Mecânica dos Sólidos Conhecendo o material (sólido) com o que se construiu uma estrutura-suporte, saberemos: Se com o material/sólido usado no suporte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resistência dos Materiais
Advertisements

Flexão em vigas.
Tensão e deformação de barra por carga axial
Estruturas de Concreto Armado Eng. Marcos Luís Alves da Silva
Estruturas resistentes
ESTRUTURAS.
Aula 03.
Aula 06.
Aula 07.
Aula 05.
Resistência dos Materiais – Apostila 01
Resistência dos Materiais – Apostila 01
MEC. E RESIST. DOS MATERIAIS
Resistência dos Materiais
BOTELHO, Manoel Henrique Campos
Aula 7 - Tensões e deformações em barras, análise de tensões e deformações na torção Torção se refere ao giro de uma barra retilínea quando carregada por.
Resistência dos Materiais
ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO
INTRODUÇÃO AOS ENSAIOS MECÂNICOS
CISALHAMENTO As uniões aparafusadas ou rebitadas sujeitas a cisalhamento são tratadas da mesma forma. A figura mostra uma união rebitada sujeita a cisalhamento.
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
TENSÃO NOS FILETES DA ROSCA
DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS
Efeito do gradiente de temperatura sobre o cabeçote
Resistência dos materiais
ESTÁTICA DAS ESTRUTURAS B
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
Deformação elástica dos metais
Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
Cargas, ações, solicitações e combinações de ações
Visualização da tensão normal devida a flexão
Equilíbrio de um corpo extenso
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
PONTES DE MADEIRA Alunos: Ana Carolina Schau Bruno da Silva
Aula 10 – Cisalhamento Puro
Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
ENSAIO DE FLEXÃO Departamento de Materiais e Tecnologia Maio
ELASTICIDADE.
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
Aço na Construção Civil
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Análise de estabilidade de taludes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
Mecânica das Estruturas Noções de Estruturas
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Prof MSc Maurício Capucim
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL DE SAPATAS
Elementos de Máquinas Um novo projeto de máquina aparece sempre para satisfazer uma necessidade. Surge da idealização de alguém transformada em um mecanismo.
Formulação Variacional para vigas
Concreto Armado VIGAS Carregamentos Lineares
Algumas Propriedades Mecânicas
CAPÍTULO 04-RM.
Última Aula Apresentação do Curso Horário e Sala Critério de Avaliação
Tensões de flexão BORJA.
Equilíbrio de Corpo Rígido ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Diagrama tensão x deformação Ensaio de tração de metais Curso Técnico Eletromecânica Tecnologia dos Materiais Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Transcrição da apresentação:

Mecânica dos Sólidos Conhecendo o material (sólido) com o que se construiu uma estrutura-suporte, saberemos: Se com o material/sólido usado no suporte e em face de suas dimensões – por exemplo, a espessura, a estrutura ou resiste à solicitação ou se rompe; As deformações que ocorrerão com o sólido.

A Mecânica dos Sólidos, nos limites do nosso curso: Procurará estudar estruturas que possam ser associadas à barras de eixo retilíneo; Procurará estudar estruturas que obedeçam a uma lei, segundo a qual, se uma barra for submetida a uma carga q, ela se deformará de 2x, e se a carga for 2q a deformação será de… Procurará estudar situações de pequenas deformações; Procurará estudar estruturas onde as cargas são estáticas e não dinâmicas.

Equilíbrio das Estruturas Estruturas: “em equilíbrio ou em movimento”; Estudaremos as estruturas em EQUILÍBRIO ESTÁTICO; Uma estrutura em EQUILÍBRIO ESTÁTICO (obedece às leis da ESTÁTICA): ∑FH = 0; ∑FV = 0; ∑MT = 0; ∑MF = 0.

EXEMPLOS Pessoa em terra firme e num charco; Pessoa puxando um fio/corda; Salto do trampolim; Parafuso na madeira sendo girado/parafusado;

Notas Importantes Há estruturas que procuram, dentro de critérios, “o não equilíbrio”; Ações e Reações Externas x Esforços Internos (constituição dos sólidos); Equilíbrio é diferente de Deformação! Uma estrutura em Equilíbrio pode sofrer enormes Deformações…árvore ao vento, trampolim…

Prática 1 10N A B 6,5 um 2,1um 8,6 um

Prática 2 Momentos de Torção e Flexão D MT F L F

Prática 3 F2=4N carga distribuída = 4,2 N/m B F1=3N 3,6 um C 0,8 um convenção de sinal M+

Tipos de Esforços nas Estruturas Apesar de a estrutura estar em equilíbrio, ela poderá até se romper se os efeitos dos esforços ativos e reativos levarem à sua desintegração material. A desintegração ocorrerá se algumas partes constituintes da estrutura sofrerem valores extremos em face de: tensão de compressão, de tração, de cisalhamento puro, de torção,de esmagamento…

Tensões, Coeficientes de Segurança e Tensões Admissíveis Fórmula geral: σ = F/A (tensão limite) F = Força (por exemplo, em kgf) A = Área resistente (em cm2)

Tensão Admissível σ admissível = σ limite/CS Exemplo. A resistência média do aço é de 1.490 kgf/cm2 = σ limite. O CS é de k=1,5. Calcule a tensão admissível. CS: Coeficiente de Segurança.

Se tivermos que suspender uma peça de 7.550 kgf… Qual o diâmetro do cabo? Considere a resistência média de ruptura igual a 1.490 kgf/cm2 (σ limite). Considere um CS igual a 1,5. Qual o valor da tensão admissível? O que entendemos como CS?

Coeficiente de Segurança Uma peça estrutural ou componente de máquina deve ser projetada de tal forma que a carga última (limite) seja consideravelmente maior que o carregamento que essa peça ou elemento irão suportar em condições normais de utilização. Esse carregamento menor é chamado carregamento admissível ou carga de projeto.

Coeficiente de Segurança A relação entre o carregamento último (limite) e a carga de projeto (carregamento admissível) é chamada Coeficiente de Segurança, CS. Em aplicações em que existe uma correspondência linear entre carga aplicada e tensão provocada… CS = tensão limite/tensão admissível σ admissível = σ limite/CS

Entendendo o CS Com o tempo o cabo pode perder resistência; Em alguns casos a resistência média do cabo pode variar de lote para lote e talvez tenhamos o azar de ter em estoque um mau lote; A carga a suspender pode ser maior que a que o cabo pode suportar (erro de uso). Capacidade adicional que funciona como reserva estratégica e não é para ser usada.

Exercícios Uma peça de 123.000kgf apóia-se sobre 4 peças de aço de baixa estatura. Identifique as dimensões que a peça deve ter. Seção das peças de apoio: ax5a. Dado: tensão admissível = 1.000kgf/cm2. Um peso de 8,7tf deverá ser sustentado por quatro pinos curtos cilíndricos, de ferro fundido, cravados em paredes. Dimensione estes pinos. Dado: tensão admissível do ferro fundido = 300 kgf/cm2.