DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito

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Transcrição da apresentação:

DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito Coordenação Geral de Informatização e Estatística O Processo de Habilitação e a Regulamentação Técnica da Atividade - Motociclista

Evolução Quantitativa da Frota - Motocicleta ANO Quantidade Total 1986 166.160 1987 175.613 341.773 1988 158.671 500.444 1989 153.617 654.061 1990 123.169 777.230 1991 109.168 886.398 1992 53.450 939.848 1993 67.997 1.007.845 1994 127.395 1.135.240 1995 200.592 1.335.832 1996 275.668 1.611.500 1997 407.430 2.018.930 1998 460.122 2.479.052 1999 441.536 2.920.588 2000 574.149 3.494.737 2001 692.096 4.186.833 2002 792.424 4.979.257 2003 910.000 5.889.257 2004 911.717 6.800.974 2005 1.024.203 7.825.177 2006* 1.160.000 8.985.177 Previsão Fonte: RENAVAM e ABRACICLO

Evolução Quantitativa da Frota - Motocicleta * Previsão

Evolução Quantitativa de Motocicletas envolvidas em acidentes de Trânsito

Evolução Quantitativa de Vítimas Fatais em acidentes de Trânsito - Motocicleta

Acidentes com Veículos de duas rodas Fatores Potencias de Acidentalidade Veículo Compatibilidade com as condições brasileiras Falta de manutenção Acidentes com Veículos de duas rodas

Acidentes com Veículos de duas rodas Fatores Potencias de Acidentalidade Veículo Compatibilidade com as condições brasileiras Falta de manutenção Acidentes com Veículos de duas rodas Problemas de conservação Falta de pista específica Via

Acidentes com Veículos de duas rodas Fatores Potencias de Acidentalidade Veículo Condutor Imprudência Educação Imperícia Formação Compatibilidade com as condições brasileiras Falta de manutenção Acidentes com Veículos de duas rodas Problemas de conservação Falta de pista específica Via

dos acidentes com veículos de duas rodas Redução da Acidentalidade Veículo Condutor Imprudência Educação Imperícia Formação Compatibilidade com as condições brasileiras Falta de manutenção REDUÇÃO dos acidentes com veículos de duas rodas Problemas de conservação Falta de pista específica - Revisão do processo de Formação de condutores Motociclistas Via Legislação

Precisamos Mudar! Processo de Formação: Hoje Novo Paradigma: Teórico Técnico voltado para veículo de 4 rodas Prática de Direção = ADESTRAMENTO Novo Paradigma: Teórico Técnico voltado para duas e quatro rodas Pratica de Direção = Desenvolver habilidades Curso Especializado para condutores que façam a opção “exerce atividade remunerada”

C.T – Formação e Habilitação de Condutores - Proposta Modificação do Anexo II da 168, introduzindo aspectos específico para a formação de motociclistas 1 - Curso Teórico-Técnico Direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas: - Conduzindo em condições adversas; - Conduzindo em situações de risco; Ultrapassagens Derrapagem Ondulações e buracos Cruzamentos e curvas Frenagem normal e de emergência - Como evitar acidentes em veículos de duas ou mais rodas; - Abordagem teórica da condução de motocicletas com passageiro e ou cargas; - Respeito mútuo entre condutores; - Equipamentos de segurança do condutor motociclista; - Manutenção preventiva do automóvel e da motocicleta para preservação do meio ambiente; - O respeito mútuo entre condutores; - Condução econômica e inspeção mecânica (pequenos reparos); - Verificação diária dos itens básicos: água, óleo, calibragem dos pneus, dentre outros. - Cuidados e revisões necessárias anteriores a viagens.

C.T – Formação e Habilitação de Condutores - Proposta ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A abordagem dos conteúdos deve contemplar obrigatoriamente a condução responsável de automóveis e motocicletas, utilizando técnicas que oportunizem a participação dos candidatos, devendo o instrutor, por meio de aulas dinâmicas, fazer sempre a relação com o contexto do trânsito a fim de proporcionar a reflexão, o controle das emoções e o desenvolvimento de valores de solidariedade e de respeito ao outro, ao ambiente e à vida. CURSO DE PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR Para veículos de quatro ou mais rodas: - O veículo: funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas; - Prática na via pública: direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação; - Os pedestres, os ciclistas e demais atores do processo de circulação; - Os cuidados com o condutor motociclista. Para veículos de duas rodas: - Normas e cuidados antes do funcionamento do veículo - Prática em área de treinamento específico: pilotagem defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação; - Cuidados na condução de passageiro e cargas; - Situações de risco: ultrapassagem, derrapagem, obstáculos na pista, cruzamentos e curvas, frenagem normal e de emergência. DISPOSIÇÕES GERAIS Mesmo nas condições climáticas adversas como chuva, frio, dentre outras, o candidato deverá realizar a prática de direção veicular, pois esta condição adversa consta como conteúdo do curso.

Coordenador Geral de Informatização e Estatística Obrigado Eduardo Sanches Faria Coordenador Geral de Informatização e Estatística (61) 3429-3566 eduardo.faria@cidades.gov.br