Prof. ª Anna Carolina Faleiros Martins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA GENITAL FEMININO
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Etapas do desenvolvimento
PERÍODOS DO CRESCIMENTO
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Mudanças Físicas.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
PUBERDADE.
Sistema Reprodutor Masculino
Colégio INEDI Biologia
GAMETOGÊNESE.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
Adolescência e Sexualidade
Adolescência.
Transmissão da vida.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
Nutrição na Adolescência
Quem sou eu? Será que me conheço?
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Desenvolvimento e crescimento da criança
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Ciências Naturais 9ºAno
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Adolescência.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Tecido Muscular.
ADOLESCÊNCIA Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
ESCOLA E,B 2.3 CABECEIRAS DE BASTO
REPRODUÇÃO HUMANA.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Puberdade Precoce Fabiana Villela Corte.
Gabriela Ramalho Lopes
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Como se desenvolve a sexualidade
GESTALT-TERAPIA COM ADOLESCENTES
OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
ASSER Profa Camila Papini
As dificuldades encontradas na adolescência
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
Desafios da adolescência
Desenvolvimento motor
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Reprodução humana e crescimento
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Prof. ª Anna Carolina Faleiros Martins

ADOLESCÊNCIA É um período de crescimento e de preparação para o estado adulto, que implica grandes transformações que se iniciaram na puberdade: Biológicas e físicas Psico-emocionais Cognitivas Sócio-afectivas

O que é adolescência? É a fase de trasnsição entre a infância e a adultícia caracterizada por grandes transformações em nível somático, psíquico e social. RN –0 até 28 dias; Primeira infância ou Lactente -29 dias até 2 anos, exclusive; Segunda infância ou Pré-escolar –2 anos a 6 anos exclusive; Escolar –6 a 10 anos exclusive; Adolescência 10 aos 20 anos exclusive (OMS, MS); Adolescência 12 aos 18 anos (ECA).

A puberdade engloba o conjunto de modificações biológicas que transformam o corpo infantil em adulto, constituindo-se em um dos elementos da adolescência. A puberdade é constituída pelos seguintes componentes: crescimento físico: aceleração, desaceleração, até a parada do crescimento; maturação sexual; desenvolvimento dos órgãos reprodutores e aparecimento dos caracteres sexuais secundários; mudanças na composição corporal; desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros.

Princípios e Diretrizes Na organização da atenção à saúde do adolescente e do jovem devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: • adequação dos serviços de saúde às necessidades específicas de adolescentes e jovens; • respeito às características socioeconômicas e culturais da comunidade, além do perfil epidemiológico da população local; • participação ativa dos adolescentes e jovens no planejamento, no desenvolvimento, na divulgação e na avaliação das ações.

Confidencialidade e sigilo Privacidade Ética Confidencialidade e sigilo

ADOLESCÊNCIA: modificações hormonais e comportamentais (biopsicossociais) Lembrar: os primeiros indícios da puberdade – protrusão do mamilo e aumento testicular – assinalam o início da adolescência. O final da puberdade coincide com a aquisição da capacidade reprodutiva, fusão das epífises ósseas, mas não significa o final da adolescência.

ADOLESCÊNCIA: Etapas 10-14 ANOS: distância dos pais, menor interesse por assuntos familiares, aproximação com os iguais, mesmo sexo, necessidade de privacidade e de adaptação às mudanças corporais; inseguros em relação a saúde e doença, atendimento com os pais predominantemente.

ADOLESCÊNCIA: Etapas 15-17 ANOS: máxima identificação com os iguais, exposição a situações de risco, onipotência, puberdade completa, conflitos com a nova imagem corporal, início das experiências sexuais. Comportamento mais próximo do adulto, atendimento individualizado, com participação ativa, confiante na relação com o hebiatra, sem imposição dos pais.

Fenômeno recente: “adolescência prolongada”, faixa etária 20-24 anos. ADOLESCÊNCIA: Etapas 17 a 20 ANOS: surgimento de valores e comportamento do tipo adulto, reaproximação com os pais por identificação de papéis, relacionamentos mais afetuosos e íntimos, busca de estabilidade social e econômica, definição de carreiras, atendimento individualizado. Fenômeno recente: “adolescência prolongada”, faixa etária 20-24 anos.

Porque ocorrem estas mudanças? Os Hormônios são os responsáveis:

A duração do processo pubertário é variável podendo levar, em média, de dois a três anos para uns e de quatro a cinco anos para outros.

