 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Advertisements

Projeto de Atendimento ao Aluno
Para abrir as ciências sociais:
Leitura e Resumo.
Formação em ação Segundo Semestre..
Dra. Elizabeth Teixeira
PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES
PROJETO DE PESQUISA.
Ensaiando um ensaio.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Avaliação Mediadora.
FRAGMENTOS DE PESQUISA
Formando o hábito de estudo
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
A análise e o Comentário de textos
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Estudante, pesquisador, autor.
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Caderno Interfaces Curriculares
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
1. Sugestões para o trabalho individual
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ARTIGO CIENTIFICO.
Diretrizes para leitura e análise de textos
Conhecimento de mundo.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Livro: Estratégias de leitura
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Estratégias de leitura
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Ponto de partida Capítulo 3
Linguagem publicitária
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Textos Argumentativos
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
FILOSOFIA DO DIREITO METODOLOGIA
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Leitura e interpretação de texto
ENSAIO FILOSÓFICO Governo da República Portuguesa
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A leitura: uma prática cultural
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…

Nota introdutória Como sabes, não existe método ou técnica universal de análise textual; Toda a leitura traduz uma das múltiplas interpretações possíveis; Um texto é sempre uma obra Aberta a uma pluralidade de leituras; Cada leitor projecta no que lê experiências, estados de alma… Porém…. Aquele que se propõe analisar um texto deve ter alguma ideia dos procedimentos a adoptar; É exclusivamente com base nesta razão que vos proponho este guião como mera possibilidade, entre outras possibilidades e caminhos, que podes e deves desbravar…

I - Tema De que fala o texto? Que títulos ou títulos lhe poderíamos dar? Qual o ângulo de abordagem? Guião II - Problema Qual a questão essencial destacada no texto? Em que medida essa questão pode ser considerada um problema filosófico?

III – Construção Quais as partes que constituem o texto? Que título se pode dar a cada uma das partes? Como é que o pensamento do autor progride no texto? Qual a sua estrutura argumentativa? IV - Teses e Argumentos O que é que o autor sustenta ou defende no texto? (A tese) A que concepção se opõe ou com quem dialoga? (Antítese) Que argumentos mobiliza? Admite objecções? Como lhes responde?

V - Exemplos e Imagens O autor recorre a exemplos? Para que servem eles? Recorre a imagens ou metáforas? Convincentes? VI - Conceitos Quais os conceitos centrais? É possível caracterizar as oposições essenciais do texto a partir de campos lexicais? Quais são as distinções conceptuais?

Como Professor Considero importante…. Fornecer-vos ferramentas de trabalho; Apontar-vos metodologias e caminhos; Deixar-vos escolher qual ou quais melhor se ajustam ao vosso ritmo de trabalho; Proporcionar-vos instrumentos que contribuam para a realização de um trabalho progressivamente autónomo; Motivar-vos para a necessidade de pesquisar e de tratar convenientemente a informação; Capacidade de se auto-avaliarem ao nível da realização de trabalhos individuais e de grupo;