A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRAGMENTOS DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRAGMENTOS DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 FRAGMENTOS DE PESQUISA
“Compreender , eu diria, é saber que o sentido poderia ser outro”. ( Orlandi). ‘Ser inteligente é captar o real por dentro’ (Morin)

2 Resenha convencional – configura-se como texto que se propõe prestar informações sobre elementos complexos. Resenha crítica – prestar informações sobre elementos complexos e de forma conclusiva ‘julgar o texto segundo sua ótica’

3 É preciso notar também que em um texto ocorrem interferências culturais e pessoais, o que põe em risco a objetividade da análise.

4 Delimitação da unidade da leitura
Análise textual. Análise temática. Análise interpretativa. Problematização.

5 Análise textual análise textual:
estudo do vocabulário. Verificação das doutrinas expostas. Sondagem dos fatos apresentados. Autoridade dos autores citados. Esquema das idéias expostas no texto. Busca-se responder: quem é o autor do texto ? Que métodos utilizou ?

6 Análise temática Análise temática: De que trata o texto ?
Sob que perspectiva o autor tratou o assunto ? Quais os limites do texto ? Qual problema foi focalizado ? Como foi o assunto problematizado ? Como o autor soluciona o problema ? Que posição assume ? E , assim, torna-se posse da tese do autor.

7 Como o autor demonstrou seu raciocínio ? Quais são seus argumentos ?
Há outros assuntos paralelos à idéia central ?

8 Análise interpretativa
Qual sua coerência interna ? Qual a originalidade do texto ? Qual o alcance do texto ? Qual a validade das idéias ? Qual a relevância das idéias ? Que contribuições apresenta ?

9 O autor atingiu os objetivos propostos ?
O texto supera a pura retomada de textos de outros autores ? Há profundidade na exposição das idéias ? A conclusão está apoiada em fatos ?

10 Problematização problematização: Que questões o texto levanta ?

11


Carregar ppt "FRAGMENTOS DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google