CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL L O TERIA ENERGÉTICA 1 – CEMIG significa: Centrais Elétrica de Minas Gerais Companhia Energética de M G a - ( ) ( ) b - ( ) 2 – É responsabilidade da CEMIG: Geração e Transmissão de energia Distribuição de energia a - ( ) ( ) b - ( ) 3 - O desperdício de energia traz prejuízos: ao meio ambiente ao consumidor a - ( ) ( ) b - ( ) 4 - Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica é: ANEEL PROCEL
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL L O TERIA ENERGÉTICA 5 – Desligando a lâmpada de um cômodo onde não há ninguém, estamos: combatendo o desperd. de energia fazendo uso eficiente energia a - ( ) ( ) b - ( ) 6 - O cálculo do consumo de um aparelho é obtido ao multiplicar: potência x voltagem potência x tempo 7 - Economiza-se até 30% de energia quando se liga o chuveiro na chave de: verão inverno 8 - Uma TV de 200W, ligada durante 10 horas, terá um consumo de: 2.000Wh 2 kWh 9 - Pintando as paredes com cores claras, a luminosidade: aumenta diminui
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL L O TERIA ENERGÉTICA 10 - A geladeira ligada sempre consumirá energia, 24 h por dia certo errado a - ( ) ( ) b - ( ) 11 – As usinas utilizadas pela CEMIG para gerar energia são: hidrelétricas térmicas 12 – O horário de verão representa: maior disponib. de energia maior consumo de energia 13 - Disciplina ideal p/ se trabalhar os hábitos de combate ao desperdício: ciências geografia
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Trabalho em Grupo Textos Preparatórios
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Oficina de Conceitos Temas AMBIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIDADE DE VIDA CIDADANIA ENERGIA COMBATE AO DESPERDICIO DE ENERGIA USO EFICIENTE DE ENERGIA RACIONAMENTO CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Filme
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL A Natureza da Paisagem
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Ministério das Minas e Energia O PANORAMA ENERGÉTICO BRASILEIRO
ENERGÉTICO BRASILEIRO O PANORAMA ENERGÉTICO BRASILEIRO
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Como conciliar ? Consumo de Energia Desenvolvimento X
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO SOCIAL VISÃO SOCIAL O desperdício chega a 18% da energia gerada Isso significa jogar no lixo a produção de quase 20 Usinas de Três Marias Recursos não aproveitados que dariam para construir 2.900 pequenos hospitais (ao custo de R$ 1.000.000,00 cada)
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO SOCIAL Construir 350.000 km de rede rural trifásica ou 600.000 km de rede rural monofásica. Esses recursos seriam suficientes para: Pagar o salário mínimo durante um ano para 1.207.500 pessoas Pagar colégio para 1.200.000 alunos durante um ano (ao preço de R$ 205,00 por mês )
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO SOCIAL Construir 350.000 casas populares, (ao custo de R$ 8.250,00 cada) Fornecer duas refeições por dia para 400.000 famílias de 5 pessoas durante um ano
VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Como conciliar a retomada do consumo x uso racional ? Uso racional significa perda de receita ?
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO COMPORTAMENTAL Desperdício x Uso Racional O Racionamento mostrou que é possível economizar sem perder o conforto A resposta da comunidade superou as expectativas É preciso tornar sustentáveis as ações pontuais e temporárias ( Prêmio Procel – CEMIG é Tetra...)
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO COMPORTAMENTAL Desperdício x Uso Racional A perenidade só virá pela mudança de comportamento, de atitude, de cultura ( Educação )
VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Desperdício x Uso Racional Possibilitar postergação de investimentos; A energia economizada ( usina virtual) é muito mais barata que a geração nova;
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Por que Uso Racional ? Porque os recursos Porque significa proteger o Meio são finitos Ambiente Porque significa ajudar a preservar o nosso Planeta para nossos filhos, netos, bisnetos, ...
O QUE É O PROCEL Programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia, criado em 1985, operacionalizado pela Eletrobrás Combater o desperdício de energia elétrica Reduzir os impactos ambientais e proporcionar maiores benefícios à sociedade Estimular o uso eficiente e racional de energia elétrica MISSÃO
Área Educacional : Capacitação - PROCEL nas Escolas Serviços Públicos Iluminação Pública Prédios Públicos Saneamento Gestão Energética Municipal Etiquetagem/Selo PROCEL Prêmio PROCEL Setor Residencial Setor Comercia e de Serviços Setor Industrial
CURVA DE CARGA TÍPICA P o t ê n c i a Período do Dia Energia PROCEL
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O Planeta pede Socorro!!! Combata o desperdício!!!
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL A Natureza da Paisagem
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL - METODOLOGIA "A NATUREZA DA PAISAGEM - ENERGIA: RECURSO DA VIDA" - PROCESSOS - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Processo Permanente Totalidade Interdisciplinaridade Participação/Parcerias Teoria/Prática Mundanças de Hábito Resolução de Problemas Imediatos Qualidade de Vida
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL POEMA Princípios Fundamentais
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Num PROCESSO PERMANENTE do eterno aprender o PROCEL quer ser, na escola, um ponto a mais do saber
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Em todas as disciplinas, Sem nenhuma exclusividade o PROCEL tem seu espaço É a INTERDISCIPLINARIDADE Cada uma contribui com a sua especialidade
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Devemos ver o ambiente Na sua TOTALIDADE pois água, energia, todos os seres são parte de uma mesma realidade
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O combate ao desperdício não é só uma TEORIA na escola aprendemos que é PRÁTICA do dia-a dia
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O planeta exige de nós, soluções Com pequenos e grandes atos Combater o desperdício É RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS IMEDIATOS
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O PROCEL será sucesso se houver PARTICIPAÇÃO numa forte PARCERIA entre pais, alunos, professores e outras instituições
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL em prol da nossa Terra querida o que todos praticamos é para que hoje e amanhã a nossa e as futuras gerações possam ter QUALIDADE DE VIDA
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Para que tudo isto aconteça Antes que o planeta venha ao óbito O PROCEL recomenda Que todos tenham MUDANÇA DE HÁBITOS (Verso inserido no poema pela Diretora Luz Marina)
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Material de Apoio Livro zero /Livro professor - Pesquisa - 1ª a 3ª séries Livro 01 Livro 02 - 4ª a 8ª séries Livro 03 - Ensino médio Fita de vídeo Álbum seriado
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL TRABALHO EM GRUPO * Grupo 1 - Cap. 3 - 4 (Pág. 8) * Grupo 2 - Cap. 4 (Pág. 9 a 12) * Grupo 3 - Cap. 4 (Pág. 13 a 15) + jogo * Grupo 4 - Cap. 5 (Do livro 0) * Grupo 5 - Livro 2 (Pág. 15 a 23) + Álbum
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL TRABALHO POR ESCOLA 1 – Definir data e programa do repasse aos demais professores 2 – Elaborar um pré-projeto para ser implantado nas escolas, dentro dos princípios fundamentais Definir em plenário a data da Reunião de Acompanhamento
O que vou fazer pelo Planeta, com os recursos que tenho? no lugar que estou, com os recursos que tenho?