CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

BIENAL DA AGRICULTURA Cuiabá – MT, 24 a 26 de CUSTOS NA ATIVIDADE FLORESTAL. Professor José Luiz P. Rezende UFLA.
VI SISEE - Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
CONCEITOS DE ELETRICIDADE
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Seja Líder De Si Mesmo.
Energia elétrica: Encargos e Tributos
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Consideremos como exemplo um Item de Contrato com os seguintes dados: E tenha sido cadastrado apenas um tipo de turma: SIGAE PNQ WEB EducandosValores RECURSO25.
Questionário de Avaliação Institucional
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Matemática Financeira
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Transcrição da apresentação:

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL L O TERIA ENERGÉTICA 1 – CEMIG significa: Centrais Elétrica de Minas Gerais Companhia Energética de M G a - ( ) ( ) b - ( ) 2 – É responsabilidade da CEMIG: Geração e Transmissão de energia Distribuição de energia a - ( ) ( ) b - ( ) 3 - O desperdício de energia traz prejuízos: ao meio ambiente ao consumidor a - ( ) ( ) b - ( ) 4 - Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica é: ANEEL PROCEL

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL L O TERIA ENERGÉTICA 5 – Desligando a lâmpada de um cômodo onde não há ninguém, estamos: combatendo o desperd. de energia fazendo uso eficiente energia a - ( ) ( ) b - ( ) 6 - O cálculo do consumo de um aparelho é obtido ao multiplicar: potência x voltagem potência x tempo 7 - Economiza-se até 30% de energia quando se liga o chuveiro na chave de: verão inverno 8 - Uma TV de 200W, ligada durante 10 horas, terá um consumo de: 2.000Wh 2 kWh 9 - Pintando as paredes com cores claras, a luminosidade: aumenta diminui

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL L O TERIA ENERGÉTICA 10 - A geladeira ligada sempre consumirá energia, 24 h por dia certo errado a - ( ) ( ) b - ( ) 11 – As usinas utilizadas pela CEMIG para gerar energia são: hidrelétricas térmicas 12 – O horário de verão representa: maior disponib. de energia maior consumo de energia 13 - Disciplina ideal p/ se trabalhar os hábitos de combate ao desperdício: ciências geografia

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Trabalho em Grupo Textos Preparatórios

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Oficina de Conceitos Temas AMBIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIDADE DE VIDA CIDADANIA ENERGIA COMBATE AO DESPERDICIO DE ENERGIA USO EFICIENTE DE ENERGIA RACIONAMENTO CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Filme

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL A Natureza da Paisagem

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Ministério das Minas e Energia O PANORAMA ENERGÉTICO BRASILEIRO

ENERGÉTICO BRASILEIRO O PANORAMA ENERGÉTICO BRASILEIRO

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Como conciliar ? Consumo de Energia Desenvolvimento X

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO SOCIAL VISÃO SOCIAL O desperdício chega a 18% da energia gerada Isso significa jogar no lixo a produção de quase 20 Usinas de Três Marias Recursos não aproveitados que dariam para construir 2.900 pequenos hospitais (ao custo de R$ 1.000.000,00 cada)

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO SOCIAL Construir 350.000 km de rede rural trifásica ou 600.000 km de rede rural monofásica. Esses recursos seriam suficientes para: Pagar o salário mínimo durante um ano para 1.207.500 pessoas Pagar colégio para 1.200.000 alunos durante um ano (ao preço de R$ 205,00 por mês )

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO SOCIAL Construir 350.000 casas populares, (ao custo de R$ 8.250,00 cada) Fornecer duas refeições por dia para 400.000 famílias de 5 pessoas durante um ano

VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Como conciliar a retomada do consumo x uso racional ? Uso racional significa perda de receita ?

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO COMPORTAMENTAL Desperdício x Uso Racional O Racionamento mostrou que é possível economizar sem perder o conforto A resposta da comunidade superou as expectativas É preciso tornar sustentáveis as ações pontuais e temporárias ( Prêmio Procel – CEMIG é Tetra...)

