"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Site de relacionamento sério
Advertisements

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Youtube Web 2.0 Rogenilson Galvão. Ctrl vérsias O princípio mais importante da Web 2.0 é desenvolver software aproveitando a inteligência coletiva! Youtube.
Co-creation, Crowdsourcing, Peer production, Crowdfunding
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
WEB 2.0: Definição e Tendências
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Tecnologias na Educação: Mídias em Ação
Tecnologia da Informação
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Realizado por: Luís Cardoso
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
COMO AS PRÁTICAS DE MARKETING ESTÃO MUDANDO O E-BUSINESS
O Uso Pedagógico do Blog
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Arquitetura Cliente /Servidor
MBA - Engenharia de Software - UFRJ Sistemas Colaborativos
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Treinamento para Professores
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Web 2.0 A nova era da Colaboração A Nova Cara da Internet.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
CC8 Comunicação e colaboração
Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
REDES SOCIAIS.
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
O Banco do Futuro na Visão da Geração Y, por ela mesma.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
O Que É a Internet e Como Funciona: Tecnologias Ativas Renato M.E. Sabbatini, PhD Aula.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
O QUE É WEB
Agregadores, social bookmarking services e tags (Apresentação 14) Raquel Bambirra 13/12/2013.
A Revolução da Internet.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Trabalho de Tecnologia da Informação e da Comunicação Aluna: Édina Adriana Wonz.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Web e suas Ferramentas.
1º ano – Comunicação Social Unidade Curricular: Tecnologias e Comunicação Docente: Luís Varela Discente: Andreia Almeida 1º ano – Comunicação Social Unidade.
Agregadores, social bookmarking services e tags Raquel Bambirra 21/09/2011.
Proposta de Website para contabilidade
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Aprenda Como Utilizar o Planejador de Palavra-chave para Verificar se um Nicho é Lucrativo Fran Oliveira –
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Transcrição da apresentação:

"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a Inteligência Coletiva" — Tim O'Reilly

- É a segunda geração da World Wide Web; - Conceito de troca de informações; - Ambientes on-line se tornam mais dinâmicos; - Usuários colaboram com a organização do conteúdo; - Sistema e conteúdo mais ricos. O QUE É A WEB 2.0? A WEB 2.0 É A INTERNET VIVA!

- Surge em 2004 durante uma brainstorm; - Foi utilizado para nomear uma conferência; - Criado pela O’Reilly Media e pela MediaLive International; - Significa uma série de conceitos agrupados. O QUE É A WEB 2.0? O TERMO WEB 2.0

- Sites deixam de ser estáticos; - Sites tornan-se verdadeiros aplicativos; - Funcionalidades dos sites são muito mais poderosas; - Integração mais eficiente com a interface no cliente. REGRAS DA WEB 2.0 A WEB COMO PLATAFOMA

- Nunca chegar a versão “final” ; - Aplicativo em rede – feedback constante dos usuários; - Evolução sem fim. REGRAS DA WEB 2.0 BETA ETERNO

- Sites que formam e catalisam comunidades; (Orkut, Facebook, MySpace entre outros); - Evolução das antigas redes de relacionamento; (BBS, chat, fóruns etc.) - Aceleração do número de usuários; - Maior riqueza de conceito; - Sofisticação tecnológica dos “sites aplicativos” ; - Aumento da base instalada de banda larga. REGRAS DA WEB 2.0 REDES SOCIAIS

- Conteúdo dinâmico; - Publicação muito mais flexível; (tanto por editores profissionais como pelos próprios usuários) - Ferramentas de publicação multi-plataforma - Próprio usuário gera e classifica conteúdo; (Como no YouTube, por exemplo) - Usuário pode editar o conteúdo. (As Wikis são talvez a forma mais extrema de edição colaborativa, onde qualquer pessoa teoricamente qualificada pode melhorar a qualidade de determinado conteúdo – ex. Wikipedia) REGRAS DA WEB 2.0 FLEXIBILIDADE NO CONTEÚDO

-Uma das funções mais importantes da Web 2.0; -Facilitam a busca da informação; -Taxonomia “invertida”. (conteúdos se auto-classificam em categorias definidas, como no site del.icio.us, por exemplo) REGRAS DA WEB 2.0 TAGS – ETIQUETAMENTO

Na web 2.0 o usuário é que faz o conteúdo do site. Um bom exemplo é Flickr, site de compartilhamento de fotos em que o usuário disponibiliza e organiza suas fotos online. CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 COLABORAÇÃO

