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Pensamento e raciocínio são manipulações internas da linguagem (nosso modo de pensar está relacionado com nossa capacidade de se comunicar com os outros). Isto sugere que a vida mental desses seres – durante muitos anos - deve ter se restringido a conceituações elementares, baseadas em seus sistemas de símbolos e sinais.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Estudiosos apontam que nossos ancestrais mais imediatos começaram a falar entre 90 a 40 mil anos atrás. Alguns dizem que há cerca de 55 mil anos, a linguagem já se achava em uso.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Quando a fala é mais importante? (Grupo) Quando se trata de comunicarmos algo que não tem como referencial um objeto físico - as nossas emoções, desejos, sentimentos ou pensamentos abstratos. Articular um discurso verbal implica possuir a capacidade de desenvolver complexos processos mentais.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM A fala permitiu ao homem desenvolver o sentido de previsão, como por exemplo, antever as conseqüências dos seus atos, e portanto a possibilidade de planejar ações com vista a obter determinados resultados no futuro. Trata-se pois de uma capacidade que lhe facultou o lidar com situações hipotéticas (imaginação).

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Mas como é que se atingiu essa etapa da evolução? Existem limitações de natureza biológica. Capacidade humana da fala, está também intimamente ligada à estrutura anatômica do aparelho vocal do homem.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM O que dizem os pesquisadores? A linguagem falada não seria apenas uma «conquista» exclusivamente devida ao desenvolvimento do intelecto humano mas, em parte, o benefício de uma evolução biológica.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Há outros pensamentos. Por exemplo: Alguns cientistas consideram ter sido crucial a adoção da posição vertical (bipedismo).

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM A postura bípede teria libertado as mãos para a execução de outras funções – como, por exemplo, a manufatura de utensílios (utensílios esses que, para serem concebidos, implicavam a existência da capacidade de abstração, de previsão, de imaginação, acabando, enfim, por conduzir ao desenvolvimento do intelecto).

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Crê-se que a postura bípede teria contribuído para o desenvolvimento do intelecto humano, e das estruturas cerebrais responsáveis pelo despertar da fala.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Ferramentas = desenvolvimento cerebral Desenvolvimento cerebral = fala Fala = sobrevivência

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM A linguagem também teria sido fundamental para a continuidade da espécie e para o desaparecimento de outras. Raciocínio - com a linguagem, permitiu planejar e conceber, caçar de forma mais coordenada, defender-se mais eficazmente, explorar melhor as regiões de caça.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM Por volta de 6,5 mil A.C. teve início a agricultura permanente e vida fixa em aldeias. Vida ficou mais fácil, segura, estável, previsível. Conseqüentemente, a evolução cultural. Desenvolveram técnicas mais apuradas – utilização de metais, tecelagem, roda, roldanas, cerâmica. Língua foi se diversificando.

Desenvolvimento da Comunicação Humana FALA E LINGUAGEM À medida que a humanidade se espelhava por novas regiões onde enfrentavam e resolviam novos problemas, novas maneiras de falar iam sendo criadas. Línguas foram sendo modificadas. Lingüistas modernos identificaram grande número de palavras em uns cinqüenta vocabulários... cerca de 5 mil A.C. Formação da fala e da linguagem possibilitou grandes saltos para diante no desenvolvimento humano.

Desenvolvimento da Comunicação Humana Terá a fala surgido antes ou depois de outras formas de linguagem? Pesquisadores dizem que o hábito de gesticularmos surgiu muito antes da fala.

Desenvolvimento da Comunicação Humana De acordo com defensores da tesa fala-linguagem (simultâneas), as áreas do cérebro que controlam os movimentos manuais de precisão, necessários ao fabrico das ferramentas, e os músculos envolvidos no processo da fala, encontram-se fisicamente tão próximas, que permitem supor uma possível evolução simultânea. O porquê do desenvolvimento da fala permanece, portanto, em aberto.