Altura O ganho de altura durante a adolescência equivale a cerca de 20% da altura final do adulto e resulta da aceleração do crescimento por um período de 24 a 36 meses. A) Fase de crescimento estável Os acréscimos de altura e peso são geralmente constantes (aproximadamente 5 a 6 cm e 2 a 3 quilos por ano). B) Fase de aceleração de crescimento A velocidade de crescimento aumenta progressivamente até atingir um valor máximo (pico do estirão). C) Fase de desaceleração A velocidade de crescimento diminui gradativamente até a parada do crescimento.

Peso e distribuição de gordura O ganho de peso na adolescência é resultante do aumento do tamanho do esqueleto, músculos, órgãos internos e quantidade de gordura. A velocidade máxima de ganho de peso nas meninas ocorre cerca de 6 meses após o pico de crescimento estatural. Musculatura e força Entre 11 e 16 anos, a massa muscular dobra nos meninos e aumenta apenas 50% nas meninas; aos 17 anos os rapazes tem 30 a 50% mais células musculares que as meninas.

Proporções corporais Durante a puberdade o crescimento esquelético não é uniforme. As extremidades iniciam o estirão antes do tronco; a aceleração de crescimento segue então uma direção distal-proximal. Assim, os pés e as mãos são os primeiros a crescerem, seguidos das pernas, coxas e, por último, o tronco. O tronco é o último segmento a parar de crescer, o que implica em aumento na relação tronco/membros. A face sofre mudanças significativas durante a puberdade; seus ossos crescem mais rapidamente que os da caixa craniana, fazendo com que a face pareça emergir do esqueleto. O perfil torna-se mais fino, o nariz mais projetado e a mandíbula mais proeminente.

Mudanças internas Além de importante mudança no sistema reprodutivo, existem também mudanças que incluem o coração, pulmões e vísceras abdominais (fígado, rim, pâncreas, porções não linfáticas do baço). A laringe, por ação da testosterona, no sexo masculino apresenta rápido crescimento.

Maturação sexual Engloba o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Masculino Aumento do volume testicular (gonadarca), às custas do aumento dos túbulos seminíferos que passam a ter luz e se tornam tortuosos. (9-10 anos, ou 9 a 14 anos); Aumento da produção dos níveis séricos de testosterona, (crescimento de pêlos pubianos, o desenvolvimento peniano e o aparecimento de pêlos axiliares e faciais);

A ação androgênica estimula o funcionamento das glândulas sudoríparas; Há também estímulo sobre as glândulas sebáceas (oleosidade da pele e acne); Próstata, glândulas bulbouretrais, vesículas seminais e epidídimo apresentam também crescimento acentuado; O início do desenvolvimento testicular ocorre em média aos 10 anos de idade, a pilosidade pubiana aos 11 anos, os pêlos axilares aos 12 anos e faciais aos 14 anos.

O broto mamário (telarca) inicia aos 9 anos, podendo variar de 8 a 13; Feminino O broto mamário (telarca) inicia aos 9 anos, podendo variar de 8 a 13; Aparecimento dos pêlos pubianos. Os pêlos axilares ocorrem um pouco mais tardiamente, em torno dos 10 anos; A menarca ocorre em media aos 12 anos; Útero, trompas e vagina apresentam desenvolvimento marcante na adolescência. a vagina fica com a parede mais espessa aumenta a irrigação sanguínea do clitóris A cintura fica mais fina os ossos da bacia alargam-se

“É normal que o adolescente se comporte de maneira inconsciente e imprevisível. Lutar contra os seus impulsos e aceitá-los; amar os seus pais e odiá-los; ter vergonha de os assumir perante outros e querer conversar com eles; identificar-se e imitar os outros enquanto procura uma identidade própria. O adolescente é idealista, artístico, generoso e altruísta, como jamais o será novamente, mas também é o oposto: egoísta, calculista, egocêntrico.” ANNA FREUD, filha do famoso psicanalista Sigmund Freud

Cada pessoa vive-a de uma forma distinta, única e irrepetível! SEXUALIDADE Sexualidade é: Uma maneira de cada pessoa se descobrir e descobrir os outros. “Eu aprender a gostar de mim e aprender a gostar dos outros.” Uma parte integrante da vida do ser humano. Exprime-se através de beijos, carícias, abraços... e não somente através da relação sexual. Cada pessoa vive-a de uma forma distinta, única e irrepetível!

Cuidados de Enfermagem atividade atividades