A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade. Método científicos 2.1 Diretrizes para leitura, análise e interpretação Identificação do texto: SEVERINO, Antonio Joaquim. Diretrizes para leitura, análise e interpretação. In: Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007, páginas 49 a 65. Severino divide o conteúdo do texto em cinco partes: Análise textual; Análise temática; Análise interpretativa; Problematização e Síntese.

2 Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade. Método científicos Neste capítulo o autor chama atenção para as dificuldades que o/a acadêmico/a se depara no contato com o universo científico e filosófico, enfatiza os obstáculos do estudo e da aprendizagem. Exata compreensão dos textos teóricos. Acostumados a leitura de textos literários. Superar tais dificuldades e/ou obstáculos o autor aponta as diretrizes para uma boa leitura é a análise e a interpretação de textos.

3 Os textos científicos e filosóficos Textos literários
Apresentam alguns obstáculos específicos/superados. São mais rigorosos/pautam em técnicas específicas de cada ciência. Raciocínio é sempre dedutivo/razão. Textos literários Revela numa seqüência lógica de raciocínio e enredo; quadro referenciais – imaginação – compreende o desenvolvimento da ação descrita – encadeamento da história.

4 Algumas considerações para a compreensão de trabalho científico.
Explicar o esquema página – 52. As diretrizes metodológicas. Objetivo é oferecer elementos que venham garantir melhor compreensão de textos teóricos - com rigor - uma leitura mais rica e proveitosa.

5 Delimitação da unidade de leitura
a) Estabelecer uma unidade de leitura – é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido (um capítulo de livro, um tópico, sub-tópico). Nesse caso, busca-se entender tal unidade para dar prosseguimento do restante. b) A leitura de um texto deve ser feita por etapa, concluída uma unidade prossegue a seguinte, tal condução dar ao leitor condições de refazer o raciocínio global do livro ou do artigo. c) O estudo da unidade deve ser feita de maneira continua, evitando intervalo de tempo longo.

6 A análise textual – primeira abordagem do texto – preparação da leitura
O leitor deve fazer uma leitura atenta, mas ainda corrida, sem buscar esgotar toda a compreensão do texto. Essa etapa tem por finalidade o contato com toda a unidade – visão panorâmica - visão do raciocínio do autor. Fazer um levantamento de todos os elementos básicos para compreensão do texto. Primeiro esclarecimento – todos os dados a respeito do autor do texto (vida, obra e pensamento). O vocabulário – levantar os conceitos e os termos – fundamentais para a compreensão do texto.

7 A análise textual – primeira abordagem do texto – preparação da leitura
Identificar quais os fatos históricos que o texto faz referencia – outros autores – outras doutrinas – conhecido pelo autor, mas muitas vezes desconhecido pelo leitor. Os esclarecimentos são encontrados nos dicionários, textos de história, manuais didáticos ou monografias especializadas – outros estudiosos e especialistas da área. Os esclarecimentos trazem consigo uma tripla vantagem: diversidade de estudos – monótono e cansativo; apresenta uma série de informações e conhecimentos – despercebidos numa leitura assistemática; com a clareza do texto a leitura torna-se mais agradável e enriquecedora. A leitura textual deve ser encerada com uma esquematização do texto – não é um resumo (ANÁLISE TEMÁTICA) – deve-se dividir a unidade em três momentos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

8 A análise temática – compreensão do texto
Neste item procura-se ouvir o autor, aprender, sem intervir nele – conteúdo de sua mensagem – série de perguntas cujas respostas fornecem o conteúdo da mensagem. Primeiramente deve-se buscar saber do que trata o texto – seu tema, assunto, sua estrutura – na maioria das vezes o/a autor/a faz a relação de vários elementos – no sentido de identificar a problematização do tema.

9 A análise temática – compreensão do texto
É importante que o leitor faça algumas perguntas para melhor entendimento do texto: Como o assunto está problematizado? Qual a dificuldade deve ser resolvida? Qual o problema a ser solucionado? Após ter respondido as questões identificada a problemática lança-se a outras questões: O que o autor fala sobre o tema? Como responde à dificuldade, ao problema levantado? Que posição assume, que idéia defende, o que quer demonstrar? – a resposta a essa questão revela a idéia central ou a tese levantada pelo/a autor/a.

10 A análise temática – compreensão do texto
O que é a idéia central? É núcleo essencial da mensagem. Pode ser considerada inicial como a hipótese geral da unidade. Descoberta a idéia central é vez de responder a outras perguntas: Como o autor demonstra sua tese, como comprova sua posição básica? Qual foi o seu raciocínio, a sua argumentação? Identificada a idéia central, a posição que o/a autor/a assume frente ao texto escrito as demais idéias que aparecem são consideradas secundárias que complementam o texto. A análise temática serve de base para o resumo ou síntese de um texto. Fazer um roteiro de leitura.

11 A análise interpretativa: interpretação do texto
Neste etapa da leitura é necessário agora fazer a interpretação do texto. O leitor deve tomar uma posição diante da leitura Nessa etapa o leitor dialoga com o autor/a. Fase é feita por etapas.

12 A análise interpretativa: interpretação do texto
A)Situar o pensamento do autor – apresentar como as idéias são apresentadas, qual a posição do pensamento teórico do/a autor/a. Etapa que se conhece o/a autor/a no contexto mais amplo da cultura da filosofia em geral – posições assumidas. B)Aqui se percebe a influencia do/a autor/a – de outros/as autores/as C)Interpretar a compreensão do pensamento exposto pelo texto – nem sempre aparece de forma clara no conteúdo. Passo seguinte é a critica Leitura analítica, é a formulação de um juízo de valor – tomada de posição. É feito a partir de duas posições: A)Coerência interna como originalidade, alcance, validade; e B)Contribuição que dá a discussão do problema.

13 A análise interpretativa: interpretação do texto
No primeiro caso, busca-se determinar até que ponto o autor do texto conseguiu atingir, de modo lógico, os objetivos que se propusera alcançar. No segundo caso, formula-se um juízo crítico sobre o raciocínio – colocação original, própria, pessoal, superando a pura retomada de textos de outros autores. A leitura analítica é realizada como instrumento adequado e eficaz para o amadurecimento intelectual do estudante.

14 A Problematização: discussão do texto
A síntese pessoal Reelaborarão pessoal da mensagem. A discussão da problemática levantada no texto – sua reflexão – leva ao leitor uma elaboração pessoal ou de síntese. A leitura bem feita possibilita ao leitor progredir no desenvolvimento das idéias do autor.

15 A leitura analítica desenvolve no estudante-leitor:
Conclusões A leitura analítica desenvolve no estudante-leitor: Uma série de posturas lógicas que constitui a via mais adequada para a própria formação. a)Área específica de estudo; e b)Quanto na sua formação filosófica em geral. Objetivo Fornecer uma representação global da leitura analítica; Permitir recapitulação de todo o processo.

16 Esquema: a leitura analítica é um método de estudo que objetiva
Favorecer a compreensão global do significado do texto; Treinar para a compreensão e interpretação crítica dos textos; Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico; Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupo, na confecção de resumos, resenhas/relatórios.


Carregar ppt "Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google