Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

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Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
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O essencial não é orar muito, mas orar bem. L. E. pg 268.
Transcrição da apresentação:

Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Perdão na FAMÍLIA Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

O que significa PERDOAR? “... perdoar é, acima de tudo, a habilidade de compreender dificuldades.” (HAMMED. Os Prazeres da Alma, cap. “Perdão”) Destacar o que a imagem, em conjunto com a assertiva de Hammed, ilustra: a questão do ponto de vista. Cada um tem o seu, pois muito particulares e diversas são as experiências. Do mesmo modo, cada um vê os problemas, cada um compreende as situações da vida e a realidade espiritual conforme sua capacidade, de acordo com as faculdades que já adquiriu e ainda limitados às dificuldades que lhe são próprias.

Perdão no cotidiano “Todos somos suscetíveis de erro e, por isso mesmo, perdão é serviço de todo o instante, mas assim como o compositor não obtém a sinfonia sem passar pelo solfejo, o perdão não existe, de nossa parte, ante os agravos grandes, se não aprendemos a relevar as indelicadezas pequenas.” (EMMANUEL. Estude e Viva, cap. “Perdão e nós”) “Perdoar é impositivo para cada hora e todo instante.” (JOANNA DE ÂNGELIS. Espírito e Vida, cap. 42) Não podemos negar o perdão qualquer que seja a circunstância, pois se o negamos a outrem não temos o direito de o reivindicar a nós mesmos incondicionalmente. Mas, como aprendizes que somos, se ainda não agregamos à nossa natureza o ato de perdoar, necessário se faz que nos dediquemos diariamente a esse exercício.

Perdoar e esquecer são a mesma coisa? “Para a convenção do mundo, o perdão significa renunciar à vingança, sem que o ofendido precise olvidar plenamente a falta do seu irmão; entretanto, para o espírito evangelizado, perdão e esquecimento devem caminhar juntos, embora prevaleça para todos os instantes da existência a necessidade de oração e vigilância.” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 340) Deixar de revidar tão-somente ou dizer, da boca pra fora que esqueceu, não configura o verdadeiro perdão. Esquecimento atrelado ao perdão sincero não apaga as marcas do mal feito (como o papel que fica marcado mesmo após apagado o traço), mas liberta o ofendido para seguir em frente e realizar coisas novas (fazer outros desenhos).

A misericórdia “A misericórdia vai além do perdão, criando o esquecimento do mal.” (ANDRÉ LUIZ. Respostas da Vida, cap. 22) “A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 10, item 4) Complementando o slide anterior, vemos nas palavras de André Luiz e Kardec que a expressão máxima do perdão é a misericórdia.

Como obter o perdão das próprias faltas? “[...] Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas não o obtém senão mudando de conduta. As boas ações são as melhores preces, porque os atos valem mais que as palavras.” (ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos, perg. 661) Nessa questão (661), o Espírito de Verdade deixa-nos claro que, assim como a falha que cometemos, a reparação (perdão por parte do irmão ofendido) também passa por nossas mãos, com a mudança de atitudes e a transformação pessoal.

Lei de reabilitação moral “Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências. O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa.” (ALLAN KARDEC. O Céu e o Inferno, Primeira Parte, cap. 7, item “Código penal da vida futura”) “As vicissitudes que experimenta são, por sua vez, uma correção temporária e uma advertência quanto às imperfeições que lhe cumpre eliminar de si, a fim de evitar males e progredir para o bem.” (ALLAN KARDEC. O Céu e o Inferno, Primeira Parte, cap. 5, item 3)

O auto-perdão “O auto-perdão consiste em fazer o nosso melhor hoje, abandonar as mágoas do passado e curar as dores do presente e, ao mesmo tempo, legitimar nossos projetos de vida para o futuro.” (HAMMED. Os Prazeres da Alma, cap. “Perdão”) Ressaltar que tão importante quanto oferecer o perdão ao próximo que erra conosco é perdoar a si próprio. Não ser excessivamente rigoroso com as próprias imperfeições, sem se descuidar, porém da tarefa do auto-aprimoramento constante.

Os efeitos do perdão “... há pensamentos enfermiços de queixa e mágoa, de prevenção e antipatia, a te solicitarem adequada medicação para que se te restaure o equilíbrio. O perdão é, pois, remédio santo para a euforia da mente na luta cotidiana. Tanto quanto não deves conservar detritos e infecções no vaso orgânico, não mantenhas aversão e rancor na própria alma.” (EMMANUEL. Palavras de Vida Eterna, cap. 61) O perdão é, portanto, o medicamento eficaz para restabelecer o equilíbrio espiritual.

Jesus “Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (Mateus, 18:22)