FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

O Cristo Consolador O jugo leve.
O Julgo Leve “Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.” (São Mateus, 11:28)
Deus Módulo III Objetivo Geral
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Sede perfeitos.
VI- O CRISTO CONSOLADOR
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
PROVIDÊNCIA DIVINA CONCEITO
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
SAÚDE ESPIRITUAL.
UM CONVITE IRRECUSÁVEL
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
“Onde quer que pousardes, pousarei eu...” (Rute 1:16)
Andréa do Pilar Ribeiro Ferreira
VINDE A MIM.
Caríssimos, Muitas vezes falamos que não temos fé. Mas a fé é inerente ao batizado porque é dom do Espírito Santo. Entretanto, temos que melhorá-la.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
A PACIÊNCIA CLIQUE PARA AVANÇAR.
Seja Bem-Vindo !.
"Eu vos aliviarei..." (Mateus 11,28) 1.
Missão do Lar.
Deus Módulo III Objetivo Geral
MUNDO ESCURO POR ONDE ANDA DEUS? Parte II
Sagrada Familia.
Apresentação O Poder da Fé
Meus irmãos e minhas irmãs;
Palestra 04 Reencarnações dolorosas
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL II
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
O processo reencarnatório
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
Atos 4:9-12.
Reencarnação e os laços de família
A PARÁBOLA DO SEMEADOR Evangelho segundo o espiritismo
BÊNÇÃOS.
LUCIDEZ KARDEQUIANA.
CICLO EVANGELHO Capítulo 6.
Conhecendo a Jesus de Nazaré
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
DESENCARNAÇÃO A vida futura
O processo de DESENCARNAÇÃO
UMA NOVA ESPERANÇA.
Departamento de Assuntos da Família
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
VINDE A MIM Mateus
Clicar para passagem de slides Ligue o som
O CRISTO CONSOLADOR.
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos.
VIVER VALE A PENA Suicídio nunca!
TEMPO TEMPLO TALENTO TESOURO “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
 Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Escola de Evangelização de Paciente Grupo Espírita Guillon Ribeiro
EVANGELHO.
Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também os vossos.
Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará. Decálogo: "Êxodo", cap. XX, v. 12.
Generosidade Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Honrai a vosso pai e a vossa mãe
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Transcrição da apresentação:

FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Justiça das aflições “... as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 5, item 3) Iniciar a palestra lembrando que dentre os atributos de Deus, dois devem ser destacados: Sua bondade e justiça. Sendo assim, e acreditando-se na paternidade de Deus, tudo o que acontece em nossas vidas segue de acordo com um plano Divino para nós. Todas as dificuldades de nossa existência tem origem em uma causa justa. Devemos encarar as dificuldades como provas necessárias para nosso aprendizado. Devemos, assim, ter paciência e resignação frente a elas. Devemos também ter fé e confiança na justiça de Deus, que nunca nos desampara.

Causas atuais e anteriores das aflições “De duas espécies são as vicissitudes da vida [...]. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida. [...] A quem, então, há de o homem responsabilizar por todas essas aflições, senão a si mesmo? O homem, pois, em grande número de casos, é o causador de seus próprios infortúnios.” (ALLAN KARDEC. Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 5, item 4) Se as dificuldades enfrentadas por nós têm uma causa justa, devemos compreender que sua origem deve estar na vida presente ou em outra existência que já tivemos. Seja como for, as aflições de agora são oriundas das escolhas pessoais. O espírito é livre para decidir como deve agir, mas deve compreender que para cada ação nossa, teremos uma reação. Portanto, se fizemos escolhas erradas, se por meio dos vícios, aniquilamos nossas forças vitais, não poderemos culpar outro, senão a nós mesmos pelas vicissitudes que iremos passar.

