Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis
Ética O termo ética, com o qual indica-se a reflexão ou o saber sobre o “ethos”, tem origem grega. O ser se manifesta não apenas na natureza, mas também na ação ou praxis humana: no ethos – hábitos, costumes, instituições – produzidos pela sociedade. O “ethos” refere-se à morada e a organização de um povo ou de toda a sociedade.
Ética Auxilia a boa vivência do homem perante a sociedade, ajudando-o a comportar-se de forma correta perante outras pessoas e, ainda, a formular suas próprias idéias fundamentais sem que se corrompa posteriormente; tornando-se assim um cidadão de idéias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade.
Ética na Comunicação Os meios de comunicação têm um papel fundamental na tarefa de informação, formação e promoção cultural, devendo estar a serviço do bem comum. Exige-se que se evite a manipulação e se favoreça atitude crítica, tendendo para a igualdade de condições entre todos.
Ética na Comunicação Os meios de comunicação possuem ampla capacidade de dispersão de idéias, informações, conceitos, sendo capaz de movimentar culturas. É evidente a influência da mídia na vida das pessoas, e o imenso poder de manipulação de informação e formação de opinião. Existem normas e princípios que regulamentam a conduta dos profissionais de comunicação, prezando a ética profissional.
Ética Profissional O exercício de qualquer profissão na sociedade deve submeter-se a normas éticas decorrentes da responsabilidade de todos e de cada um, na busca do bem comum.
Ética Pessoal A ética pessoal fundamenta-se no : Respeito Fidelidade Senso de responsabilidade Veracidade Bondade
Moral “Moral” em referência aos costumes e opiniões sobre conduta individual e relacionamentos interpessoais aceitos por um determinado grupo social, étnico ou religioso.