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO COMPORTAMENTAL Desperdício x Uso Racional A perenidade só virá pela mudança de comportamento, de atitude, de cultura ( Educação )

VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL VISÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Desperdício x Uso Racional Possibilitar postergação de investimentos; A energia economizada ( usina virtual) é muito mais barata que a geração nova;

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Por que Uso Racional ? Porque os recursos Porque significa proteger o Meio são finitos Ambiente Porque significa ajudar a preservar o nosso Planeta para nossos filhos, netos, bisnetos, ...

O QUE É O PROCEL Programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia, criado em 1985, operacionalizado pela Eletrobrás Combater o desperdício de energia elétrica Reduzir os impactos ambientais e proporcionar maiores benefícios à sociedade Estimular o uso eficiente e racional de energia elétrica MISSÃO

Área Educacional : Capacitação - PROCEL nas Escolas Serviços Públicos Iluminação Pública Prédios Públicos Saneamento Gestão Energética Municipal Etiquetagem/Selo PROCEL Prêmio PROCEL Setor Residencial Setor Comercia e de Serviços Setor Industrial

CURVA DE CARGA TÍPICA P o t ê n c i a Período do Dia Energia PROCEL

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O Planeta pede Socorro!!! Combata o desperdício!!!

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL A Natureza da Paisagem

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL - METODOLOGIA "A NATUREZA DA PAISAGEM - ENERGIA: RECURSO DA VIDA" - PROCESSOS - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Processo Permanente Totalidade Interdisciplinaridade Participação/Parcerias Teoria/Prática Mundanças de Hábito Resolução de Problemas Imediatos Qualidade de Vida

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL POEMA Princípios Fundamentais

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Num PROCESSO PERMANENTE do eterno aprender o PROCEL quer ser, na escola, um ponto a mais do saber

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Em todas as disciplinas, Sem nenhuma exclusividade o PROCEL tem seu espaço É a INTERDISCIPLINARIDADE Cada uma contribui com a sua especialidade

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Devemos ver o ambiente Na sua TOTALIDADE pois água, energia, todos os seres são parte de uma mesma realidade  

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O combate ao desperdício não é só uma TEORIA na escola aprendemos que é PRÁTICA do dia-a dia

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O planeta exige de nós, soluções Com pequenos e grandes atos Combater o desperdício É RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS IMEDIATOS

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL O PROCEL será sucesso se houver PARTICIPAÇÃO numa forte PARCERIA entre pais, alunos, professores e outras instituições  

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL em prol da nossa Terra querida o que todos praticamos é para que hoje e amanhã a nossa e as futuras gerações possam ter QUALIDADE DE VIDA

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Para que tudo isto aconteça Antes que o planeta venha ao óbito O PROCEL recomenda Que todos tenham MUDANÇA DE HÁBITOS (Verso inserido no poema pela Diretora Luz Marina)

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL Material de Apoio Livro zero /Livro professor - Pesquisa - 1ª a 3ª séries Livro 01 Livro 02 - 4ª a 8ª séries Livro 03 - Ensino médio Fita de vídeo Álbum seriado

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL TRABALHO EM GRUPO * Grupo 1 - Cap. 3 - 4 (Pág. 8) * Grupo 2 - Cap. 4 (Pág. 9 a 12) * Grupo 3 - Cap. 4 (Pág. 13 a 15) + jogo * Grupo 4 - Cap. 5 (Do livro 0) * Grupo 5 - Livro 2 (Pág. 15 a 23) + Álbum

CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL TRABALHO POR ESCOLA 1 – Definir data e programa do repasse aos demais professores 2 – Elaborar um pré-projeto para ser implantado nas escolas, dentro dos princípios fundamentais Definir em plenário a data da Reunião de Acompanhamento

O que vou fazer pelo Planeta, com os recursos que tenho? no lugar que estou, com os recursos que tenho?