A chave: reencarnação “O princípio da reencarnação é a chave que nos abre a compreensão para todos os problemas humanos. Sem ele tudo é mistério e confusão em nossos destinos e a justiça de Deus nos parece absurda.” (ESPÍRITOS DIVERSOS/J. Herculano Pires. Na Era do Espírito, cap. 27) É preciso entender, que se na existência atual tentamos fazer as escolhas certas e buscamos proceder conforme o Evangelho de Jesus e, ainda assim, nossa vida parece tribulada, devemos nos voltar para o nosso pretérito, em que em existências anteriores encontraremos a origem dos nossos infortúnios. A reencarnação nos auxilia a entender que cada um recebe da vida, aquilo que individualmente buscou para si.

As contrariedades e os desgostos domésticos “O homem e a mulher aguardam casamento, embalados na melodia do sonho, entretanto, atingida a convivência no lar, surgem as obrigações, decorrentes do pretérito, através do programa de serviço traçado para cada um de nós pela reencarnação [...]. “... reconhecer que todas as dificuldades domésticas são empeços, trazidos por nós próprios, das existências passadas.” (EMMANUEL. Leis de Amor, cap. 4) Se a reencarnação é a chave para compreendermos a origem de nossas dificuldades, devemos analisar os desgostos domésticos como consequência de algo de ruim que fizemos e agora precisamos acertar. O homem e a mulher que se ligam pelo matrimônio e passam por dificuldades entre si e/ou em relação aos filhos, devem ter convivido em reencarnações anteriores e agora vêm juntos em uma nova existência para aprenderem a ser mais tolerantes e amorosos um com o outro.

Quem é quem? MARIDO FALTOSO “... é aquele mesmo homem que, um dia, inclinamos à crueldade e à mentira.” ESPOSA DESEQUILIBRADA “... é aquela mulher que, certa feita relegamos à necessidade e à viciação.” FILHO REBELDE E VICIOSO “... é o irmão que arrojamos, um dia, à intemperança e à delinquência.” FILHOS-PROBLEMAS “... são aqueles mesmos espíritos que prejudicamos, desfigurando-lhes o caráter e envenenando-lhes os sentimentos.” (EMMANUEL. Leis de Amor, cap. 4) No lar, devemos ter uma visão mais caridosa com aqueles que convivem conosco. Se pudéssemos analisar quem fomos em outras existências, verificaríamos que todos somos igualmente devedores uns dos outros.

Filhos rebeldes “Depois de movimentar todos os processos de amor e de energia no trabalho de orientação educativa dos filhos, é justo que os responsáveis pelo instituto familiar, sem descontinuidade da dedicação e do sacrifício, esperem a manifestação da Providência Divina para o esclarecimento dos filhos incorrigíveis, compreendendo que essa manifestação deve chegar através de dores e de provas acerbas, de modo a semear-lhes, com êxito, o campo da compreensão e do sentimento.” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 190) No lar, devemos ter uma visão mais caridosa com aqueles que convivem conosco. Se pudéssemos analisar quem fomos em outras existências, verificaríamos que todos somos igualmente devedores uns dos outros.

O que fazer para conquistar a paz na família “Devemos revestir-nos de paciência, amor, compreensão, devotamento, bom ânimo e humildade, a fim de aprender e vencer, na luta doméstica. No mundo, o lar é a primeira escola da reabilitação e do reajuste.” (EMMANUEL. Leis de Amor, cap. 2) Necessitamos de desenvolver todos os dias as virtudes que nos auxiliarão a melhor conviver em família. Algumas delas são, a paciência, o amor, a compreensão, o devotamento, o bom ânimo e a humildade. Cada uma delas é indispensável para que consigamos conviver em harmonia no lar.

O que fazer para conquistar a paz na família PACIÊNCIA “Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 9, item 7) PRECE “Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes.” (JESUS. Marcos, 11:24) Um recurso importante, na hora das dificuldades no lar é recorrer à prece. Aquele que eleva o pensamento ao mais alto e roga pela assistência dos bons amigos espirituais, de Jesus e de Deus, cria condições vibratórias favoráveis para ser auxiliado.

Jesus “Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.” (Mateus, 11:28-30)