Ao futuro!!
vivência e profissionalização Empresa Júnior: vivência e profissionalização
CONCEITO NACIONAL DE EMPRESA JÚNIOR Confederação Nacional de Empresas Juniores Constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação Organizados em uma associação civil
Intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país. Formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.
FINALIDADE I – Desenvolver profissionalmente as pessoas que compõem o quadro social por meio da vivência empresarial. II – Realizar projetos e/ou serviços preferencialmente para micro e pequenas empresas. III – Fomentar o empreendedorismo de seus associados.
O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR (MEJ)
ALGUNS DADOS DO MEJ França (1986): 99 empresas, faturamento de 40 milhões de francos Brasil (1988): USP – FGV – UFBA 1988 – 1995: 100 empresas juniores HOJE: 700 empresas, 22.000 universitários, mais de 2.000 projetos por ano
CONCENTRO FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES DE BRASÍLIA Administração – UnB Pioneira no CO
Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso de Administração Oferece qualificação profissional para o mercado Deve ter custos absolutamente reduzidos e compatíveis Complementa a formação acadêmica Um ambiente no qual o graduando coloca em prática o que aprende O conceito JUNIP Empresa Júnior
Brasília
Constituição Estatuto Social registrado na Junta Comercial CNPJ próprio Emissão de Notas Fiscais Conta bancária no banco Nossa Caixa Sede no campus Marquês de São Vicente empresajr@unip.br Características Funcionais Constituição
Características Funcionais Professor orientador: indicado em comum acordo com o Coordenador do Curso de Administração e o Coordenador do projeto Empresa Júnior UNIP. Partida
Projetos estruturados e remunerados com base em horas-atividades, a preços inferiores aos do mercado A receita deve cobrir os custos operacionais Os alunos participantes recebem Certificado de Estágio No caso de superávit operacional, os recursos poderão ser utilizados para formação complementar específica dos consultores juniores. Empresa Júnior Operacionalização
E como a JUNIP está organizada?
Conselho de Administração Seis membros (alunos eleitos com mandato de 1 ano) Reeleição permitida uma única vez 1 Professor indicado pela UNIP Conselho de Administração
Diretoria Executiva Eleição pela Assembléia Geral de Associados Mandato de 1 ano Reeleição permitida por mais 1 ano Diretoria Executiva
Diretoria Regional Eleição pela Assembléia Geral de Associados Mandato de 1 ano Reeleição permitida por mais 1 ano Diretoria Regional
Gerência Regional Antecede a criação da filial Indicados pela Coordenação do Curso de Administração, em conjunto com o professor mentor do campus e Coordenador do Projeto Empresa Júnior UNIP local
Serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões Foco: definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas Consultoria Aspectos relevantes
Segundo Peter Block ”o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação Consultor Aspectos relevantes
Característica pessoal: “CHA” Conhecimentos Habilidades Atitudes Consultor Aspectos relevantes
3. Eficácia pessoal (ímpeto + energia) O consultor JUNIP Ética profissional 2. Autoconfiança 3. Eficácia pessoal (ímpeto + energia) 4. Integridade (a qualidade que engendra a confiança) 5. Independência (capacidade de formar suas próprias opiniões com discernimento) 6. Competência intelectual Regras de Ouro
9.Bom discernimento (capacidade de aplicar o bom senso sempre) O consultor JUNIP 9.Bom discernimento (capacidade de aplicar o bom senso sempre) 10.Habilidade analítica (capacidade de simplificar a complexidade do problema) 11.Imaginação criativa Regras de Ouro
2 12. Perícia em relações interpessoais: O consultor JUNIP 2 12. Perícia em relações interpessoais: orientação para o aspecto humano dos problemas b) habilidade para ganhar a confiança e o respeito c) habilidade para conquistar a colaboração do cliente d) habilidade em transferir conhecimento Regras de Ouro
13.Habilidade em comunicação e persuasão, acima da média: a) oral O consultor JUNIP 13.Habilidade em comunicação e persuasão, acima da média: a) oral b) escrita c) gráfica 14.Maturidade psicológica (controle emocional e uso da razão) Regras de Ouro
JUNIP BRASÍLIA Instalações: bloco I (Colégio Objetivo) Professor: Gilberto Formação da Gerência Regional Edital de seleção para consultores
JUNIP BRASÍLIA REQUISITOS Estar matriculado (ativo) na UNIP Em dia com Secretaria, Biblioteca, Tesouraria, Coordenação Geral Não ter dependências (DP) Disponibilidade mínima de 4hs/dia Bom desempenho acadêmico
JUNIP BRASÍLIA PROCESSO SELETIVO 1ª FASE 2ª FASE 3ª FASE Incrição Análise do histórico escolar Análise do CV 2ª FASE Teste: redação 3ª FASE Entrevista
Prof Carlos Fernandes crfo@ig.com.br
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