O usuário vê o conteúdo que quer, do jeito que quer. Um novo conceito de home page foi criado na web 2.0: a home page pessoal. Em sites como Google.com/ig, netvibes.com e live.com é possível criar a sua própria home page com o conteúdo que você quiser, através de RSS. Essas home pages são totalmente personalizaveis. A idéia é dar ao usuário toda a possibilidade de personalização do conteúdo para que este seja realmente relevante para aquela pessoa. CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 PERSONALIZAÇÃO

o usuário pode mudar o conteúdo e republicá-lo. Sites como a Wikipedia dão a possibilidade do usuário copiar a informação e reutilizá-la como quiser. Para isso foram criadas outras formas de direitos autorais, como a Common Creatives, que flexibiliza os direitos autorais permitindo que o usuário reutilize o conteúdo do site. CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 REMIX

o usuário decide o que é melhor Sites como a Amazon, Submarino e Mercado Livre utilizam a colaboração do usuário para definir o que é melhor no seu conteúdo. Na web 2.0 este conceito pode ser radicalizado como em sites de notícia em que só aparecem as noticias bem avaliadas pelos usuários (exemplo digg.com). A maior qualidade deste conceito é elevar o grau de relevância do conteúdo deixando o trabalho para o usuário. CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 AVALIAÇÃO

Confiança total no usuário O conceito é o mesmo do software livre: se há muitas pessoas olhando, todos os erros são corrigidos facilmente. Comunidades que se auto-moderam, através da participação dos usuários indicando ao sistema qual usuário não deve mais participar da comunidade é outro exemplo. A web 2.0 dá entender que o usuário é confiável, sempre. CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 CONFIANÇA

O QUE MUDOU COM A WEB 2.0 ? WEB 1.0 Produção de Conteúdo CENTRALIZADA TAXONOMIA Rede de Computadores Complexidade WEB 2.0 Produção de Conteúdo DESCENTRALIZADA FOLKSONOMIA Rede + Plataforma Simplicidade

AdSense: Um plano de publicidade do Google que ajuda criadores de sites, entre os quais blogs, a ganhar dinheiro com seu trabalho. Tornou-se a mais importante fonte de receita para as empresas Web 2.0. Ao lado dos resultados de busca, o Google oferece anúncios relevantes para o conteúdo de um site, gerando receita para o site a cada vez que o anúncio for clicado Ajax: Um pacote amplo de tecnologias usado a fim de criar aplicativos interativos para a web. A Microsoft foi uma das primeiras empresas a explorar a tecnologia, mas a adoção da técnica pelo Google, para serviços como mapas on-line, mais recente e entusiástica, é que fez do Ajax (abreviação de "JavaScript e XML assíncrono") uma das ferramentas mais quentes entre os criadores de sites e serviços na web PRINCIPAIS TERMOS DA WEB 2.0 GLOSSÁRIO

Mash-ups: Serviços criados pela combinação de dois diferentes aplicativos para a internet. Por exemplo, misturar um site de mapas on-line com um serviço de anúncios de imóveis para apresentar um recurso unificado de localização de casas que estão à venda RSS: Abreviação de "really simple syndication" [distribuição realmente simples], é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" --com as quais o usuário da web solicita as informações que deseja-- e tecnologias "push" --com as quais informações são enviadas a um usuário automaticamente. O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as atualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed"). O presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, classificou o sistema RSS como uma tecnologia essencial 18 meses atrás, e determinou que fosse incluída no software produzido por seu grupo PRINCIPAIS TERMOS DA WEB 2.0 GLOSSÁRIO

Tagging [rotulação]: Uma versão Web 2.0 das listas de sites preferidos, oferecendo aos usuários uma maneira de vincular palavras-chaves a palavras ou imagens que consideram interessantes na internet, ajudando a categorizá-las e a facilitar sua obtenção por outros usuários. O efeito colaborativo de muitos milhares de usuários é um dos pontos centrais de sites como o del.icio.us e o flickr.com. O uso on-line de tagging é classificado também como "folksonomy", já que cria uma distribuição classificada, ou taxonomia, de conteúdo na web, reforçando sua utilidade Wikis: Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores PRINCIPAIS TERMOS DA WEB 2.0 GLOSSÁRIO

Enfim, Web 2.0 é “Internet Inteligente”, que busca resultados concretos em vez de desperdiçar dinheiro. É entender que a Internet é um meio que tem a sua própria linguagem e seus próprios modelos, diferentes dos modelos convencionais onde não há interatividade e relacionamento entre as pessoas. “A Web 2.0 é Internet feita de gente”. [Webinsider] O QUE PENSAR DA WEB 2.0 ? CONCLUSÃO

vai-discutir/ SITES PESQUISADOS REFERENCIAS

OFICINA PEDAGÓGICA DIRETORIA DE ENSINO DE JACAREÍ RODRIGO CESAR PCOP TECNOLOGIA